Agende sua avaliação

Doenças na boca: quais as principais e como tratá-las

Tempo de leitura 6 min

As doenças na boca são condições que afetam os tecidos da cavidade oral, incluindo os dentes, gengivas, língua e lábios. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como má higiene bucal, dieta inadequada, tabagismo, predisposição genética e até mesmo o estresse do dia a dia.

A gente sabe que, na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos da importância de cuidar da nossa saúde bucal. Porém, ignorar os sinais de problemas na boca pode levar a sérias complicações. Foi pensando nessa importância que decidimos trabalhar neste post.

Siga a leitura para conhecer as principais doenças na boca. Além de entender como tratá-las e preveni-las. Aproveite!

Cárie dentária

A cárie dentária é uma infecção dentária causada por bactérias presentes na boca. No processo de adoecimento do dente, as bactérias se acumulam e formam placas difíceis de serem removidas. Gradualmente, o esmalte dos dentes é perfurado, causando dor e desconforto na região, à medida que alcançam partes mais profundas.

Além da dor nos dentes afetados, a cárie também pode apresentar sinais como manchas escuras nas superfícies dos dentes, maior sensibilidade em um dente específico e inchaço e dor na gengiva.

Como se dá o tratamento da cárie?

A única forma de tratar a cárie dentária é por meio de uma consulta com o dentista, já que não existe um tratamento caseiro capaz de eliminá-la. Em uma única sessão, muitas vezes é possível remover a cárie por completo, com apoio de uma restauração dentária. Nesse procedimento, a cárie e todo tecido infectado são removidos, seguido pela aplicação de resina para restaurar a estrutura do dente.

Quando a cárie está presente em vários dentes, o tratamento pode ser mais complexo, exigindo tratamento de canal, também conhecido como obturação. Em outros casos, pode ser necessário fazer a extração do dente afetado, seguida da substituição por uma prótese.

Herpes labial

O herpes labial é uma infecção viral, causada pelo vírus herpes simplex, e resulta no surgimento de pequenas vesículas ou bolhas nos lábios. Esses machucados se mantém na boca do paciente por cerca de 5 a 7 dias e se apresentam como um agrupamento de pequenas bolhas nos lábios superiores ou inferiores.

Os sintomas da herpes labial incluem formigamento e coceira no local antes do surgimento das bolhas. Depois que aparecem, essas pequenas bolhas podem ser dolorosas e, em alguns casos, se rompem o que forma crostas.

Como funciona o tratamento para herpes labial?

Não há cura para o herpes labial, porém, em casos de muito incômodo ou aparecimento frequente das bolhas, o tratamento deve ser acompanhado por um dermatologista. Esse profissional indica os remédios mais apropriados para você, que podem incluir pomadas, soluções para passar na área afetada ou comprimidos específicos para o problema, dependendo da gravidade da situação.

Gengivite

A gengivite é uma condição na qual o tecido epitelial que reveste o osso do maxilar e da mandíbula, conhecido como gengiva, fica inflamado devido à presença de placas bacterianas. Essas placas aderem à superfície dos dentes e penetram no tecido gengival quando a higiene bucal não é feita de maneira adequada.

Em alguns casos, a inflamação da gengiva progride, e substâncias presentes na saliva se acumulam na placa bacteriana, intensificando o processo inflamatório. O que pode provocar a formação de bolsas periodontais, causando o afastamento da gengiva dos dentes e favorecendo a proliferação de bactérias e o desenvolvimento de tártaro.

Embora seja comum, a gengivite requer tratamento e acompanhamento por um dentista, já que ela pode evoluir para uma condição mais grave, conhecida como periodontite, que, por sua vez, pode levar à perda de dentes.

Como se dá o tratamento da gengivite?

O tratamento da gengivite é realizado por um dentista e inclui a adoção de uma escovação correta e o uso de creme dental específico. Nos estágios iniciais, a gengivite pode regredir com o uso constante de fio dental e uma técnica de escovação bem orientada.

Em casos mais avançados, o tratamento visa controlar a infecção e remover o tártaro por meio de uma raspagem na região da gengiva. Isso pode envolver o uso de ultrassom ou a aplicação de sais para eliminar focos de infecção.

Periodontite

Complicação que pode ser chamada de doença periodontal, a periodontite é uma condição que afeta as gengivas e os dentes, caracterizada por um processo inflamatório grave que representa o estágio avançado da gengivite. Como comentamos, se essa doença não for tratada adequadamente, pode levar à perda dos dentes e causar sérios danos ao maxilar.

Na periodontite, ocorre a formação de placa bacteriana não apenas na superfície visível dos dentes, mas também abaixo da linha da gengiva, em áreas que não podem ser alcançadas apenas com escovação e uso de fio dental.

À medida que a inflamação progride, são criados espaços que facilitam a entrada de bactérias e resíduos, aumentando a placa bacteriana e resultando na separação entre gengiva e dentes. As bactérias e substâncias inflamatórias associadas à periodontite podem ser transportadas pela corrente sanguínea, acarretando diversos problemas de saúde.

Como se dá o tratamento da periodontite?

O tratamento da periodontite é focado no controle da progressão da doença e deve ser feito por um dentista. O procedimento pode envolver a realização de limpezas profundas e a prescrição de medicamentos para evitar a piora do quadro ou a perda dos dentes.

Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia para limpar as áreas mais afetadas da gengiva e do osso. Vale a pena saber que os tecidos degenerados pela periodontite raramente podem ser completamente reconstruídos.

Aftas

As aftas são úlceras dolorosas que se formam dentro da boca, geralmente na mucosa bucal, língua ou garganta. Entre os principais sintomas estão a dor e incômodo na região e, em casos mais graves, febre e cansaço. Embora a causa exata não seja clara, fatores como estresse, trauma bucal e deficiências nutricionais podem apoiar a formação dessa problemática.

Como tratar as aftas?

As aftas desaparecem geralmente por conta própria em uma ou duas semanas, mas enxaguantes bucais específicos podem ajudar a aliviar o desconforto. Além disso, comprimidos analgésicos e pomadas tópicas podem ser boas saídas para quem estiver sentindo muita dor por conta das aftas.

Prevenir doenças bucais é fundamental para manter uma boa saúde oral. O primeiro passo é manter uma higiene bucal adequada. Isso significa escovar os dentes de 30 a 60 minutos após as refeições, usar fio dental regularmente e visitar o dentista pelo menos a cada 6 meses para check-ups e limpezas profissionais.

Além disso, uma alimentação balanceada desempenha um papel crucial na prevenção de problemas bucais. Certifique-se de incluir alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras e proteínas, para manter seu organismo forte e resistente a infecções e doenças na boca.

Você está enfrentando outras doenças na boca? Se estiver preocupado com caroços na boca, nosso blog pode esclarecer sobre o assunto. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.