Agende sua avaliação

Quem tem bruxismo pode usar lente de contato? Descubra!

Tempo de leitura 3 min

O bruxismo é uma desordem funcional que provoca o ranger dos dentes de maneira involuntária, geralmente durante o sono. A pressão provoca o desgaste dos dentes e, em casos graves, problemas ósseos na articulação da mandíbula e na gengiva.

Mas quem tem bruxismo pode usar lente de contato? É uma dúvida comum entre as pessoas que sofrem com essa desordem funcional. Para responder à pergunta, preparamos este conteúdo.

A seguir, você poderá entender o que o bruxismo provoca nos dentes, as lentes de contato dental mais indicadas para quem sofre com esse problema e os cuidados para manter a saúde bucal em dia. Boa leitura!

O que o bruxismo provoca nos dentes e na saúde bucal?

Caso não seja diagnosticado e tratado de maneira adequada, o bruxismo provoca o desgaste dos dentes, levando a fraturas e à perda dental. A desordem funcional também está associada a dores de cabeça, incômodos nos músculos do rosto e doenças na gengiva.

Afinal, quem tem bruxismo pode usar lente de contato dental?

Sim! As pessoas que sofrem com bruxismo podem usar lente de contato dental, confeccionada com lâminas finas de porcelana cimentadas nos dentes para melhorar a forma, a cor e o tamanho dos elementos dentários.

No entanto, o paciente deve procurar ajuda especializada. Em uma clínica, o dentista pode observar a gravidade do problema, examinando se há desgastes e fraturas na arcada dentária, por exemplo.

agendamento

Quais são as lentes de contato dental indicadas para casos de bruxismo?

Existem vários tratamentos para restaurar as funções e a estética do sorriso, e não seria diferente com os pacientes que sofrem com bruxismo. Para esses casos, são indicadas as facetas laminadas, próteses de porcelana ou resina finas coladas na frente da dentição que proporcionam uma aparência natural ao sorriso.

Outra opção de tratamento é a restauração em resina composta. Essa é uma técnica para restaurar as fraturas dentárias com um material polimérico (a resina composta) cujas propriedades permitem reconstruções harmônicas e duráveis dos elementos dentários prejudicados pelo bruxismo.

Por fim, a prótese dentária é um tratamento para quem sofre com bruxismo e já perdeu uma parte da arcada. Essa técnica substitui um ou mais dentes e outras partes da boca, como gengiva e ossos, restaurando as funções e a aparência da cavidade oral.

Quais cuidados tomar para usar lente de contato dental com bruxismo?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para pacientes que usam lente de contato dental com bruxismo:

  • não roer as unhas e não usar os dentes para abrir objetos, evitando fraturas na lente de contato dental;
  • evitar líquidos que mancham os dentes, como café, vinhos e chás escuros;
  • escovar os dentes após as refeições;
  • usar o fio dental regularmente;
  • evitar o consumo de vinagre, iogurte e refrigerante — alimentos que podem deixar a superfície das lentes opacas;
  • utilizar escova de dentes com cerdas macias.

Para quem sofre com bruxismo, também é fundamental utilizar placas de relaxamento, com a recomendação de um dentista. As placas evitam a pressão sobre os dentes e outros elementos da cavidade oral.

Neste conteúdo, você descobriu que quem tem bruxismo pode usar lente de contato, desde que não tenha graves fraturas ou perdas dentais relacionadas ao problema. Por isso, conte com a ajuda de um profissional qualificado para avaliar o caso pessoalmente. A Odonto Company oferece uma equipe multidisciplinar, com os melhores dentistas da região, para deixar o sorriso bonito e saudável.

O que está esperando para voltar a sorrir sem medo? Entre em contato com a Odonto Company e agende já a sua consulta odontológica!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.