Agende sua avaliação

Os dentes podem entortar depois de usar aparelho? Confira aqui!

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Uma das preocupações mais comuns de quem faz tratamento ortodôntico é saber se os dentes podem entortar depois de usar aparelho, pois o esforço e disciplina para mantê-los corretamente precisam valer a pena.

Acontece que alguns comportamentos ou condutas inadequadas do indivíduo geram resultados insatisfatórios, causando frustração e arrependimento devido aos anos de utilização do aparelho dentário fixo.

Por isso, mostraremos a seguir quais são as condições que propiciam o desalinhamento dos dentes após o uso do aparelho e como evitar que esses problemas ocorram.

Acompanhe com a gente!

Os dentes podem entortar depois de usar aparelho?

A resposta é sim, mas dependerá de diversos fatores comportamentais ou de condutas profissionais. Isso porque a inserção de qualquer aparelho dentário é feita para modificar a estrutura e tratar alguns distúrbios clínicos, como o bruxismo.

Além disso, o nosso organismo é flexível para adaptar-se aos estímulos e no caso dos dentes isso acontece devido a uma neoformação óssea, essencial para mudança da arcada dentária conforme planejado pelo ortodontista.

No entanto, com a retirada precoce do aparelho, adaptações desencadeadas podem retornar à normalidade antes do uso, uma vez que não terá contenção suficiente para impedir as novas transformações.

Então, o tempo em que a pessoa usar o aparelho será determinante para avaliar se houve a alteração desejada, no caso o alinhamento dos dentes, melhoria do sorriso e inclusive nos aspectos respiratórios.

No entanto, algumas situações podem interferir nesse processo e com isso os dentes podem voltar ao estado antes da utilização do aparelho. Por isso é preciso análise por parte do dentista e comprometimento do indivíduo.

Como ocorre o entortamento dos dentes após a retirada do aparelho?

O fundamento científico para esse problema está relacionado aos tecidos e fibras colágenas que são responsáveis pela sustentação dos dentes e geram a chamada memória de posicionamento.

Além disso, toda a cavidade oral que inclui o osso que reveste os dentes, língua, lábios, bochecha e musculatura do rosto se adaptarão gradativamente após a colocação do aparelho.

Em um primeiro momento, se observam alterações na mordida, um pouco de dor devido a pressão dos dentes e com o tempo esses sintomas vão diminuindo conforme o reposicionamento dentário.

Da mesma forma que ocorreu uma primeira adaptação, também acontecerá uma segunda após a retirada dos aparelho ortodôntico, e dependendo de como isso se processará é possível voltar gradativamente ao posicionamento inicial antes da contenção fixa.

Assim sendo, ao final do tratamento com aparelho fixo é recomendável a contenção móvel para complementar a terapia e evitar examente que os dentes entortem de novo ou desalinhem de forma significativa.

Quais são os fatores que influenciam no entortamento dos dentes?

Um dos fatores que mais contribuem para falha no tratamento é a antecipação da retirada do aparelho fixo. Essa situação ocorre porque muitas pessoas reclamam da utilização, dos cuidados excessivos e ficam irritados com o tempo prolongado de uso.

Acontece que se for retirado antes do tempo determinado pelo ortodontista, os dentes provavelmente se readaptarão à sua posição de origem, desperdiçando o tempo em que o aparelho está fixado na arcada dentária.

Outro comportamento que favorece a perda dos resultados depois de usar aparelhos é a mania de roer unhas, relacionada a um quadro ansioso e, com isso, causando pequenos danos nas estrutura dentária.

Pessoas que optam por retirar antecipadamente o aparelho fixo, mesmo com orientação expressa do especialista para manter pelo tempo determinado, correm o risco de continuar com os dentes tortos.

Além disso, problemas gengivais ou necessidade de extração dentária também são causas de entortamento dos dentes e, por esse motivo, o caso deve ser bem avaliado pelo especialistas para não proporcionar danos estruturais e estéticos maiores.

Como evitar que os dentes entortem depois de usar aparelho ?

Para ter o sorriso perfeito e uma estrutura dentária sem problemas, muitas pessoas precisam usar aparelho e devem ter disciplina para manter todos os cuidados, inclusive, fazendo visitas periódicas ao dentista.

Desse modo, alguns hábitos devem ser abolidos, como o de roer unhas, que causa danos nos dentes e pode facilitar o sangramento, infecções nas cutículas e na gengiva, propiciando dor e desconforto nos indivíduos.

A higienização de quem usa aparelho deve acontecer após todas as refeições, com o uso de escova e fio dental para evitar o acúmulo de restos alimentares que contribuem com o processo de formação de cárie.

As cáries e a formação de tártaro são complicadores para aquelas pessoas que usam aparelhos e, por isso, devem ser tratadas precocemente. Outro problema para quem faz tratamento ortodôntico são as aftas, que causam dor até durante a mastigação. Assim, alguns alimentos ácidos devem ser evitados.

Outro ponto importante é não suspender precocemente o uso de aparelhos móveis/ de contenção, pois é provável que os dentes retornem à posição antes da colocação, frustrando as pessoas mais ansiosas.

Porque a avaliação ortodôntica é fundamental para isso?

Colocar aparelho dentário é uma decisão complexa, que envolve avaliação do especialista e da vontade da pessoa, para facilitar a adesão a um tratamento duradouro e com muitas variáveis.

Dessa forma, o acompanhamento de um bom profissional é crucial para apresentar as opções de acordo com a diagnóstico observado e da formalização da documentação ortodôntica, a fim de traçar um plano de ação para prever os possíveis problemas.

Também requer o comprometimento do paciente, em executar todas as orientações dadas pelo ortodontista, fazer as radiografias solicitadas e evitar hábitos que prejudiquem a efetividade do aparelho, principalmente aqueles que causam sobrecarga na arcada dentária.

Portanto, saber se os dentes podem entortar depois de usar aparelho é importante para que as pessoas fiquem mais atentas antes de abandonar o tratamento em sua fase mais importante ou revejam seus hábitos para que não prejudiquem o tão sonhado sorriso perfeito e adequado. Por isso, fique atento às mudanças na sua arcada dentária e procure sempre um profissional para lidar com esse problema!

E você, tirou suas dúvidas em relação ao assunto? Quer saber mais sobre isso ou quer relatar sua experiência? Então, deixe seu comentário agora mesmo!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

13 Comentários

    Gostaria de saber se pessoas acima de 60 anos pode colocar aparelho nos demtes

      Oi, Alzira. Tudo bem? Não existe um limite de idade para o uso de aparelhos ortodônticos, não. Então, a resposta é: sim 😀

        Olá tenho uma dúvida eu tenho meus dentes alinhados mas queria por aparelho fixo por que acho muito lindo questão de autoestima mesmo eu posso por?

          Olá, Ingrid, como vai? Agende já uma avaliação gratuita com um de
          nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link e
          tire todas as suas dúvidas https://odontocompany.com/clinicas

    Depois de 1 ano e 5 meses que eu estou usando o aparelho o dente que estava torto e agora esta reto fica as vezes fica doendo latejando é normal será que é por causa da pressão que o aparelho faz?

      Olá Rute, como vai? Exatamente! Como o aparelho é indicado para corrigir o posicionamento dos dentes, o aparelho faz pressão na boca para que os dentes se posicionem corretamente. Nesse processo, é comum que o paciente sinta algum desconforto. Veja aqui, algumas dicas para aliviar esse incômodo: https://blog.odontocompany.com/7-dicas-para-aliviar-a-dor-depois-da-manutencao-do-aparelho/

    Olá.. após o tratamento complet o do aparelho há necessidade de usar o de contenção?

      Olá Antonio, tudo bem? O objetivo da contenção é estabilizar os dentes na nova posição após todas as mudanças que foram feitas, portanto há necessidade sim de usar, após a retirada do aparelho.

    Boa tarde.
    Oque fazer quando a dentista após o aparelho fixo demorou 3 meses para colocar a contenção móvel vejo que meus dente abriu um pouco como proceder em um caso desse?

      Olá Rosangela, como vai? Isso pode variar de acordo com cada caso. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Olá Dr. Tudo bem? Eu tenho uma dúvida a respeito da falta de uso da contenção pós aparelho fixo. Tenho uma amiga que surtou à alguns dias atrás dizendo que os dentes estavam entortanto e que ela “estava sentindo”. Ela só estava a quatro dias sem usar a contenção. Por acaso, esse curto período de tempo realmente afeta nos dentes de imediato?

      Olá, Gabriela, como vai? Compreendemos a importância de cuidar da saúde bucal. A ausência do uso da contenção por um curto período de tempo, como quatro dias, geralmente não causa um desalinhamento significativo nos dentes. No entanto, é crucial seguir as orientações do ortodontista quanto ao uso da contenção para garantir a estabilidade dos resultados obtidos com o aparelho.

      Se sua amiga está preocupada com possíveis mudanças nos dentes, sugerimos que ela entre em contato conosco pelo link
      https://odontocompany.com/clinicas para uma avaliação mais detalhada. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e garantir a saúde bucal de forma eficaz.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.