Abcesso dentário: o que é, principais causas e como tratar
O abcesso dentário é um problema muito comum na região bucal da grande maioria das pessoas. Sofrer com dores, bochechas inchadas e sensibilidade nos dentes são só alguns dos principais sintomas dessa patologia. É preciso ter um conhecimento sobre o que causa o abcesso dentário e como tratar essa doença.
Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto.
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre tudo isso. Vamos lá?
O que é abcesso dentário?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente de forma muito clara o que essa doença realmente é. Pois bem, o abcesso dentário nada mais é do que um processo inflamatório que gera uma coleção purulenta. Ou seja, o acúmulo de pus na região da lesão.
Esse tipo de abcesso é muito comum e é percebido por meio de um volume aumentado no local e dor. É preciso um diagnóstico precoce para evitar complicações e melhorar o quadro geral do paciente. Afinal, dores de dente são problemas muito incômodos, não é mesmo?
Quais as causas do abcesso dentário?
Geralmente, as cáries dentárias profundas são os principais desencadeadores do abcesso dentário. Isso decorre do fato de que o atendimento não foi totalmente efetivo na sua realização. Ou seja, o tratamento da cárie não promoveu o resultado esperado e deixou vestígios da doença na polpa dental.
Com isso, diversos microrganismos e bactérias se acumulam no local da lesão, gerando um processo inflamatório e a produção de pus. Outro fator de risco para o desenvolvimento dessa lesão são os pacientes que possuem dentes quebrados ou anatomicamente divergentes.
Como prevenir?
Todo mundo sabe que prevenir é o melhor remédio, não é verdade? Com o abcesso dentário não é diferente. É preciso realizar uma boa higiene bucal para se manter distante desse problema. Afinal, o acúmulo de microrganismos e bactérias é secundário à presença de restos de alimentos nos dentes.
Além disso, uma redução no consumo de alimentos ricos em açúcares é uma dica muito válida. Reforçar a higiene bucal com o fio dental e um bom enxaguante também são fatores imprescindíveis.
Como é realizado o tratamento?
Cada caso demanda um tipo de tratamento específico. Isso quer dizer que não existe um padrão a ser conduzido nos casos de abcesso dentário. Veja logo abaixo os tratamentos mais aplicados pelos dentistas!
Tratamento de canal
O tratamento de canal é um procedimento bem conhecido pela grande maioria das pessoas e consiste na retirada da polpa do dente (local da infecção). Assim, é feita a drenagem da infecção e o dentista aplica técnicas para recuperação das funções estéticas e mastigatórias.
Extração do dente
Já em casos extremos, o melhor a se fazer é optar por extrair totalmente o dente infeccionado. Esse é um passo final realizado depois da tentativa de outras opções de tratamento.
Uso de antibióticos
Os antibióticos são medicamentos de primeira escolha para combater as bactérias. Em quadros iniciais, pode ser administrada essa medicação para a completa reversão do quadro.
Ao longo deste artigo, você pôde conferir como o abcesso dentário é um problema presente na saúde bucal dos brasileiros. É preciso conhecer suas causas e adotar tratamentos individuais para ter o melhor resultado possível.
Não se esqueça de assinar nossa newsletter para se manter informado sobre assuntos como este!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
dezembro 25, 2020 às 7:55 pm
boa tarde! estou com um repuxamento na mandibula que não melhora e está dormente como se tivesse arrancado um dente e também tenho varios estalos no lado direito