Cera ortodôntica: como usar e quando é recomendada?
Quem faz tratamento ortodôntico com uso de aparelho fixo precisa lidar frequentemente com os possíveis incômodos que essa estrutura causa na boca. Para contornar esse problema, é importante saber o que é a cera ortodôntica, como usar esse material da forma correta e como ele pode fazer a diferença no dia a dia.
Especialmente na fase inicial do tratamento, quando ainda é preciso se adaptar ao aparelho, é muito comum que ocorra a formação de aftas, além de machucados na parte interna da boca. A cera ortodôntica é, então, uma ótima aliada nesse processo, desde que você saiba como usá-la apropriadamente.
Pensando nisso, preparamos este post para ajudar a tirar as dúvidas sobre a cera ortodôntica e como usar esse material. Confira!
O que é cera ortodôntica?
A cera ortodôntica é uma massinha que funciona como uma proteção macia para evitar que a estrutura metálica do aparelho machuque o interior dos lábios e bochechas. Ela é feita de cera natural, como cera de abelha, carnaúba ou parafina. Por isso, não há perigo para a saúde, caso a pessoa engula um pedaço acidentalmente, por exemplo.
Trata-se de um recurso simples que consegue evitar desconfortos e até mesmo arranhões na boca, especialmente em emergências. Um exemplo disso é quando um bráquete ou um fio metálico do aparelho se quebra ou desloca. Nessa situação, você pode usar a cera ortodôntica para proteger a área até a próxima consulta odontológica.
A massinha para aparelho, como a cera ortodôntica é muito conhecida, é comercializada em cartelas, com bastões ou unidades individuais para serem aplicadas. A depender do fabricante, ela pode ser neutra ou ter algum sabor, que geralmente são de menta ou frutas, como cereja e morango.
Quando o uso desse material é recomendado?
O uso da cera ortodôntica costuma ser indicado na fase de adaptação do aparelho fixo, ou seja, nos primeiros dias após sua colocação. Esse é o período em que a pessoa ainda precisa se acostumar com o atrito contínuo da estrutura metálica com a parte interna da boca, de modo que os machucados são mais comuns.
Normalmente, os especialistas recomendam aplicar a cera ortodôntica na hora de dormir, já que os movimentos involuntários durante o sono facilitam a ocorrência de lesões bucais. Com o tempo, no entanto, a própria mucosa da boca começa a ganhar mais resistência, reduzindo as chances de machucados e, portanto, a necessidade de aplicar a proteção.
Conhecer a cera ortodôntica e como usar também é muito útil, como dissemos, em casos de emergências. Quando os fios e bráquetes começam a causar cortes na região, é interessante utilizar o material para evitar machucados mais graves até que o problema na estrutura do aparelho possa ser solucionado.
Como usar a cera ortodôntica corretamente?
Para não ter erro na hora de usar a cera ortodôntica, separamos algumas dicas:
- identifique de qual área da boca vem o incômodo. Isso é importante porque você só precisa aplicar a cera nesse local, e não em todo o aparelho;
- lave bem as mãos e escove os dentes para evitar o contato da cera com germes;
- com uma toalha ou pano limpo, seque o local onde a cera será aplicada para facilitar a fixação do material;
- separe um pequeno pedaço da cera ortodôntica — do tamanho de um grão de ervilha, mais ou menos — e aperte com os dedos para que amoleça;
- forme uma bolinha com a cera e aplique-a delicadamente sobre a parte do aparelho que está causando o desconforto;
- passe a língua no local da aplicação para sentir se toda a área incômoda foi coberta pela cera.
Além dos cuidados na hora de preparar a cera ortodôntica e como usar, vale destacar que esse material costuma permanecer fixo por cerca de 12 a 24 horas. Também é normal que se solte um pouco na hora da alimentação.
Assim, é importante escovar os dentes, inclusive com uso de uma escova interdental, e passar o fio dental para remover todos os resíduos da cera, bem como dos alimentos. Após a higienização bucal, você pode aplicar um novo pedaço de cera no lugar.
Quais são os benefícios da cera ortodôntica?
Saber o que é a cera ortodôntica e como usá-la adequadamente oferece diversos benefícios. A seguir, listamos os principais:
- proteção contra lesões — os machucados pelo uso do aparelho fixo são comuns, principalmente na fase inicial, e aplicar a cera é uma forma de preveni-los;
- conforto — lidar com a dor das lesões é um transtorno no dia a dia, o que faz com que a cera seja uma solução muito bem-vinda para amenizar o problema;
- possibilidade de adaptação — a cera ortodôntica pode ser aplicada em qualquer parte do aparelho que gera incômodo, dos bráquetes aos fios metálicos;
- segurança — o material não causa danos se for ingerido por acidente;
- aplicação simples — a cera ortodôntica pode ser aplicada com muita facilidade, em casa, pelo próprio paciente.
Embora a cera ortodôntica ofereça todos esses benefícios, é importante lembrar que nem todo tratamento ortodôntico exige esse tipo de cuidado para evitar lesões e dores na boca. Um ótimo exemplo são os alinhadores invisíveis, um modelo de aparelho que consiste em uma placa transparente e removível.
Com um alinhador invisível, não há necessidade de bráquetes e fios metálicos. Desse jeito, também não acontecem machucados e dores que levam ao uso da cera ortodôntica. Nesse tratamento, os dentes são alinhados com muito mais conforto ao longo de todo o processo.
Os alinhadores ainda oferecem outras vantagens, como a discrição, já que são transparentes, e a maior facilidade no momento da higienização bucal. Basta retirar o dispositivo para fazer uma limpeza minuciosa, tanto nesse material quanto na boca.
Como você viu, é importante entender o que é a cera ortodôntica e como usar, mas também vale a pena conhecer outras alternativas ao aparelho fixo. O ideal é consultar o dentista para saber quais são as possibilidades de tratamento para o seu caso e, assim, escolher o caminho mais adequado.
Então, conseguiu tirar as dúvidas sobre a cera ortodôntica? Para continuar se informando, leia também o nosso post sobre o que acontece se você parar de fazer manutenção no aparelho!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”