Agende sua avaliação
lingua branca

Língua branca é normal? Veja como evitar aqui!

Tempo de leitura 3 min

Você tem reparado que a sua língua está branca com frequência? Se a resposta for afirmativa, é preciso ter mais atenção, pois ter a língua branca não é normal. Essa coloração está vinculada ao acúmulo de placa bacteriana e de microorganismos. Como resultado disso, é possível ter mau hálito.

Há também outras situações em que a coloração branca aparece na língua. É o caso jejum prolongado, doenças autoimunes e tratamentos com quimioterapia. De modo geral, existe uma solução simples e acessível para língua branca.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça as principais razões para o surgimento da língua branca!

Quais as causas da língua branca?

A língua saudável apresenta coloração rosada e limpa. Quando essa coloração apresenta diferentes tons e texturas é sinal de que algo está dando errado.

A cor esbranquiçada é sinal de acúmulo de placa bacteriana ou doenças fúngicas. Também é algo característico de doenças sistêmicas e uso de medicamentos controlados.

Ainda é preciso considerar que doenças auto-imunes e pacientes que estão submetidos a tratamento de quimioterapia frequentemente apresentam língua branca.

Porque a língua fica branca?

Nos casos em que a cor branca é proveniente do acúmulo da placa bacteriana, esse problema indica má higiene. Isso porque as bactérias se alimentam de restos de comida que acumularam na língua após as refeições.

agendamento

Quando essas bactérias se multiplicam, acontece o mau hálito e migração da placa para os dentes, que pode provocar a cárie e doenças na gengiva.

Como evitar esse problema?

Uma vez identificada precisamente a causa desse problema, é preciso atuar no tratamento. Em situações em que aspectos da língua branca é decorrente de fungos ou de doenças auto-imunes, é necessário fazer tratamento com medicamentos devidamente indicados pelos dentistas.

Se a causa for a má higiene, significa que a higiene da boca deve ser melhorada. Especificamente para língua, é recomendado utilizar o raspador de língua.

Trata-se de uma ferramenta manual, que atua na retirada da saburra presente na superfície da língua. Ela deve ser utilizada nos momentos da escovação, para eliminar de vez todo o acúmulo de alimentos.

Qual a correta maneira limpar a língua?

A utilização do limpador de língua deve entrar para rotina de higiene bucal. Ele deve ser usado logo após o fio dental e antes da escovação dos dentes. Isso para que a pasta de dente não dificulte a remoção da saburra lingual.

Com o limpador nas mãos, inicie a limpeza da parte de trás da língua, em direção a ponta. Faça esse movimento por duas vezes. É recomendável usar o raspador de língua duas vezes ao dia, especialmente antes de dormir e ao levantar.

Essas foram algumas informações sobre a língua branca. É importante destacar que somente uma consulta com o dentista vai ser possível fazer um diagnóstico correto. Portanto, não deixe buscar atendimento odontológico periodicamente para fazer um exame clínico oral.

Quer conhecer outros problemas associados a língua? Leia agora este texto e conheça as situações mais comuns que acometem a saúde lingual!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.