Ortodontia

Você sabia que dentistas podem fazer procedimentos estéticos? Confira quais são!

março 8, 2019
Tempo de leitura 6 min

A odontologia evoluiu muito nos últimos anos e, se antes ser dentista se resumia a cuidar dos dentes e gengivas, hoje a área de atuação do profissional é bem mais ampla. Isso porque a beleza do sorriso vai muito além de ter dentes bonitos, bem alinhados e gengivas saudáveis — a harmonia facial também é um quesito fundamental na construção de um belo sorriso.

Mas você sabe quais são os procedimentos estéticos realizados por dentistas? Além de alguns tratamentos dentários, os profissionais da área também podem fazer procedimentos na face. Confira alguns deles agora mesmo!

Aplicação de botox

O botox já era utilizado com fins terapêuticos por dentistas há algum tempo para tratar problemas como bruxismo e DTM. Mas atualmente, a toxina botulínica já pode ser utilizada pelos profissionais odontólogos com objetivos exclusivamente estéticos.

A substância é utilizada para corrigir o sorriso assimétrico, a depressão nos cantos da boca, as linhas de expressão e o sorriso gengival. Vale ressaltar que, apesar de ser um procedimento simples, a aplicação do botox pede conhecimentos técnicos para que proporcione os resultados desejados.

A única contraindicação ao uso do produto é uma possível alergia à toxina. No mais, pessoas adultas de todas as idades podem recorrer ao procedimento.

Bichectomia

Esse é um dos procedimentos estéticos realizados por dentistas mais procurados dentro das clínicas e consultórios. A bichectomia consiste na retirada de bolas de gordura das bochechas, conhecidas como bolas de Bichat.

O procedimento é indicado para pessoas que têm um rosto muito arredondado e bochechas grandes. Depois da cirurgia, o paciente ganha um rosto mais fino e harmônico. 

Nas mulheres, a bichectomia causa o chamado efeito blush, pois deixa as maçãs do rosto mais evidentes.

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico também está entre os procedimentos estéticos realizados por dentistas. Ele foi liberado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) há pouco tempo. Até alguns anos, esse tratamento era encontrado exclusivamente dentro dos consultórios médicos.

O procedimento consiste no uso do ácido hialurônico para preencher rugas profundas em diversos pontos da face, como no bigode chinês e nas rugas de marionete. A substância também é utilizada para dar volume ao rosto e aos lábios.

O preenchimento é indicado para pacientes com sinais de envelhecimento, como rugas profundas, ou para quem deseja mudar o contorno da face e o volume dos lábios.

Cirurgia plástica gengival

A cirurgia plástica gengival é indicada para pacientes que estão insatisfeitos com o tamanho, a cor ou o formato de suas gengivas. A cirurgia corrige imperfeições como o excesso de tecido, que é retirado com um bisturi. Depois, é feita a remodelação das gengivas.

No caso das gengivas pequenas ou retração gengival, é feito um enxerto com tecido retirado do próprio paciente. A cirurgia é realizada em consultório, sob anestesia local.

O procedimento, que não é demorado, é indicado para pacientes que apresentam sorriso gengival — quando a gengiva aparece excessivamente no sorriso —, para quem sofre com a retração nas gengivas ou para aqueles que estão insatisfeitos com o formato dos tecidos.

Clareamento dental

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados dentro dos consultórios odontológicos. O tratamento pode ser feito tanto em casa, sob orientação do profissional, quanto no consultório.

O clareamento remove manchas nos dentes, que são causadas pelo consumo excessivo de alimentos muito pigmentados ou por maus hábitos, como o uso do tabaco aliado à má higiene bucal. O procedimento devolve aos dentes sua cor natural em poucas sessões.

O tratamento é feito com produtos químicos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida. Os resultados não são definitivos, mas podem durar cerca de dois anos, dependendo dos cuidados do paciente.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são laminados finos, confeccionados sob medida para cobrir imperfeições no sorriso. Elas são, na realidade, capinhas de cerâmica que são cimentadas na parte da frente dos dentes.

As facetas de porcelana são indicadas para correção na cor dos dentes, quando o clareamento dental já não é o suficiente, para fechar espaços — diastema —, cobrir dentes fraturados ou trincados e ainda para mudar o formato do sorriso.

Uma vez cimentada no local, não há como distinguir uma faceta de um dente natural. Além de cumprir as funções estéticos, os laminados de porcelana ainda cumprem as funções mastigatórias, pois o paciente pode se alimentar normalmente, mesmo quando faz o tratamento.

O procedimento é simples e indolor e, em poucas sessões, o paciente sai com um sorriso “novinho em folha”. 

Lentes de contato

As lentes de contato são a evolução das facetas de porcelana, pois são mais finas. Para cimentá-las nos dentes, é necessário um mínimo desgaste e, dependendo do caso, esse processo nem é necessário.

As lentes de contato são indicadas para correções mais sutis no sorriso, como alterar o tamanho ou a forma dos dentes e fechar espaço entre eles. Elas são recomendadas também para fazer pequenas alterações na cor do sorriso. Nesse caso, o paciente não tem dentes muito escurecidos, mas quer mudar um pouco a coloração deles.

Tanto facetas quanto lentes de contato exigem baixa manutenção e, se bem cuidadas, podem durar mais de 10 anos.

Ancoragem esquelética

Esse procedimento tem uma finalidade estética, mas também funcional. O tratamento consiste em colocar pequenas placas na maxila e na mandíbula, com o objetivo de servirem de âncora para o aparelho ortodôntico. A ancoragem, junto com o aparelho, busca corrigir a posição dos dentes e a mordida de forma mais rápida.

Em casos mais severos, quando é necessário a realização de uma cirurgia ortognática, o uso dessa técnica pode ser o suficiente para dispensá-la.

Esses são alguns dos procedimentos estéticos realizados por dentistas mais procurados dentro dos consultórios e clínicas odontológicas. Vale ressaltar que, apesar de todos serem tratamentos não invasivos, é necessário escolher um profissional capacitado. Caso contrário, os resultados serão insatisfatórios e você ainda pode sofrer prejuízos, tanto financeiros quanto em sua saúde.

Gostou do post e está pensando em fazer um desses procedimentos para dar aquele up em seu visual? Então entre em contato com a Odonto Company e agende uma avaliação sem compromisso! Temos uma equipe altamente especializada, pronta para atender você e sua família

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário