Ortodontia

Como escolher pasta de dente para criança?

novembro 6, 2018
Tempo de leitura 3 min

Assim que aparece o primeiro dentinho, os pais já devem fazer a higienização oral dos bebês. A grande questão é como escolher a pasta de dente para criança que vai realmente proteger a saúde bucal.

A dúvida é muito comum e surge por conta da infinidade de cremes dentais para o público infantil, com variações não só no sabor, mas também na concentração de flúor — mineral que protege os dentes das cáries.

Para que você consiga fazer a melhor escolha, desenvolvemos este post. Confira as nossas orientações e fique mais tranquilo na hora de escolher a pasta de dente!

Como deve ser a escovação das crianças?

Até os 6 anos de idade, o recomendado é que os pais façam a higienização oral dos pequenos, a fim de garantir que todos os restos de alimentos foram retirados. Você pode fazer a limpeza em frente ao espelho, explicando para a criança a importância de cuidar da saúde bucal.

Faça movimentos suaves e circulares em todos os dentes e lembre-se de limpar as gengivas e língua. Incentive-a também a cuspir a espuma. Para as crianças com dentes mais juntos, é importante passar o fio dental.

É fundamental que o pequeno fique à vontade, por isso brinque com ele e, dê preferência, escolha produtos com personagens para tornar a higienização um momento divertido.

Qual pasta de dente é a mais indicada?

Uma questão controversa entre os especialistas é a escolha da pasta de dente. A preocupação ocorre porque as crianças não sabem cuspir e acabam engolindo o creme dental. Se o produto tiver flúor, essa ingestão em excesso pode acarretar a fluorose, problema que deixa marcas brancas permanentes na dentição.

Então, o que fazer? A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria é utilizar a pasta de dente para criança com concentração de flúor em torno de 1.100 PPM (informação que consta no rótulo). É uma garantia de proteção dos dentinhos contra as bactérias que causam as cáries.

Mas e se ela engolir o produto? Para evitar a fluorose, é importante os pais colocarem a quantidade de creme dental correta na escova:

  • para bebês e crianças que não sabem cuspir a espuma — porção equivalente de um grão de arroz ou cerca de 0,1 g;
  • para aquelas maiores, que já conseguem cuspir e têm menos chance de ingerir o produto — porção equivalente a um grão de ervilha ou cerca de 0,3 g.

Além disso, não deixe a pasta de dente acessível para a criança, evitando assim a ingestão do produto, que geralmente apresenta sabores e cores agradáveis para ela.

Em caso de dúvida, siga sempre a recomendação do odontopediatra.

Qual escova dental escolher?

Na hora de escolher a escova, veja a indicação para a faixa etária. É importante que o produto tenha cerdas macias — para não machucar a gengiva — cabeça pequena e cabo longo.

Troque a escova a cada três meses ou assim que as cerdas estiverem gastas para que a limpeza seja eficiente.

Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde cedo, por isso é importante saber escolher a pasta de dente para criança. Escove os dentes dos seus filhos sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Além disso, leve-o regularmente ao odontopediatra para garantir um sorriso bonito e saudável!

E na sua casa? Como é feita a higienização bucal dos pequenos? Compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário no post!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário