Agende sua avaliação
dor após limpeza

Dor de dente após limpeza: saiba as causas

Tempo de leitura 3 min

O segredo para uma boa saúde bucal não envolve apenas a escovação diária e o uso de fio dental. A cada seis meses é necessário visitar o dentista para eliminar as placas bacterianas que não são removidas durante a escovação e evitar possíveis doenças na gengiva e nos dentes. O procedimento geralmente é indolor, mas alguns pacientes que reclamam de dor de dente após a limpeza.

Quer descobrir o que pode provocar esse incômodo? Continue a leitura, encontre a resposta e saiba também o que fazer para prevenir esse problema.

5 causas que provocam a dor de dente após limpeza

Já sentiu desconforto depois da limpeza? Veja abaixo quais são as possíveis origens da dor pós limpeza dentária.

1. Sensibilidade dentária

Pacientes com dentes sensíveis costumam sentir algum desconforto após qualquer procedimento odontológico. Durante a raspagem das camadas de placa bacteriana e tártaro essa condição pode ser agravada, já que o material removido deixa a superfície do dente mais exposta. Nesse caso, é importante comunicar o dentista e, optar pelo uso de uma pasta dental para dentes sensíveis.

2. Longo intervalo entre uma limpeza e outra

Sem a visita ao consultório a cada seis meses, há um acúmulo de placa bacteriana e tártaro sobre os dentes, mesmo que você siga com os cuidados em casa. Ao removê-lo, a superfície dentária será exposta às temperaturas dos alimentos ingeridos e, sem a cobertura das placas, pode surgir um desconforto nos dentes e gengivas. Se for esse o caso, a dor vai desaparecer com o tempo.

3. Escovação incorreta

Escovar os dentes com muita força é um erro na higiene bucal e uma das causas mais comuns de sensibilidade, por isso, esse hábito pode ser ainda mais nocivo após a limpeza. O uso de uma escova de dente dura também pode desgastar o esmalte dos dentes, deixando o local mais sensível.

4. Problemas na gengiva

Pacientes com sensibilidade na gengiva provocada por doenças periodontais também podem sentir dor ou desconforto. A remoção da placa e do tártaro também vai deixar a região mais exposta, se o local estiver inflamado pode haver sangramentos.

5. Uso de enxaguante bucal com álcool

Enxaguantes bucais que contêm álcool na composição devem ser evitados, pois, além de provocarem ressecamento da região oral, eles deixam a sensação de ardência na boca.

Como prevenir o problema

É importante que a limpeza seja realizada por um profissional qualificado. O procedimento é feito com o uso de equipamentos que, mal utilizados, podem provocar lesões nos dentes e gengiva.

Depois do tratamento não se esqueça de cuidar da higiene bucal. Além de escovar os dentes com uma escova de cerdas macias, opte pelo creme dental que trata da sensibilidade e use o fio dental delicadamente.

Também procure evitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas após o procedimento. Eles podem levar ao desgaste do esmalte dentário, prolongando esse desconforto.

Se, após esses cuidados a dor persistir por mais de uma semana, procure um dentista.

Quer manter os dentes bonitos e saudáveis, evitando a dor de dente após a limpeza? Nossa rede conta com dentistas qualificados que atendem a diferentes especialidades, oferecendo o tratamento ideal para o seu caso.

Gostou das dicas? Entre em contato com a Odonto Company.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.