Agende sua avaliação

O que é halitose e como evitar esse incômodo? Descubra!

Tempo de leitura 4 min

Você sabe o que é halitose? O termo é usado para classificar a exalação de odores ruins pela cavidade bucal, o “mau hálito”. O cheiro desagradável não é considerado uma doença, mas é visto pelos especialistas como um sinal de que algo não está bem no organismo. Por isso, o paciente deve buscar ajuda especializada para diagnosticar a causa da halitose.

Pensando nisso, este artigo mostra quais são as principais causas de halitose (higienização inadequada da boca, alterações estomacais e redução da produção de saliva, por exemplo). Ao final, você também verá dicas de como evitar o problema bucal e buscar tratamento no consultório do dentista. Boa leitura!

Quais são as causas mais comuns de halitose?

A halitose pode ser consequência de situações do dia a dia ou doenças crônicas, mas a dúvida que fica é sobre as causas desse problema bucal. Veja as principais logo abaixo.

Higienização inadequada

A higienização inadequada da boca é uma das principais causas de mau hálito. Isso porque a falta de escovação bucal está relacionada ao aparecimento de saburra lingual, placa bacteriana fixada na superfície da língua. Com a multiplicação de micro-organismos na cavidade, a saburra, assim como a cárie, o tártaro e a gengivite (inflamação na gengiva), causa odores desagradáveis na boca.

Alterações no estômago

O mau hálito também pode ser atribuído a alterações estomacais. É o caso de problemas como eructação gástrica (arroto) e refluxo gastroesofágico (deficiência no funcionamento da válvula entre esôfago e estômago). Com o estômago vazio, o corpo produz mais suco gástrico, levando os gases com odor desagradável à boca.

Redução da produção de saliva

Em alguns pacientes, a diminuição do fluxo salivar ocorre fisiologicamente à noite. Então, ao acordar pela manhã, há um odor desagradável na boca. O motivo é que a queda na produção de saliva aumenta a proliferação de bactérias na cavidade, levando à halitose.

agendamento

É importante compreender, ainda, que a halitose pode estar associada a outros problemas, como sinusite e amidalite, além de disfunções de origem metabólica como diabetes, enfermidades febris e alterações hormonais. Para ter um diagnóstico preciso, procure ajuda especializada.

Como evitar a halitose?

Você descobriu quais são as causas de halitose, mas o que fazer para evitar o mau hálito? Confira nossas dicas:

  • escove a língua, evitando o aparecimento de placa bacteriana no local;
  • use um enxaguante bucal, removendo odores desagradáveis da cavidade;
  • compre uma boa escova dental e escove os dentes ao menos três vezes por dia;
  • e consuma alimentos aliados no combate à halitose, como maçã, cenoura e pepino, ricos em fibras que ajudam na limpeza bucal.

Como é o tratamento para halitose?

Não há como iniciar um tratamento adequado para o mau hálito sem antes diagnosticar o que está causando o problema. Por isso, é indispensável contar com a ajuda do dentista, que deve examinar a cavidade e investigar possíveis causas da halitose.

Quando a halitose está relacionada com doenças crônicas, também é imprescindível que a pessoa consulte um médico para que seja feito o tratamento. O combate à doença é o que pode melhorar o hálito e a qualidade de vida.

Ao longo da rotina, um hábito que ajuda a combater o mau hálito é escovar os dentes e a língua ao menos três vezes por dia, de preferência usando fio dental para remover restos de alimento dos dentes.

Neste conteúdo, você entendeu o que é halitose e quais são as principais causas do problema. Para evitar odores desagradáveis na cavidade, faça a correta higienização da boca e conte sempre com a ajuda do cirurgião-dentista para manter a saúde bucal em dia.

Quer voltar a sorrir sem medo? Entre em contato com a Odonto Company e agende uma avaliação com os melhores dentistas da sua região!

5 principais doenças bucais

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.