Agende sua avaliação

Rosto assimétrico: 5 melhores formas de tratamento

Tempo de leitura 6 min

A assimetria facial caracteriza-se pela diferença excessiva, geralmente visível a olho nu, entre os dois lados da face. O problema deve envolver tratamento clínico quando afeta a autoestima do paciente, modificando a estética do rosto, e se associa a outras disfunções no organismo, sobretudo, a dificuldade para respirar, mastigar e falar.

Pensando nisso, este post mostrará quais são as principais causas do rosto assimétrico e informará os melhores tratamentos odontológicos para essa condição, seja a cirurgia ortognática, o aparelho ortodôntico, o reposicionamento do maxilar, o preenchimento facial e/ou a bichectomia.

Ao final, você ainda verá porque é importante corrigir o problema e como o cirurgião-dentista pode ajudar nesse processo com 5 formas de tratamento. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as principais causas do rosto assimétrico?

Você já sabe que o rosto assimétrico se caracteriza pela diferença, esteticamente visível, nos dois lados da face. Mas quais são as causas comuns que levam a esse problema? Confira!

Problemas respiratórios

Ao sofrer com problemas respiratórios, é comum que o paciente apresente algum nível de assimetria facial. Isso porque, a pessoa diagnosticada com sinusite (inflamação dos seios nasais), bronquite (inflamação dos brônquios, que transportam o ar para dentro e fora dos pulmões) ou desvio do septo (disfunção na estrutura que separa as duas narinas) passa mais tempo de boca aberta.

Bruxismo

O bruxismo, desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar involuntário dos dentes enquanto dorme, é outra causa associada ao rosto assimétrico. Ao provocar o desgaste e o amolecimento dos elementos dentários, a condição implica problemas musculares e esqueléticos, além de doenças congênitas e traumas que contribuem para a assimetria facial.

Mastigação unilateral

O traumatismo no côndilo mandibular, que acomete o crescimento da mandíbula, faz com que um lado da face se desenvolva menos que o outro. O problema, associado fortemente à função mastigatória, afeta a simetria da face, já que o paciente tende a mastigar os alimentos concentrando a pressão em uma das áreas da boca.

Maus hábitos

Por fim, alguns hábitos nocivos, muito presentes no cotidiano das pessoas, podem contribuir para o surgimento da assimetria facial. É o caso de dormir sempre do mesmo lado, aspecto que modifica a fisionomia, desenvolvendo uma região da face em detrimento da outra.

Quais são os melhores tratamentos para assimetria facial?

Agora você conhece as causas principais do rosto assimétrico. Mas a dúvida que fica é sobre os tratamentos realizados na clínica odontológica para corrigir a assimetria facial. Veja adiante!

1. Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico para restabelecer um padrão facial em pacientes que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo do rosto. Geralmente, a recuperação da cirurgia ortognática dura de 6 a 12 meses, mas a pessoa pode retornar para casa até 2 dias após a realização da intervenção, seguindo as recomendações médicas.

2. Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico, ou aparelho dental, é um dispositivo utilizado para corrigir o alinhamento dos dentes, indicado pelo ortodontista para pacientes que sofrem com a má formação dentária. Além de corrigir a posição dos elementos dentários, melhorando aspectos estéticos e funcionais do sorriso, o tratamento é indicado, em alguns casos, para tratar rosto assimétrico.

3. Reposicionamento do maxilar

O reposicionamento da mandíbula, indicado para pacientes que sofrem com o rosto assimétrico, é realizado por meio de procedimento cirúrgico e não deixa cicatriz na boca. Mas a depender da gravidade do caso, pode ser necessário um pequeno corte no rosto, na região da mandíbula, ou a fixação de pequenos parafusos na parte interna da gengiva.

4. Preenchimento facial

O preenchimento facial, também conhecido como preenchimento cutâneo, é utilizado para correção de sulcos, rugas e cicatrizes. A técnica, indicada para quem apresenta rosto assimétrico, é realizada com a injeção de substâncias na área do rosto a ser tratada, diminuindo a profundidade e deixando a região mais harmônica.

5. Bichectomia

Por fim, a bichectomia, também chamada de lipoplastia facial. Trata-se de uma intervenção cirúrgica realizada pelo cirurgião-dentista para reduzir o tamanho das bochechas. A técnica extrai a almofada de gordura bucal, uma estrutura de gordura que fica no fundo das bochechas, separando os músculos mastigadores. Após a remoção dessa substância, o paciente ganha contornos faciais mais harmônicos.

Como saber se tenho um rosto assimétrico?

O rosto assimétrico se caracteriza pela desarmonia entre as partes da face. A diferença pode não ser facilmente perceptível pela pessoa, em casos mais leves da condição. Mas, em quadros mais acentuados, a condição pode se relacionar a problemas funcionais, afetando a saúde bucal e a autoestima do paciente.

Para descobrir se você tem o rosto assimétrico, o ideal é contar com a ajuda de um profissional qualificado, que examina a região e indica um tratamento adequado. Mas existem alguns testes que podem ser realizados em casa, com a ajuda de aplicativos de celular, a exemplo do Simetria Facial, disponível nas lojas de apps para IOS e Android.

Como e por que diagnosticar a assimetria facial na clínica odontológica?

Na clínica odontológica, o cirurgião-dentista examina a condição por meio de exames clínico e radiográfico. O diagnóstico deve ser preciso para determinar a causa da assimetria facial, considerando a extensão e a gravidade do problema.

Após examinar e diagnosticar o quadro clínico, o profissional deve definir o melhor procedimento para harmonização da face do paciente.

Além do desconforto estético, o rosto assimétrico pode gerar outros incômodos para a pessoa, afetando as funções da boca e provocando dores miofaciais, no tensionamento dos músculos, associadas à cefaleia — forte dor de cabeça — e fibromialgia — doença reumatológica que afeta a musculatura do corpo. Por isso, o ideal é procurar ajuda especializada para tratar a condição.

Aqui, você ficou por dentro das características, das causas e dos principais tratamentos do rosto assimétrico, uma condição que modifica os aspectos físicos do organismo, produzindo uma grande diferença entre o lado direito e esquerdo do rosto. Portanto, para ganhar autoestima e melhorar a qualidade de vida, procure ajuda profissional e siga as orientações do dentista.

O que achou do conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o rosto assimétrico? Compartilhe a sua opinião e possíveis questões sobre o tema. Deixe um comentário aqui!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.