Agende sua avaliação

4 sintomas da herpes labial em que você deve ficar de olho

Tempo de leitura 3 min

Você sabia que é possível que você tenha um vírus e nem desconfie disso? Essa é uma situação que pode acontecer com muitas pessoas, especialmente quando falamos sobre a herpes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 65% da população com menos de 50 anos é portadora do vírus. E muitas pessoas nem sabem disso! Portanto, é muito importante que a gente entenda quais são os sintomas da herpes labial.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para tirar as suas principais dúvidas sobre o tema e ajudá-lo a lidar com esse problema, caso ele venha a aparecer. Boa leitura!

O que é a herpes?

Antes de falarmos sobre os sintomas, é importante discutirmos sobre o que é a herpes labial. Como o nome já indica, é um tipo de herpes que afeta a região bucal. O seu causador é o vírus Herpes simplex.

A maioria das pessoas entra em contato com esse vírus durante a infância e, em boa parte dos casos, ele fica inativo ao longo de toda a vida do paciente. Ou seja: você não apresenta qualquer tipo de sintoma.

No entanto, algumas pessoas podem desenvolver sintomas em momentos específicos, como durante quedas de imunidade ou períodos de muito estresse. Por isso, a herpes não é um sinal de má higiene bucal.

Quais são os principais sintomas da herpes labial?

Veja, agora, alguns dos sintomas que estão associados com esse problema!

1. Vermelhidão nos lábios

A vermelhidão nos lábios é um dos primeiros sintomas relacionados com a herpes labial. Vale a pena ficar de olho!

2. Rachadura nos lábios

Outro sinal bem característico é a presença de rachaduras, causadas pela sensibilidade na região.

3. Coceira e ardência

Vermelhidão e rachaduras são o combo perfeito para o surgimento de dor, coceira e ardência. No entanto, esses sinais são bem inespecíficos e devem ser avaliados

4. Feridas e bolhas

Por fim, outro sintoma muito comum (e possivelmente o mais conhecido) da herpes labial diz respeito às feridas e bolhas formadas nos lábios, normalmente nos cantinhos. Ao contrário da afta, é bem improvável que elas apareçam do lado de dentro da boca.

O que fazer caso a herpes apareça?

Caso você apresente algum desses sintomas, o ideal é buscar o apoio de um profissional da Odontologia. Para isso, não deixe de escolher um dentista qualificado e que possa te ajudar! Ele poderá prescrever o tratamento adequado.

E, claro, não deixe de cuidar da sua higiene bucal até o dia da consulta. Outra dica é evitar o compartilhamento de objetos (como copos e talheres) com as pessoas da sua casa.

Como podemos ver, os sintomas da herpes labial podem aparecer e deixar as pessoas com desconforto e dor. Então, é preciso tratar esse problema! Caso note algum sinal suspeito, converse com o seu dentista de confiança. E não se esqueça de que você pode contar com a gente!

Por falar nisso, que tal aproveitar e acompanhar a Odonto Company nas redes sociais? Assim, você fica por dentro de mais notícias e dicas para cuidar da sua saúde. É possível nos encontrar no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. A gente se vê por lá!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.