Como tirar o mau hálito da boca? Existe solução?
Por acaso você sofre de halitose ou cheiro ruim na boca? Saiba que não está só nessa. Diversas pessoas com mau hálito se queixam desse problema e sentem dúvidas sobre o que fazer para resolvê-lo.
O mau hálito acomete uma boa parte da população, e geralmente o indivíduo só percebe que a tem quando ele é apontado por outras pessoas. Sabendo, então, que você sofre com esse problema, é hora de entender como tirar esse cheiro da boca.
É importante destacar que a halitose ou o mau hálito podem ter várias causas. Por exemplo, a origem pode ser a deficiência de higiene bucal ou então estar relacionada à alimentação. Felizmente, quando bem diagnosticado o problema, tem tratamento rápido e eficaz.
Quer saber mais sobre esse tema? Confira este artigo e conheça as principais causas da halitose e do mau hálito, além das maneiras de tratá-los.
O que é halitose?
Halitose é o nome dado à mudança do hálito que o deixa com um cheiro desagradável. Essa alteração pode acontecer de forma orgânica ou fisiológica e tem relação com diversas doenças. Por esse motivo, é importante buscar o diagnóstico e tratamento.
Segundo a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO), mais de 30% da população brasileira sofre com mau hálito. A boa notícia é que com o diagnóstico correto e tratamento adequado, o problema pode se resolver.
Quais os tipos de halitose?
Para entender melhor o que é a halitose, vale a pena observá-la conforme as suas diferentes classificações. Afinal, a condição pode ter diversas origens e saber reconhecer o tipo do problema ajuda a encontrar as soluções adequadas.
A seguir, conheça os diferentes tipos de halitose e saiba de onde vem os sintomas!
Fisiológica
A halitose fisiológica acontece com todas as pessoas e é natural. Trata-se do bafo ao acordar, que geralmente assume um odor desagradável, mas passa assim que os dentes são escovados.
A halitose fisiológica ocorre com todo mundo, pois durante o sono, a produção de saliva é diminuída. Isso faz com que as células presentes na boca comecem o processo de apodrecimento, gerando um cheiro desagradável e deixando as pessoas com mau hálito ao acordar.
Temporária
Já percebeu que o hálito fica diferente após comer um alimento com sabor mais intenso, como alho, cebola, pimentão ou até mesmo alguns tipos de queijo? O nome disso é halitose temporária.
Geralmente, o cheiro ruim passa conforme ocorre a produção de saliva com a fala ou a ingestão de novos produtos. A higiene bucal também faz com que a halitose temporária seja solucionada e rapidamente.
Outros fatores que podem gerar a halitose temporária é passar muito tempo em jejum. Afinal, quando isso ocorre, o organismo libera alguns ácidos graxos para gerar energia para as funções básicas, e esse processo gera um cheiro ruim na boca.
Temporária causada por medicamentos
Existem alguns medicamentos que também podem deixar as pessoas com mau hálito. Geralmente, são as fórmulas que alteram o paladar ou que deixam a boca seca, fatores que favorecem o surgimento da halitose.
Apesar de durar um pouco mais que a halitose temporária, essa condição também passa naturalmente com uma boa higiene da boca e após finalizar o uso do medicamento.
Imaginária
Há até mesmo a halitose imaginária, que é totalmente de origem psicológica. Nesse caso, apenas a própria pessoa sente que está com mau hálito, mas ninguém ao redor consegue identificar o cheiro ruim na boca.
A halitose imaginária pode ter origem de traumas ou de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Por esse motivo, até mesmo nesse caso, a procura por um profissional especializado em saúde bucal pode ajudar a encontrar um tratamento eficiente.
Quais são as principais causas da halitose?
A halitose afeta nossa capacidade de nos relacionar com outras pessoas no dia a dia. Por isso, é importante investigar as principais causas relacionadas a essa situação. Alguns dos principais motivos do surgimento da halitose são:
- periodontite — essa infecção na gengiva pode produzir bactérias que exalam odor ruim;
- má alimentação — o consumo de alguns alimentos pode favorecer a eliminação de gases de forte odor pela boca;
- cigarro — as substâncias presentes no cigarro deixam um cheiro desagradável na boca.
Quais as outras causas de mau hálito?
Sabia que a halitose não é a única causa do mau hálito? Esse problema pode surgir de diversas condições, como:
- problemas respiratórios — sinusite, bronquite e amigdalite;
- doenças sistêmicas — diabetes, mudanças hormonais etc.;
- estresse;
- problemas estomacais;
- recuperação de cirurgias bucais e dentárias — pós-operatório da extração do siso ou bichectomia, por exemplo.
Como tirar o mau hálito da boca?
O primeiro passo para tirar o mau hálito da boca é identificar a causa. Isso pode ser feito com a ajuda de um dentista. Esse profissional pode observar se a origem da halitose está relacionada a alguma doença bucal.
No entanto, existem outras alternativas. Confira boas práticas para tirar o mau hálito da boca.
Beba bastante água
Manter-se hidratado é outra maneira de tirar o mau hálito da boca. Isso porque, quando existe pouca saliva na boca, é possível ocorrer o surgimento de bactérias que contribuem para a proliferação de odores desagradáveis e o mau hálito.
Nesse sentido, é importante aumentar o consumo de água, pois ela ajuda a manter as mucosas hidratadas e o bom hálito.
Use sempre o fio dental
Muitas pessoas que sofrem de halitose dizem que escovam os dentes frequentemente. No entanto, é preciso considerar que a escova não consegue eliminar os resíduos de todos os cantos dos dentes.
Nesses locais em que a escovação foi ineficaz, podem surgir bactérias que causam halitose. Sendo assim, uma recomendação é caprichar no uso do fio dental, pois ele consegue eliminar os restos de comida acumulados, principalmente nas regiões nas quais a escova não alcança.
Escove a língua
Você já deve ter reparado que, geralmente, logo ao acordar após uma longa noite de sono, existe uma camada branca sobre a língua. Essa estrutura é chamada de saburra lingual e é formada por bactérias e células mortas, além de restos alimentares.
Essa saburra causa muito mau cheiro. Para evitar isso, é importante caprichar na higienização da língua, de preferência utilizando raspadores linguais.
Essas foram algumas informações sobre como tirar o cheiro ruim da boca que pessoas com mau hálito podem aproveitar para buscar a solução do problema. É importante destacar que a visita ao dentista de maneira regular ajuda não apenas a eliminar as causas da halitose, mas também a prevenir outras doenças bucais.
Quer ficar por dentro de mais novidades para manter a sua saúde bucal? Siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”