Qual a importância da pasta de dente com flúor?
Você sabia que a pasta de dente com flúor é indispensável para a saúde dos seus dentes? Esse elemento químico desempenha um papel muito importante em deixar os dentes mais fortes, mantendo a firmeza e a rigidez necessárias para o “trabalho” deles no dia a dia, como morder e mastigar alimentos de diferentes texturas.
Foi pensando na importância desse ingrediente que decidimos apresentar este post a você! Aqui, aprenda o que é o flúor, o motivo de ele estar presente na fórmula da pasta dental e, ainda, em quais momentos você deve evitar utilizar pasta de dente com flúor!
Acompanhe o texto e aprenda ainda mais sobre a sua saúde bucal!
O que é e para que serve o flúor na pasta de dente?
O flúor é um mineral natural encontrado na água, no solo e em diversos alimentos (arroz, peixes, feijão e em algumas verduras). Quando adicionado à pasta de dente, esse elemento desempenha um papel fundamental na prevenção da cárie.
Além disso, como comentamos no início do texto, o flúor fortalece o esmalte dos dentes, tornando a camada externa do seu sorriso mais resistente à corrosão causada pelos ácidos produzidos pelas bactérias naturais da boca. Ele também pode ajudar a reparar pequenas lesões no esmalte, revertendo o início das cáries.
Qual a importância da pasta de dente com flúor?
Já deu para perceber que o flúor tem diversos impactos positivos na sua saúde bucal, não é? São tantos pontos de importância que os organizamos em uma lista para que você visualize com perfeição. Acompanhe!
Prevenção de cáries
A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comuns em todo o mundo, mas que é possível prevenir com os cuidados corretos. Entre eles está a escovação dos dentes regularmente com pasta de dente com flúor. O hábito ajuda a prevenir a formação de cáries, mantendo os dentes saudáveis e livres desse tipo de deterioração.
Fortalecimento do esmalte
Você já deve saber que o esmalte é a camada protetora externa dos dentes. Escovar os dentes com pasta de dente com flúor ajuda a fortalecer essa camada, tornando os dentes mais resistentes aos ácidos já presentes na boca e apresentados em alimentos, assim como às bactérias que podem causar danos.
Redução da sensibilidade
A sensibilidade dentária pode ser um incômodo, especialmente ao consumir alimentos ou bebidas quentes, frios ou doces. O flúor na pasta de dente pode ajudar a reduzir a sensibilidade, já que uma das qualidades do elemento é o fortalecimento do esmalte, que acaba por proteger os dentes contra estímulos externos.
Quando a pasta de dente com flúor deve ser usada?
A pasta de dente com flúor deve ser usada em todas as idades, desde a infância até a vida adulta. Para crianças pequenas, é importante escolher uma pasta de dente com uma quantidade adequada de flúor, conforme recomendado pelo odontopediatra. Adultos também devem utilizar pasta de dente com flúor regularmente, como parte de uma rotina completa de cuidados bucais.
Embora a pasta de dente com flúor seja benéfica para a maioria das pessoas, em alguns casos específicos, ela pode não ser recomendada. Por exemplo, as pessoas que são alérgicas ao flúor ou que tenham sido aconselhadas por um profissional de saúde a evitá-lo devem optar por alternativas de pasta de dente sem flúor. Além disso, vale ficar de olho na quantidade! O excesso de flúor pode levar a condições como a fluorose, que pode causar manchas nos dentes.
Agora que você sabe que a pasta de dente com flúor apoia a saúde dos seus dentes, chegou a hora de reconhecer os hábitos que podem levar à perda do esmalte dental. Acompanhe a leitura!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”