Agende sua avaliação

O que o tártaro pode causar se não for tratado?

Tempo de leitura 6 min

A presença do tártaro nos dentes pode trazer uma série de outros problemas ainda mais complicados do que esse. Por esse motivo, é importante entender o que o tártaro pode causar na saúde e como ele pode ser tratado com segurança para reduzir ao máximo as chances de gerar maiores transtornos.

Além disso, saber como prevenir o aparecimento do tártaro é outra informação que não pode faltar sobre esse assunto. Com ações simples, você pode evitar que essa condição apareça ou reapareça nos seus dentes após o tratamento.

Neste post, você vai conferir o que o tártaro pode causar e quais estratégias podem ser adotadas para evitar as complicações relacionadas a esse problema. Boa leitura!

Como o tártaro aparece nos dentes?

O tártaro é uma crosta endurecida que se forma na superfície dos dentes e, em alguns casos, sob a gengiva. Também conhecido como cálculo dental, é resultado da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes, devido aos resíduos de alimentos que permanecem neles, e acaba se calcificando.

A princípio, a placa bacteriana é pegajosa, o que permite que ela seja removida com uma boa higienização bucal. Quando esse processo não é eficiente, a placa endurece, formando a crosta amarelada que chamamos de tártaro e que só pode ser removida pelos dentistas.

Embora chame a atenção pelo fator estético, já que a camada amarelada não some com a escovação, o tártaro deve gerar ainda mais preocupação por causa das outras doenças que pode gerar. Logo, é fundamental ficar alerta para buscar tratamento antes que o quadro se complique.

O que o tártaro pode causar?

Quando não é tratado, o tártaro pode causar vários outros problemas. Listamos os principais para você entender melhor. Confira.

Gengivite

A gengivite é a inflamação da gengiva, uma condição que faz essa região ficar inchada, avermelhada e até com sangramento, principalmente na hora de escovar os dentes e usar o fio dental. Essa inflamação pode acontecer em decorrência do tártaro por causa das bactérias que causam irritação no tecido gengival.

Periodontite

A periodontite é o que acontece quando o paciente não recebe tratamento adequado para a gengivite. Nesse estágio do problema, uma infecção bacteriana atinge o periodonto, o conjunto de tecidos, ossos e ligamentos que sustentam os dentes. Os danos podem fazer com que a gengiva comece a se separar dos dentes e que a situação se agrave até eles se soltarem.

Retração da gengiva

Outro problema que merece destaque na nossa lista sobre o que o tártaro pode causar é a retração gengival. Isso se caracteriza pela perda de tecido da gengiva, fazendo com que ela fique mais curta e chegue a deixar a raiz do dente exposta. Uma das causas dessa retração é justamente a ação das bactérias devido ao acúmulo de tártaro.

Vale dizer também que a gengiva não retorna, sendo um problema crônico.

Irritação da gengiva

A falta de uma escovação eficaz, o que é decisivo na formação do tártaro, pode causar irritação e inchaço na gengiva. Essa sensibilidade na região causa dor, deixa o momento da alimentação desconfortável e atrapalha ainda mais a higienização bucal, já que a pessoa tende a evitar movimentos que causem mais incômodo no local.

Mau hálito

O mau hálito está diretamente relacionado à presença da placa bacteriana na boca. O acúmulo da placa — e, portanto, do tártaro — faz com que ainda mais bactérias se acumulem sobre as já presentes no local e causem a inflamação dos tecidos, o que acaba gerando o odor conhecido como mau hálito.

Cárie

A cárie é causada por bactérias que geram um ácido capaz de atacar os dentes e formar cavidades neles. Assim, não é difícil entender por que o tártaro está por trás desse problema. A formação da placa bacteriana que leva à formação do tártaro também resulta no surgimento das cáries nos dentes.

Doenças cardiovasculares

Quando se fala sobre o que o tártaro pode causar, é importante entender que isso não se limita à região da boca. Na verdade, a saúde bucal tem tudo a ver com a saúde do resto do corpo. Afinal, as bactérias presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea e atingir outras partes do organismo.

Pacientes com gengivite e periodontite, por exemplo, podem desenvolver doenças cardiovasculares. Isso acontece quando as bactérias se aderem aos vasos sanguíneos e dão origem esse tipo de problema. Endocardite, aterosclerose e AVC (acidente vascular cerebral) são algumas das doenças que as bactérias da boca podem causar.

Por que o tártaro deve ser removido no consultório?

Uma vez que o tártaro se forma, ele só pode ser removido no consultório do dentista. A escovação dos dentes que você faz em casa diariamente, por mais cuidadosa que seja, já não consegue retirar essa camada endurecida que fica nos dentes. Então, a única opção é mesmo procurar um profissional para fazer uma limpeza.

No consultório, o dentista remove o tártaro por meio de uma raspagem com instrumentos específicos. Depois, é possível fazer um polimento para deixar os dentes lisos e livre das manchas do tártaro. O procedimento pode ser feito com anestesia local, de modo que não dói.

Como prevenir o aparecimento do tártaro?

A seguir, confira algumas dicas para ajudar a prevenir a formação de mais tártaro nos dentes:

  • mantenha a higiene bucal em dia — escove os dentes após cada refeição para evitar a formação da placa bacteriana, lembre de higienizar a língua, use fio dental e enxaguante bucal;
  • escolha produtos de qualidade — para uma higienização bucal eficiente, certifique-se de ter bons produtos à disposição. Algumas opções de creme dental e enxaguante, por exemplo, têm fórmula anti-tártaro;
  • cuide da alimentação — diminua o consumo de alimentos com alto teor de açúcar e amido, pois eles ajudam a acumular bactérias na boca.

Agora que você entendeu o que o tártaro pode causar, não deixe de buscar o tratamento adequado para removê-lo dos dentes com sucesso. Marque uma consulta com um dentista e passe, também, a adotar os hábitos que ajudam a prevenir esse problema que pode gerar tantos transtornos.

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre o que o tártaro pode causar? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas entendam como lidar com esse problema!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.