Agende sua avaliação

O que são as papilas gustativas e quais suas funções?

Tempo de leitura 3 min

Sentir sabores, temperaturas, poder engolir e falar são funções fundamentais no nosso dia a dia. E o órgão principal que desencadeia todas essas sensações são as papilas gustativas.

Elas estão localizadas na superfície da língua e podem ser encontradas em menor quantidade na faringe, garganta e céu da boca (palato).

Por conta de tantas curiosidades dos pacientes, este artigo completo foi elaborado para você entender melhor a funcionalidade das papilas gustativas e como evitar que problemas como inchaço e irritação aconteçam. Leia a seguir!

Entenda como funcionam as papilas gustativas

As papilas gustativas são as pequenas saliências na língua com botões gustativos. Elas nos ajudam a sentir o sabor dos alimentos, assim como evitar a dor e a intoxicação. Ainda, funciona ao enviar informações para as fibras nervosas e para a área responsável pela sensação gustativa do cérebro.

Dessa forma, as papilas alertam seu organismo sobre perigos, como comida estragada ou fumaça venenosa.

Elas são divididas em diferentes tipos, como fungiformes, foliáceas, circunvaladas, filiformes e outras. Além disso, têm distintas funções ao identificar o gosto de alimentos e enviar mensagens para o sistema nervoso.

Para saber como funciona cada tipo de papila gustativa, a seguir, confira suas breves descrições.

Papilas fungiformes

Sua principal função é facilitar a condução dos alimentos durante o processo de ingestão. Esse é o tipo de papila mais abundante da língua. Por outro lado, seus botões gustativos são mais escassos.

agendamento

Papilas foliáceas

Localizadas na borda da língua, sua forma é semelhante à de uma folha que são circundadas por um sulco. Ainda, apresentam centenas de botões gustativos.

Papilas circunvaladas

Como o nome já indica, essas papilas têm estrutura circular e estão localizadas perto da entrada para o esôfago. Ela permite que os líquidos ingeridos fluam facilmente.

Papilas filiforme

Enquanto as outras papilas auxiliam no paladar, as filiformes servem como mecanismo de revestimento para a língua. Assim, criam uma textura áspera e abrasiva que auxilia na limpeza da boca, na mastigação e na fala. Essas pequenas saliências na língua agem aumentando sua aspereza.

Saiba como ocorrem os inchaços das papilas gustativas

Em alguns casos, como tabagismo, exposição a toxinas, diabetes, hipotiroidismo, alimentos quentes e picantes, podem causar irritação nas papilas gustativas fazendo com que surja a coceira.

Geralmente, a irritação não dura mais do que 5 dias, porém é importante estar atento, pois, se persistir, o tratamento deverá ser iniciado com um profissional da área da odontologia.

Em casos de irritação nas papilas gustativas, o cirurgião-dentista indica algumas recomendações para reduzir os sintomas:

  • evitar atrito na região inflamada: não passe a escova de dente e não estoure as bolhas e nem raspe a região;
  • use enxaguantes bucais;
  • coloque uma compressa de gelo na área inflamada para minimizar os efeitos.

Por fim, é possível manter a integridade das papilas gustativas com alguns cuidados no dia a dia e novos hábitos alimentares. Caso tenha algum quadro de irritação ou inchaço das papilas gustativas, consulte o seu dentista para melhor instruir no tratamento.

Se o artigo foi útil, siga as nossas redes sociais e veja mais conteúdos como esse. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.