Aparelho com dente de leite: é possível colocar?
Quando se trata dos cuidados odontológicos nas crianças, muitos pais e mães têm dúvida sobre se existe a possibilidade e a necessidade de colocar aparelho com dente de leite. Afinal de contas, os dentes decíduos, como também são chamados, ainda vão cair para dar lugar à dentição permanente.
Esse processo natural de substituição dos dentes pode passar a impressão de que não faz sentido iniciar um tratamento odontológico com aparelho nessa fase. No entanto, o fato é que o posicionamento dos dentes de leite influencia diretamente a posição em que os permanentes vão se mover, quando esse momento chegar.
Em vista disso, este post foi preparado para ajudar você a entender se a colocação do aparelho com dente de leite pode ser feita, além de trazer outras informações essenciais sobre o assunto. Confira!
Por que o aparelho ortodôntico é tão importante?
O aparelho ortodôntico exerce um papel fundamental na saúde e no bem-estar das pessoas. Embora seu uso seja muito associado aos fins estéticos, já que deixa os dentes alinhados, garantindo um sorriso mais harmônico, esse dispositivo também é responsável por corrigir problemas na mastigação e na fala, por exemplo, aliviando uma série de sintomas que causam desconforto.
Assim, o impacto do uso do aparelho ortodôntico na vida das pessoas vai muito além de apenas ajudar a melhorar o sorriso. Por isso, é importante consultar um ortodontista quanto antes para uma avaliação completa e, se necessário, dar início ao tratamento adequado.
Quando é necessário usar o aparelho ortodôntico?
Em geral, o uso do aparelho ortodôntico é necessário quando o paciente tem problemas como dentes tortos, dificuldade para morder, dificuldade para fechar a boca, espaçamento entre os dentes e dores na mandíbula. Esses sintomas podem indicar uma série de disfunções que necessitam do dispositivo para serem corrigidas.
Várias dessas condições podem se apresentar ainda na infância, principalmente aquelas relacionadas ao nascimento e desenvolvimento dos dentes. Logo, é possível que o especialista indique o aparelho já nessa faixa etária.
No caso das crianças, alguns sinais podem indicar que é o caso de usar aparelho nos dentes. São eles:
- dentes que nascem sobrepostos;
- hábito de chupar o dedo;
- dentes de leite muito afastados um do outro;
- dificuldade de mastigar;
- hábito de ficar com a boca aberta por períodos prolongados;
- arcada dentária desalinhada.
É possível colocar aparelho com dente de leite?
Uma dúvida comum em relação ao uso de aparelho se refere à existência ou não de uma idade ideal para colocação do dispositivo. Porém, a resposta é não haver apenas uma idade específica, mas sim tipos de aparelho ortodôntico adequados para cada faixa etária e, claro, para a correção de diferentes problemas na dentição.
Dessa forma, é possível usar aparelho com dente de leite. Com 3 anos de idade, já é possível começar a diagnosticar os desvios que a criança pode ter no maxilar e na mandíbula. A partir dos 4 ou 5, entende-se que a criança já consegue cooperar com os cuidados que é preciso ter com o aparelho enquanto durar o tratamento.
Quais são os tipos de aparelho para dentes de leite?
Um fato interessante sobre o uso de aparelho com dente de leite é que não é todo modelo que pode ser usado nas crianças. O aparelho fixo, por exemplo, não costuma ser recomendado porque exerce força nos dentes, o que faz com que a dentição decídua caia antes da hora.
Essas são algumas opções de aparelho ortodôntico mais indicadas nessa faixa etária.
Expansor palatino
O aparelho expansor, também conhecido como aparelho do céu da boca, é usado para corrigir o tamanho dessa região da boca, o que ajuda a obter mais espaço para os dentes se ajustarem, ficando alinhados. É um modelo que pode ser removível e também é útil no tratamento da mordida cruzada.
Aparelho ortopédico funcional
O objetivo desse aparelho é corrigir a posição da maxila e da mandíbula, além de treinar a musculatura da região. Com isso, o aparelho ortopédico influencia o desenvolvimento ósseo da criança, melhorando a sustentação do periodonto, que é o conjunto de estruturas que dão suporte aos dentes.
Aparelho extrabucal
O aparelho extrabucal é usado para influenciar o crescimento dos ossos da face, principalmente da maxila e da mandíbula. Por ficar com uma parte para fora da boca, esse aparelho pode causar certo desconforto, ainda mais em relação à aparência, mas é uma opção muito eficaz em alguns casos.
Quais são os riscos de ter uma arcada dentária desalinhada?
O desalinhamento dos dentes causa vários problemas que podem ser corrigidos desde cedo com o uso do aparelho com dente de leite. Confira alguns exemplos!
Problemas digestivos
A arcada dentária desalinhada dificulta a mordida e atrapalha a mastigação, fazendo com que os alimentos não sejam triturados como se deve antes de serem engolidos. Consequentemente, isso atrapalha o restante do processo digestivo e pode causar azia, dores abdominais e digestão lenta, entre outros problemas.
Doenças respiratórias
Como a boca é parte do sistema respiratório, o desalinhamento da arcada dentária dificulta a respiração. A posição da língua, por exemplo, pode atrapalhar a passagem do ar. Assim, o problema que parece apenas bucal pode ser associado a doenças como apneia, ronco, desvio de septo, sinusite, gripe, resfriado e outras.
Dor de cabeça
O posicionamento da arcada dentária também é capaz de causar dor de cabeça e no pescoço, já que as estruturas ósseas estão bastante próximas. Dores na articulação da mandíbula podem irradiar para as outras partes, causando desconforto.
Baixa autoestima
Os dentes tortos podem ser motivo de constrangimento para as crianças, especialmente no ambiente escolar. Desse modo, os problemas de autoestima são mais um exemplo de incômodos que a arcada dentária desalinhada pode gerar.
Como você viu neste post, é possível colocar aparelho com dente de leite e esse tratamento ortodôntico consegue impactar a saúde das crianças de várias formas. Portanto, é importante levar os pequenos a uma consulta com um ortodontista de confiança que vai avaliar o quadro e realizar o procedimento com toda a segurança que merecem.
Então, ficou com alguma dúvida sobre o uso do aparelho com dente de leite? Deixe um comentário nos contando!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”