O que causa sangramento na gengiva? Conheça 10 fatores comuns
Você sabe o que causa sangramento na gengiva? Bom, diversos são os fatores que contribuem para o problema. Quando este quadro ocorre, dá sinais de que há algo errado com o organismo ou que sua saúde bucal não está recebendo os devidos cuidados.
Provavelmente, você já passou por essa situação quando foi escovar os dentes ou ao passar fio dental, e notou que suas gengivas começaram a sangrar. Mas isso não é normal, logo, se acontecer, o ideal é procurar o dentista o quanto antes.
Neste post, confira 10 fatores da causa de sangramento na gengiva e qual a importância de ficar atento ao problema. Vamos lá!
1. Gengivite
Trata-se da causa mais comum de sangramento nas gengivas. A doença se desenvolve por falta de higiene bucal e, além de provocar sangramento, apresenta vermelhidão, inchaço nos tecidos e até mesmo dores.
Quando o paciente está com gengivite, os tecidos sangram apenas na hora de escovar os dentes e ao passar o fio dental. A boa notícia é que o problema é fácil de ser resolvido e uma boa higiene bucal já é o suficiente.
Mas quando há acúmulo de tártaro, o dentista deve ser consultado. A presença de tártaro nos dentes é um indicativo de que a gengivite não foi tratada adequadamente. O tártaro é uma placa bacteriana endurecida que se forma nos dentes quando a higiene bucal não é eficiente o suficiente para remover completamente os resíduos de alimentos e bactérias.
2. Periodontite
A periodontite é uma doença infecciosa e grave, que atinge tecidos e ossos que dão suporte aos dentes. Nesse caso, o sangramento ocorre mesmo que o paciente não esteja escovando os dentes ou usando o fio dental.
A patologia é a evolução da gengivite que não foi tratada corretamente. Quando a doença avança, ela destrói os ossos responsáveis pela sustentação dos dentes, causando perda dentária.
Ademais, se as bactérias presentes na infecção caírem na corrente sanguínea, o paciente desenvolve outras enfermidades, como, por exemplo, problemas cardíacos.
3. Diabetes
É comum que pacientes diabéticos apresentem sangramentos nas gengivas. No entanto, o quadro não deve ser negligenciado, caso ocorra por muito tempo, pois pode ser sinal de outro distúrbio.
Os diabéticos sofrem com a falta de coagulação no sangue, o que faz a gengiva sangrar. Por isso, é importante ter cuidado na hora da higiene bucal e usar apenas escovas de cerdas macias.
4. Força excessiva na hora da escovação
Há pessoas que pensam que para limpar os dentes é necessário colocar força na hora da escovação. Mas esse hábito não só corrói o esmalte dentário como machuca os tecidos e causa sangramentos.
Saiba que movimentos leves são suficientes para promover uma boa limpeza na boca, pois elas não causam traumas nos tecidos e garantem uma higienização eficiente.
5. Deficiência de vitamina K
A vitamina K tem um papel fundamental para a coagulação sanguínea. Logo, sua falta no organismo pode ter associação com o sangramento nos tecidos gengivais. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes para a saúde do corpo.
Vale saber que a vitamina K é encontrada em alimentos como: brócolis, espinafre, rúcula, repolho, ovo cozido, aspargos, abacate, fígado de boi, frango, entre outros. Viu como a sua saúde bucal está diretamente ligada aos seus hábitos alimentares?!
6. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos diminuem a produção de saliva e, consequentemente, deixam as gengivas mais enfraquecidas. Esse fator contribui com a proliferação de bactérias, que favorecem o sangramento. Então, se você faz uso de algum remédio e notou o problema, converse com seu médico.
7. Mau uso do fio dental
Quando usamos o fio dental de forma errada, podemos machucar as gengivas, causando sangramento. Por exemplo, se passamos o fio dental com muita força ou de forma brusca entre os dentes, isso pode machucar as gengivas, que são sensíveis.
Além disso, se não usamos o fio dental regularmente, como todos os dias, podemos permitir o acúmulo de bactérias e restos de comida entre os dentes, o que aumenta o risco de desenvolver gengivite.
Para evitar o mau uso do fio dental e reduzir o sangramento das gengivas, é importante seguir algumas dicas simples. Acompanhe:
- use uma quantidade suficiente de fio dental (cerca de 45 centímetros) para que você possa passar uma parte nova entre cada par de dentes;
- segure o fio dental com cuidado, deslizando-o suavemente para cima e para baixo ao longo dos dentes e abaixo da linha das gengivas;
- certifique-se de passar o fio dental em ambos os lados de cada dente, formando uma curva ao redor do dente com o fio;
- evite movimentos fortes e bruscos, pois isso pode machucar as gengivas.
8. Infecção
As infecções bucais acontecem quando bactérias ruins se acumulam na boca por não cuidarmos direito da nossa higiene bucal. Essas bactérias podem irritar as gengivas, deixando-as vermelhas, inchadas e até sangrando.
Caso a infecção não seja tratada de maneira adequada, ela pode piorar e chegar a afetar os tecidos e ossos que sustentam os dentes, o que chamamos de periodontite (tópico 2). Para evitar infecções nas gengivas, é muito importante manter uma boa higiene bucal e contar com o apoio de um bom dentista em visitas regulares.
9. Imunidade baixa
Outro fator que pode levar ao sangramento das gengivas é ter uma imunidade baixa, ou seja, um sistema imunológico enfraquecido. O sistema imunológico é responsável por nos proteger contra doenças e infecções, incluindo aquelas que afetam as gengivas.
Vários fatores podem levar a uma imunidade baixa, como estresse excessivo, má alimentação, falta de sono adequado, doenças crônicas e até mesmo certos medicamentos.
Se você suspeitar de uma imunidade baixa, é recomendado buscar ajuda médica para receber orientações e tratamento adequados. Assim, você ajudará a manter suas gengivas saudáveis e prevenir problemas futuros.
10. Dentição falha
A dentição falha pode contribuir para o sangramento das gengivas de algumas maneiras. Por exemplo, quando os dentes estão tortos ou mal posicionados, isso pode dificultar a escovação adequada e o uso do fio dental, permitindo o acúmulo de placa bacteriana e sujeira entre os dentes e nas gengivas. Esse acúmulo pode levar à inflamação das gengivas, resultando em sangramento.
Além disso, quando há espaços entre os dentes, as gengivas podem ficar expostas e sensíveis. Essa exposição aumenta o risco de irritação e sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.
Em casos mais graves de dentição falha, quando há a ausência de alguns dentes, isso pode afetar a distribuição da pressão durante a mastigação. Como resultado, a pressão excessiva pode ser exercida sobre os dentes remanescentes e as gengivas, o que pode levar ao sangramento gengival.
Se você não sabia o que causa sangramento na gengiva, estes são os principais fatores. Lembrando que, caso qualquer sinal não seja tratado, a doença pode evoluir e trazer consequências para seu sorriso e para a saúde geral de seu organismo. Então, cuide bem de sua higiene bucal e consulte o dentista regularmente.
Agora que já conhece as causas da presença de sangue no tecido gengival, está na hora de saber as razões das manchas nas gengivas.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”