Qual a diferença entre dentista clínico geral e ortodontista?
Os profissionais da odontologia estudam e realizam o tratamento de problemas no sistema estomatognático, que compreende o crânio, a face, o pescoço e a cavidade bucal. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece que o cirurgião-dentista pode atuar em 23 áreas de especialização, atividades que abrangem os ossos, a musculatura mastigatória, as articulações, os dentes e os tecidos bucais.
Entre as diferentes áreas de atuação na odontologia estão o dentista clínico geral e o ortodontista. Mas você sabe qual é a função, as indicações e as especificidades de cada uma dessas funções?
Este conteúdo responderá às questões e mostrará, ainda, por que contar com ajuda qualificada para cuidar das funções e da estética do sorriso. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
Afinal, o que é dentista clínico geral?
O dentista clínico geral é um profissional graduado em odontologia que tem como foco o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face.
Atuando em situações mais genéricas, ele é qualificado para atender a diversas competências no consultório, desde a prevenção até o diagnóstico, passando pelo tratamento de condições, desordens e doenças dentais e gengivais.
O que faz o ortodontista?
A ortodontia é uma especialidade dedicada a corrigir o desenvolvimento dental e a posição dos ossos maxilares na arcada dentária. Por isso, o ortodontista é qualificado para tratar dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente na estrutura bucal, facilitando a limpeza oral e evitando que os elementos dentários sejam perdidos precocemente.
Desse modo, enquanto o dentista clínico geral atende as várias áreas da odontologia, com um conhecimento generalista sobre o funcionamento da boca, o ortodontista é um profissional especializado, detendo-se à correção de dentes e ossos maxilares.
Quais são as indicações para dentista clínico geral e ortodontista?
O dentista clínico geral deve realizar o atendimento inicial dos pacientes em um consultório odontológico, sendo responsável, inclusive, pelo encaminhamento da pessoa a outros especialistas, caso não consiga tratar o problema sem o auxílio de uma equipe multidisciplinar.
Ao procurar um cirurgião-dentista adequado para examinar o seu quadro, é importante saber que o dentista clínico geral realiza, na maioria das vezes, essas funções:
- aplicação de flúor;
- limpeza dental;
- atendimentos de urgência e emergência;
- pequenas restaurações dentárias;
- ajuste e polimento de restaurações dentárias;
- raspagem de tártaro (enrijecimento da placa bacteriana);
- remoção de cáries;
- orientação de técnicas sobre a higiene da boca.
Por sua vez, o ortodontista deve ser consultado para dúvidas sobre o alinhamento dos dentes e o fechamento da mordida. Caso o paciente apresente dificuldade para morder, mastigar ou falar, com elementos dentários em posição disfuncional na arcada, sejam tortos, encavalados ou mal posicionados, o profissional a ser acionado é o ortodontista.
Para facilitar a escolha do ortodontista, procure a ajuda desse profissional se apresentar um ou mais destes problemas:
- dentes tortos ou separados;
- queixo em posição muito para frente ou para trás, caracterizando prognatismo e retrognatismo;
- dentes superiores que não tocam os inferiores, sinalizando mordida aberta;
- perda precoce de um ou mais dentes;
- dor de cabeça ou incômodo no pescoço relacionado à posição disfuncional dos dentes na arcada;
- respiração pela boca;
- traumatismo odontológico.
Que diferenças existem entre o dentista clínico geral e o ortodontista?
Agora, você sabe quando se consultar com um dentista clínico geral e com um ortodontista. Mas quais são, exatamente, as diferenças entre esses profissionais da odontologia? Confira!
Especialidades
O dentista clínico geral é o profissional da área de odontologia qualificado para tratar problemas bucais de maneira generalista, atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de uma ampla variedade de condições dentais.
Já o ortodontista é focado no estudo, na prevenção e no tratamento de desvios e problemas nos ossos da face, na dentição e na oclusão (encaixe da arcada dentária superior com a inferior). Desse modo, o profissional corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de maneira inadequada na boca.
Formação
O dentista clínico geral deve ter formação generalista, ou seja, o profissional desenvolve, conforme Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia, o conhecimento relativo a todas as áreas da ciência odontológica, motivo pelo qual consegue examinar pacientes com diversos quadros clínicos, encaminhando-os aos devidos especialistas.
Por sua vez, a formação do ortodontista requer graduação em Odontologia e especialização em Ortodontia, seja um curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. Além disso, é necessário que as instituições de graduação e pós-graduação, no percurso formativo do ortodontista, sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Odontologia.
Atendimento às diversas áreas
O dentista clínico geral forma-se em Odontologia, mas não se especializa em nenhuma área. Por isso, o profissional tem uma função similar à do clínico-geral na medicina. Mas, no caso da ciência odontológica, o cirurgião-dentista realiza procedimentos básicos, como o atendimento emergencial, a extração de um ou mais dentes, a limpeza bucal e a remoção de cáries.
Diferentemente do dentista clínico geral, o ortodontista, com formação especializada em uma área da odontologia, indica e realiza tratamentos ortodônticos nos pacientes, a exemplo da colocação e da manutenção de aparelhos dentais.
Necessidade de acompanhamento clínico
O dentista clínico geral é quem faz, em grande parte dos casos, o primeiro contato com os pacientes, identificando os problemas bucais e considerando os tratamentos mais adequados para a pessoa.
Além disso, a odontologia clínica, área à qual está relacionado o trabalho do dentista clínico geral, é responsável por diversos procedimentos cotidianos, que não exigem acompanhamento profissional em curto período.
No caso do ortodontista, os procedimentos são mais complexos e tendem a requerer um acompanhamento clínico por um tempo.
Por que contar com um profissional qualificado?
O cirurgião-dentista é o profissional qualificado para examinar, diagnosticar, tratar e acompanhar problemas orais. Por isso, o paciente deve frequentar, semestral ou anualmente, uma clínica odontológica, sendo atendido por um clínico geral dentista ou um ortodontista, a depender do quadro clínico.
Aqui, você descobriu quais são as diversas atividades realizadas pelo dentista clínico geral e ortodontista, profissionais que atuam em diferentes áreas da odontologia, tratando casos moderados e graves que afetam a saúde da boca. Por isso, para manter o sorriso sempre bonito e saudável, é importante contar com uma equipe multidisciplinar em uma clínica odontológica de qualidade.
Melhore a saúde bucal e volte a sorrir sem medo? Entre em contato com a OdontoCompany e agende uma avaliação odontológica com os melhores dentistas da sua região!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
1 comentário