Agende sua avaliação

Dentes de serrinha são normais? Veja como corrigi-los

Tempo de leitura 5 min

Se você chegou até esta leitura, já deve ter percebido em alguns sorrisos o formato ondulado nos dentes e se perguntado se esse aspecto é normal. Em sua maioria, os dentes de serrinha aparecem em bocas infantis, mas é possível que essa característica se mantenha até a fase adulta.

Neste post, você descobre mais sobre essa característica dentária. Aqui vamos explicar se os dentes de serrinha são normais, porque ocorrem, se prejudicam a saúde bucal de alguma forma e como corrigir o aspecto. Acompanhe o material e aprenda mais conosco!

O que são os dentes de serrinha?

Também conhecidos como “dentes em flor de lis”, o termo “dentes de serrinha” corresponde a um aspecto ondulado nas bordas dos dentes da frente (incisivos superiores e inferiores), que lembra uma serra.

Em qual fase é natural que os dentes de serrinha apareçam? E desapareçam?

A anatomia inicial do dente é com 3 pontas (que podem ser chamadas de “mamelos” ou “mamelões”). Assim, a gente comprova que, como comentamos no início do texto, os dentes de serrinha são bastante comuns em crianças, justamente por esse ser o formato natural de um dente recém-nascido.

Agora que sabemos como esse aspecto de serrinha aparece, é hora de identificar o sumiço da característica: fique sabendo que os dentes de serrinha somem de maneira natural, pelo desgaste que ocorre durante alguns hábitos, como a escovação dental e a mastigação.

Dessa maneira, desde as primeiras interações da pessoa com os dentes, as serrinhas começam a desaparecer, até encontrarem o formato liso na base.

Os dentes de serrinha prejudicam de alguma forma a saúde bucal?

Pode ser que, no seu exercício de observação dos sorrisos, você já tenha notado alguma boca adulta que mantém o aspecto ondulado nos dentes da frente. O que será que aconteceu? É algo normal?

Pode se tranquilizar! É possível que o processo de emparelhamento das pontas dos dentes não tenha acontecido, mas, algo que muitos não sabem, essa característica de nada prejudica a saúde da pessoa. Esse é um problema exclusivamente estético, provocado por um defeito no esmalte do dente e é bastante fácil de ser resolvido por um profissional!

O que não fazer em relação aos dentes de serrinha?

Se você estiver decidido a corrigir a estética dos dentes de serrinha, o primeiro passo é não recorrer a tratamentos caseiros, que não contam com a supervisão de um profissional. Isso porque utilizar técnicas não comprovadas ou produtos sem a devida orientação pode resultar em danos aos dentes e às gengivas.

Outro ponto que vale a pena chamar atenção é o autodiagnóstico. Não tente diagnosticar ou tratar os dentes de serrinha por conta própria. A avaliação de um dentista é crucial para identificar a causa do problema e recomendar o tratamento adequado.

Como é possível corrigir os dentes de serrinha?

Todo mundo sabe que a odontologia anda de mãos dadas com a estética do seu sorriso, e em função dos dentes de serrinha não seria diferente. A odontologia oferece diversas opções que podem corrigir esse aspecto.

Correção por resina

O tratamento, que é indolor, se dá por uma aplicação de resina para restaurar a borda incisiva do dente, endireitando o formato. E, se o seu medo é de parecer artificial, pode se despreocupar! O material utilizado tem a mesma tonalidade dos demais dentes e fica imperceptível.

Lente de contato

As lentes de contato são finas camadas de porcelana personalizadas, projetadas para se encaixarem perfeitamente sobre a superfície frontal dos dentes. Este método proporciona uma correção precisa das ondulações, resultando em um sorriso uniforme e ainda mais bonito.

Assim como no tratamento com resina, o procedimento com lentes de contato dental é praticamente indolor. A aplicação das lentes é realizada de maneira cuidadosa, e o material utilizado é escolhido para combinar de forma natural com a tonalidade dos outros dentes, garantindo que você tenha um resultado discreto e esteticamente agradável.

Qual especialidade odontológica deve ser considerada para corrigir os dentes de serrinha?

Para corrigir os dentes de serrinha e alcançar um sorriso mais alinhado e esteticamente agradável, a especialidade odontológica mais indicada é a Odontologia Estética, também conhecida como Dentística Estética. Este campo da odontologia se concentra na correção de imperfeições dentárias, trabalhando diretamente na melhoria da aparência geral dos dentes.

Na hora de escolher o profissional para resolver o aspecto serrado dos dentes, lembre-se de considerar a reputação do dentista, visite o consultório e analise a estrutura do local e converse com outros pacientes atendidos por ele. Assim, você terá à sua disposição um bom dentista para tornar o seu sorriso ainda mais feliz.

Quais são os cuidados que devem ser tomados após o procedimento?

Depois do procedimento de correção dos dentes de serrinha, não há alteração na rotina de cuidados bucais. Assim como era antes, a higiene oral é fundamental para prevenir grandes problemas. Nesse sentido, recomendamos o uso de uma escova de dentes com cerdas macias e flexíveis, já que ela é eficaz na limpeza minuciosa dos contornos dos dentes e das gengivas.

Além disso, é aconselhável evitar alimentos mais duros, especialmente ao mastigar com os dentes da frente, para prolongar a durabilidade da restauração. Esses cuidados contribuem para garantir a sua saúde bucal e preservar os resultados do tratamento por um período ainda maior.

Sabemos que manter um sorriso bonito e dentes saudáveis é essencial para uma boa apresentação em diferentes situações. Às vezes, a presença dos dentes de serrinha pode fazer com que nos sintamos um pouco inibidos ao sorrir, afetando não apenas nossa autoestima, mas também nossa interação social e profissional.

Nesse cenário, a odontologia estética se destaca como uma aliada, oferecendo soluções simples e eficazes para os dentes de serrinha, como as que apresentamos neste post. Essas opções não apenas cuidam da saúde bucal, mas também elevam a confiança.

E então, gostou da nossa explicação sobre os dentes de serrinha? Saiba que temos conteúdo tão bons quanto este em todas as nossas redes sociais. Nos acompanhe e fique por dentro de tudo sobre a sua saúde bucal! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.