Agende sua avaliação

Você já teve cáseos amigdalianos? Entenda o que são e como se formam

Tempo de leitura 3 min

A falta de escovação e de fio dental contribui para o aparecimento de doenças bucais, geralmente, causadas pelo acúmulo de restos de alimento entre os dentes e, consequentemente, a multiplicação de bactérias na cavidade. Trata-se da situação perfeita para o surgimento dos cáseos amigdalianos. Mas você sabe o que é esse problema?

Este conteúdo explicará quais são as causas e os principais sintomas de cáseos amigdalianos, listando os riscos associados ao problema e os tratamentos recomendados para tratar as pequenas bolinhas brancas na garganta. Continue a leitura e descubra mais sobre essa condição bucal!

O que são cáseos amigdalianos?

Os cáseos amigdalianos são caracterizados por uma protuberância de material calcificado nas amígdalas, sendo comumente vistos pelos pacientes como pequenas bolinhas brancas na região da garganta, principalmente em decorrência do acúmulo de restos de alimentos, saliva e tecidos da boca.

Quais são as causas dos cáseos amigdalianos?

Até aqui, você entendeu o que são os cáseos amigdalianos, mas quais são as causas do problema bucal? Veja as principais:

  • respirar mais pela boca do que pelo nariz, condição que reduz o fluxo de saliva;
  • refluxo gastroesofágico, aumentando a descamação das células da boca;
  • acúmulo de restos de alimentos na cavidade bucal.

Quais sintomas dos cáseos amigdalianos são comuns?

Para tratar o problema oral, é fundamental conhecer os sintomas dos cáseos amigdalianos. Confira os mais comuns!

Mau hálito

O mau hálito, chamado tecnicamente de halitose, tem origem na própria língua, órgão revestido por papilas gustativas, onde se acumulam restos de alimentos e células que descamam da boca. Por isso, o sintoma está muito associado à presença dos cáseos amigdalianos.

agendamento

Dor ao engolir

Dor ao engolir é outro sintoma comum de cáseos amigdalianos. Além dessa ocorrência, o incômodo pode indicar problemas na garganta, na boca, no esôfago ou no pescoço, a depender da intensidade da dor.

Dor de garganta

Por fim, a dor de garganta é um sintoma de muitas condições bucais, a exemplo dos cáseos amigdalianos. O problema é caracterizado, em geral, por uma inflamação que atinge a faringe, muitas vezes, acompanhada de infecções, seja um resfriado ou uma gripe.

Quais são os riscos associados aos cáseos amigdalianos?

Agora, você deve estar se perguntando se o surgimento de cáseos amigdalianos representa um grande perigo para a saúde do paciente, certo? Na verdade, geralmente, o problema não é nocivo ao organismo, mas pode causar sintomas desagradáveis, incluindo febre, em sinal de infecção.

Como tratar os cáseos amigdalianos?

O tratamento para cáseos amigdalianos requer um diagnóstico adequado do problema, motivo pelo qual é necessário visitar o consultório do dentista para avaliar o quadro clínico e verificar as condições bucais.

Quando os cáseos amigdalianos estão associados a sintomas leves, o paciente pode realizar gargarejo com água morna e sal de duas a três vezes ao dia.

Aqui você descobriu o que são os cáseos amigdalianos, causados, em geral, pelo acúmulo de restos de alimento na cavidade, induzindo o surgimento de micro-organismos no local. Portanto, para tratar a condição, o paciente deve procurar ajuda especializada e melhorar a higiene da boca.

Ainda tem dúvidas sobre os cáseos amigdalianos ou outros problemas bucais? Compartilhe a sua questão com a nossa comunidade. Deixe o seu comentário aqui!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Eu preciso aruma meus dentes urgente tô desempregada

    1. Olá Luiza, como vai? Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link e conheça nossas forma de pagamento https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.