Agende sua avaliação

Como tirar o mau hálito da boca? Existe solução?

Tempo de leitura 6 min

Por acaso você sofre de halitose ou cheiro ruim na boca? Saiba que não está só nessa. Diversas pessoas com mau hálito se queixam desse problema e sentem dúvidas sobre o que fazer para resolvê-lo.

O mau hálito acomete uma boa parte da população, e geralmente o indivíduo só percebe que a tem quando ele é apontado por outras pessoas. Sabendo, então, que você sofre com esse problema, é hora de entender como tirar esse cheiro da boca.

É importante destacar que a halitose ou o mau hálito podem ter várias causas. Por exemplo, a origem pode ser a deficiência de higiene bucal ou então estar relacionada à alimentação. Felizmente, quando bem diagnosticado o problema, tem tratamento rápido e eficaz.

Quer saber mais sobre esse tema? Confira este artigo e conheça as principais causas da halitose e do mau hálito, além das maneiras de tratá-los.

O que é halitose?

Halitose é o nome dado à mudança do hálito que o deixa com um cheiro desagradável. Essa alteração pode acontecer de forma orgânica ou fisiológica e tem relação com diversas doenças. Por esse motivo, é importante buscar o diagnóstico e tratamento.

Segundo a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO), mais de 30% da população brasileira sofre com mau hálito. A boa notícia é que com o diagnóstico correto e tratamento adequado, o problema pode se resolver.

Quais os tipos de halitose?

Para entender melhor o que é a halitose, vale a pena observá-la conforme as suas diferentes classificações. Afinal, a condição pode ter diversas origens e saber reconhecer o tipo do problema ajuda a encontrar as soluções adequadas.

A seguir, conheça os diferentes tipos de halitose e saiba de onde vem os sintomas!

Fisiológica

A halitose fisiológica acontece com todas as pessoas e é natural. Trata-se do bafo ao acordar, que geralmente assume um odor desagradável, mas passa assim que os dentes são escovados.

A halitose fisiológica ocorre com todo mundo, pois durante o sono, a produção de saliva é diminuída. Isso faz com que as células presentes na boca comecem o processo de apodrecimento, gerando um cheiro desagradável e deixando as pessoas com mau hálito ao acordar.

Temporária

Já percebeu que o hálito fica diferente após comer um alimento com sabor mais intenso, como alho, cebola, pimentão ou até mesmo alguns tipos de queijo? O nome disso é halitose temporária.

Geralmente, o cheiro ruim passa conforme ocorre a produção de saliva com a fala ou a ingestão de novos produtos. A higiene bucal também faz com que a halitose temporária seja solucionada e rapidamente.

Outros fatores que podem gerar a halitose temporária é passar muito tempo em jejum. Afinal, quando isso ocorre, o organismo libera alguns ácidos graxos para gerar energia para as funções básicas, e esse processo gera um cheiro ruim na boca.

Temporária causada por medicamentos

Existem alguns medicamentos que também podem deixar as pessoas com mau hálito. Geralmente, são as fórmulas que alteram o paladar ou que deixam a boca seca, fatores que favorecem o surgimento da halitose.

Apesar de durar um pouco mais que a halitose temporária, essa condição também passa naturalmente com uma boa higiene da boca e após finalizar o uso do medicamento.

Imaginária

Há até mesmo a halitose imaginária, que é totalmente de origem psicológica. Nesse caso, apenas a própria pessoa sente que está com mau hálito, mas ninguém ao redor consegue identificar o cheiro ruim na boca.

A halitose imaginária pode ter origem de traumas ou de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Por esse motivo, até mesmo nesse caso, a procura por um profissional especializado em saúde bucal pode ajudar a encontrar um tratamento eficiente.

Quais são as principais causas da halitose?

A halitose afeta nossa capacidade de nos relacionar com outras pessoas no dia a dia. Por isso, é importante investigar as principais causas relacionadas a essa situação. Alguns dos principais motivos do surgimento da halitose são:

  • periodontite — essa infecção na gengiva pode produzir bactérias que exalam odor ruim;
  • má alimentação — o consumo de alguns alimentos pode favorecer a eliminação de gases de forte odor pela boca;
  • cigarro — as substâncias presentes no cigarro deixam um cheiro desagradável na boca.

Quais as outras causas de mau hálito?

Sabia que a halitose não é a única causa do mau hálito? Esse problema pode surgir de diversas condições, como:

  • problemas respiratórios — sinusite, bronquite e amigdalite;
  • doenças sistêmicas — diabetes, mudanças hormonais etc.;
  • estresse;
  • problemas estomacais;
  • recuperação de cirurgias bucais e dentárias — pós-operatório da extração do siso ou bichectomia, por exemplo.

Como tirar o mau hálito da boca?

O primeiro passo para tirar o mau hálito da boca é identificar a causa. Isso pode ser feito com a ajuda de um dentista. Esse profissional pode observar se a origem da halitose está relacionada a alguma doença bucal.

No entanto, existem outras alternativas. Confira boas práticas para tirar o mau hálito da boca.

Beba bastante água

Manter-se hidratado é outra maneira de tirar o mau hálito da boca. Isso porque, quando existe pouca saliva na boca, é possível ocorrer o surgimento de bactérias que contribuem para a proliferação de odores desagradáveis e o mau hálito.

Nesse sentido, é importante aumentar o consumo de água, pois ela ajuda a manter as mucosas hidratadas e o bom hálito.

Use sempre o fio dental

Muitas pessoas que sofrem de halitose dizem que escovam os dentes frequentemente. No entanto, é preciso considerar que a escova não consegue eliminar os resíduos de todos os cantos dos dentes.

Nesses locais em que a escovação foi ineficaz, podem surgir bactérias que causam halitose. Sendo assim, uma recomendação é caprichar no uso do fio dental, pois ele consegue eliminar os restos de comida acumulados, principalmente nas regiões nas quais a escova não alcança.

Escove a língua

Você já deve ter reparado que, geralmente, logo ao acordar após uma longa noite de sono, existe uma camada branca sobre a língua. Essa estrutura é chamada de saburra lingual e é formada por bactérias e células mortas, além de restos alimentares.

Essa saburra causa muito mau cheiro. Para evitar isso, é importante caprichar na higienização da língua, de preferência utilizando raspadores linguais.

Essas foram algumas informações sobre como tirar o cheiro ruim da boca que pessoas com mau hálito podem aproveitar para buscar a solução do problema. É importante destacar que a visita ao dentista de maneira regular ajuda não apenas a eliminar as causas da halitose, mas também a prevenir outras doenças bucais.

Quer ficar por dentro de mais novidades para manter a sua saúde bucal? Siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.