Você conhece os tipos de restauração de dente? Veja como escolher!
A restauração dentária é uma estratégia muito importante para a saúde e funcionalidade do sorriso. Vamos saber mais sobre ela?
Por muitos anos, perder ou quebrar um dente era equivalente a receber uma sentença de que aquela estrutura “já era”. O surgimento de uma cárie também não era algo nada bom. Felizmente, com o avanço da Odontologia, a situação hoje é bem diferente.
Atualmente, temos as chamadas restaurações dentárias, procedimentos que fazem parte do ramo da Dentística. Elas têm o objetivo de recuperar o dente danificado, evitando a sua perda e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Mas, afinal, quais são os tipos de restauração de dente? Confira alguns dos mais importantes a seguir e saiba como eles funcionam na prática.
Boa leitura!
Quais são os tipos de restauração de dente?
Primeiro, vamos descobrir quais são os tipos de restauração de dente e saber mais sobre cada um.
Confira!
Direta
Restauração direta é aquela feita quando o dano causado ao dente não é tão complexo. Nesse caso, o material é colocado diretamente na superfície do dente.
Indireta
A restauração indireta, por sua vez, é recomendada quando os danos são mais extensos. Ela é usada, por exemplo, após tratamentos de canal e envolve o uso de uma “prótese” personalizada para aquele dente.
Quais são os materiais utilizados?
Agora, é hora de descobrirmos os materiais usados nas restaurações!
Resina composta
Esse é o material mais popularmente utilizado nas restaurações. Isso porque, é adaptável ao formato da lesão, seguro, traz um resultado bonito, tem boa durabilidade e um ótimo custo-benefício.
Amálgama
É a restauração feita a partir de uma liga metálica, muito comum em obturações mais antigas. Se você já viu alguém com aquele material cinzento na região dos dentes, trata-se de uma restauração feita com amálgama.
É um material barato e muito resistente, mas que deixa a desejar no quesito estético.
Porcelana
As restaurações de porcelana são seguras e resistentes. No entanto, o seu grande destaque não é nenhuma das duas características, e sim o seu aspecto estético. Elas se assemelham muito ao dente real, deixando o resultado muito bonito, natural e sutil.
Cerômero
É uma espécie de mistura entre a porcelana e a resina, trazendo benefícios dos dois tipos de tratamento, mas com um custo relativamente menor.
Quando essas restaurações devem ser feitas?
A recomendação da realização de restaurações acontece quando o paciente tem qualquer tipo de dano à estrutura do dente.
Assim, a presença de cáries e de traumas — quedas, pancadas, entre outros — são alguns dos motivos que podem levá-lo a fazer uma restauração.
Qual é o tipo de restauração de dente indicado para mim?
Não há uma resposta para essa pergunta.
A recomendação da restauração ideal deverá ser feita apenas por um dentista qualificado, após a análise do seu caso. Essas indicações são personalizadas!
Agora que você já sabe quais são os tipos de restauração de dente e como elas funcionam, é hora de agendar uma consulta com um profissional qualificado e verificar se há a necessidade de realizar o procedimento.
Para que mais pessoas tenham essa inspiração, compartilhe o artigo em suas redes sociais e espalhe as informações obtidas no conteúdo! Agende sua avaliação na OdontoCompany mais próxima de você!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”