Agende sua avaliação

Piercing na boca: veja quais os cuidados para a saúde bucal!

Tempo de leitura 6 min

Por diferentes motivos, muitas pessoas utilizam piercing na boca. No entanto, o uso deve ser feito de maneira cautelosa, para evitar problemas. Isso ocorre porque a utilização do piercing nos dentes, na língua ou nos lábios pode gerar algumas consequências negativas. Nesse contexto, é fundamental ter o conhecimento sobre os cuidados necessários, para que você possa se prevenir e melhorar a saúde bucal.

Em uma análise inicial, muitas pessoas podem até entender que esses cuidados são um pouco burocráticos e difíceis de serem seguidos. No entanto, eles vão te ajudar a se livrar de diversos problemas, e você poderá, consequentemente, colocar e manter o piercing com segurança e tranquilidade.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo falaremos sobre os principais cuidados necessários antes e após a colocação desse adereço. Além disso, mostraremos alguns problemas que podem surgir se você não for cauteloso. Acompanhe a seguir.

Quais são os cuidados necessários?

Alguns cuidados são necessários antes e depois de colocar o piercing na boca. Por meio de simples ações, é possível prevenir problemas e melhorar a sua saúde bucal. Vamos falar sobre as questões mais relevantes na sequência do conteúdo.

Limpe adequadamente o piercing

Primeiramente, é importante fazer a limpeza do material de forma diária. Por meio dessa simples estratégia, evita-se o acúmulo de qualquer partícula ou resíduo.

Nesse contexto, é relevante fazer o uso de um cotonete e passá-lo ao redor do piercing para retirar a sujeira que pode estar acumulada.

Entenda o tempo de cicatrização

Esteja atento ao período de cicatrização e respeite-o. Isso porque se trata do movimento natural do seu corpo para se recuperar da colocação do piercing. Desse modo, você pode evitar complicações.

Durante o tempo de cicatrização, é importante evitar comer alimentos duros, pois eles podem lesionar o local. Além disso, não é recomendável fazer o consumo de bebidas alcoólicas ou alimentos ácidos.

Especialmente nas primeiras semanas, é uma ótima ideia consumir alimentos macios e gelados, pois eles ajudam na cicatrização.

Faça a higiene bucal de forma adequada

Manter os cuidados de higiene bucal é fundamental. Nesse contexto, é relevante escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, fazer o uso diário do fio dental e ter atenção à higiene da gengiva e da língua.

Use antisséptico bucal

Não se esqueça de utilizar o antisséptico ou um enxaguante bucal. Afinal, ele vai ajudar na diminuição do número de bactérias presentes na boca, evitando inflamações. Por isso, é importante utilizar o produto pelo menos 2 vezes por dia, preferindo enxaguantes sem álcool.

Evite mexer no piercing

Às vezes, ficamos com vontade de mexer no piercing. Esse risco é ainda maior na boca, pois, por meio da língua, pode-se mexer na joia.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são os riscos? Quem tem o costume de mexer no piercing pode atrapalhar o processo de cicatrização, gerando até mesmo machucados e inflamações na região.

Quais são os problemas que podem surgir se os cuidados não forem seguidos?

Nos tópicos anteriores, falamos sobre alguns cuidados básicos antes e depois de colocar o piercing. Eles são fundamentais, pois, se não forem seguidos, você por ter alguns problemas. Vamos destacar os principais logo abaixo.

Dor

Após colocar o piercing na boca, é normal sentir um pouco de dor e inchaço. No entanto, se isso durar por muito tempo ou se a região estiver doendo muito, é recomendado procurar um médico, pois pode se tratar de um indicativo de inflamação.

Ferimentos na gengiva

Como é uma joia de metal, o piercing pode causar alguns ferimentos na gengiva. Por isso, é importante estar atento a essa questão. Caso perceba que ele está te machucando, é relevante procurar um profissional para fazer a troca do material por um mais adequado.

Além disso, o uso inadequado do piercing pode ocasionar rachaduras, arranhões ou sensibilidade nos dentes.

Quais riscos a perfuração pode trazer?

A perfuração que é feita para introduzir o piercing na boca pode trazer alguns riscos para a saúde bucal. É importante conhecê-los, a fim de que você possa lidar com essas questões. Entre os principais riscos estão:

  • sensibilidade a metais: em alguns casos, a inserção de piercing pode gerar reações alérgicas na região perfurada;
  • dano aos vasos sanguíneos na língua: trata-se de um dos principais riscos, pois ele pode causar perda de sangue. Por esse motivo, é importante buscar um profissional especializado para a inserção do piercing e fazer o procedimento de forma segura. Além disso, em casos de lesões, não se esqueça de procurar um médico para tratar o problema;
  • danos ao nervo: em algumas situações, a língua pode ficar entorpecida, e uma lesão na região pode comprometer o paladar ou mesmo os movimentos do local;
  • excesso de saliva: a perfuração na língua pode aumentar a produção de saliva na região.

Como agir durante a cicatrização?

Primeiramente, em caso de infecção, inchaço e dor, é importante entrar em contato com um dentista ou um médico imediatamente. Não se esqueça de manter o local perfurado limpo, utilizando enxaguante bucal pelo menos 2 vezes por dia e colocando em prática outras ações simples de higiene bucal.

Qual a importância de um acompanhamento com o dentista?

Por diferentes motivos, o acompanhamento com o dentista é fundamental. Primeiramente, trata-se de um profissional especializado e que está pronto para verificar como está a sua saúde bucal. Nesse contexto, quem faz consultas regulares ao profissional de odontologia consegue prevenir diversos problemas.

Além disso, o acompanhamento com o dentista também é relevante caso você tenha alguma complicação ao utilizar o piercing na boca. Isso porque ele estará preparado para fornecer um diagnóstico preciso e auxiliá-lo no tratamento, contribuindo para a otimização dos resultados.

Como é possível perceber, é necessário ter alguns cuidados antes e depois de colocar o piercing na boca. Apresentamos essas questões para que você possa se cuidar e, assim, consiga evitar surpresas negativas nesse contexto.

Agora que você já sabe os cuidados necessários para melhorar a saúde bucal antes e depois de colocar um piercing, confira este conteúdo em que mostramos as práticas que devem ser abandonadas para otimizar a sua saúde bucal.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.