Odontologia humanizada: 7 benefícios para o paciente
Sabemos que a odontologia estuda e trata o sistema estomatognático, ou seja, a região do crânio, da face, do pescoço e da cavidade bucal, além de alguns ossos, músculos, articulações, tecidos e, evidentemente, elementos dentários. Hoje, os profissionais dessa área estão desenvolvendo o seu lado humano e empático para conseguir atender o paciente de maneira segura, eficaz e especial, por meio da odontologia humanizada.
Pensando nisso, este post explicará tudo sobre a odontologia humanizada, desde o conceito até a importância de uma prática em saúde bucal focada nas dores específicas do paciente. Ainda, o artigo mostrará os principais benefícios da humanização odontológica e informará onde encontrar uma equipe qualificada para atender o seu caso clínico.
Continue a leitura e descubra 7 benefícios da odontologia humanizada!
Afinal, o que é odontologia humanizada?
Trata-se de uma área da saúde que trata o paciente com cuidado e empatia, envolvendo tempo e paciência para desenvolver um bom relacionamento entre o profissional e a pessoa que está sendo atendida, além de focar em aconchego e acolhimento para tornar o consultório um lugar confortável para todos.
Qual é a importância da odontologia humanizada?
A odontologia humanizada tem ganhado destaque na área da saúde orofacial porque oferece um atendimento sensibilizado ao paciente.
Desse modo, o profissional deve compreender não apenas as queixas que levam cada pessoa à clínica, mas também perceber as inseguranças e os medos, assumindo uma postura empática para cultivar um relacionamento significativo com quem está em tratamento.
Como funciona a odontologia humanizada na prática?
Agora, você deve estar se perguntando como a humanização odontológica ocorre na prática, não é? Esse atendimento, que consiste em técnicas para melhorar a interação entre o dentista e o paciente, melhora a qualidade do serviço prestado, desenvolvendo a capacidade organizacional na clínica, ambiente que deve compreender as necessidades subjetivas do paciente.
Quais são os principais benefícios da odontologia humanizada?
Agora que você já sabe a importância da odontologia humanizada, é preciso entender quais benefícios estão ligados a essa prática. Veja os 7 principais!
1. Bem-estar do paciente
A lista não poderia começar de melhor forma, pois um dos principais benefícios da odontologia humanizada é a promoção de bem-estar na clínica.
O motivo é que, ao focar em estratégias para se aproximar do paciente, o profissional redobra os cuidados com o diagnóstico e o tratamento oferecido ao público, transformando a clínica em um local afetuoso, seguro e confortável.
2. Diminuição do medo
Muitas pessoas sentem algum tipo de receio de procurar ajuda odontológica. Por isso, a humanização da odontologia tem como objetivo melhorar o atendimento oferecido ao paciente, qualificando os profissionais para saber o que está por trás de cada caso clínico.
Consequentemente, ao se aproximar da pessoa, o profissional consegue fazer o paciente compreender que não é preciso ter medo dos procedimentos bucais.
3. Desenvolvimento da empatia
Não é possível falar em humanização da odontologia sem trazer à tona a capacidade de empatia do cirurgião-dentista. O motivo é que, para se aproximar da pessoa em tratamento, o profissional precisa compreender os estados emocionais do “outro”, colocando-se no lugar de quem precisa corrigir desvios na região orofacial.
4. Êxito dos procedimentos
É verdade que o tratamento odontológico depende da qualificação do profissional para ser bem-sucedido. Mas o paciente, muitas vezes, tem de se comprometer com o pré e o pós-operatório, em caso de intervenções cirúrgicas e procedimentos duradouros, para conseguir reverter os problemas e voltar a sorrir sem medo.
E isso é possível com a humanização da odontologia, já que a estratégia aproxima o profissional do paciente, fazendo a dupla cooperar para promover um tratamento seguro e eficaz na região orofacial.
5. Mais conforto
O item anterior nos traz a este, uma vez que o êxito dos procedimentos bucais é reflexo de um ambiente odontológico mais confortável para todas as pessoas. E isso ocorre devido à postura empática do cirurgião-dentista em relação às dores e expectativas do público.
6. Sentimento de segurança
O paciente deixa de sentir medo de visitar o dentista quando recebe um atendimento humanizado. Sabe por quê? O profissional empático escuta a história de cada um e, além de prestar atenção aos sintomas clínicos, ouve os receios que levaram a pessoa a buscar ajuda especializada.
Então, ao entender o contexto, o especialista envolve o paciente no tratamento, fazendo-o se sentir confortável e, principalmente, seguro com o método escolhido para tratar as disfunções e aumentar a autoestima.
7. Compromisso com a saúde bucal
Por fim, a odontologia humanizada leva o paciente a compreender a importância de cuidar da saúde bucal, colocando-o ativamente no processo de cuidado dos elementos dentários e demais componentes orofaciais, seja com a limpeza diária da boca, seja com a visita semestral à clínica odontológica.
Assim, a pessoa enxerga o dentista como um verdadeiro aliado na promoção da saúde oral e entende porque deve redobrar a atenção para evitar sérios problemas na boca e em outros órgãos vitais do corpo humano.
Onde encontrar profissionais da odontologia humanizada?
A odontologia humanizada é uma resposta ao medo que muitas pessoas têm de procurar o dentista, já que a prática conscientiza os profissionais sobre a importância de ouvir os medos e as expectativas do paciente, ampliando a preocupação com o diagnóstico preciso e o tratamento clínico adequado para a pessoa com problemas bucais.
Por isso, para ser atendido com dignidade e respeito, procure uma clínica odontológica que oferece atendimento multidisciplinar e é reconhecida na área da saúde devido ao compromisso dos seus cirurgiões-dentistas com o bem-estar da população.
É o caso da OdontoCompany, uma rede de clínicas odontológicas, com franquias em todas as regiões do país, que atende as diversas áreas da odontologia atual com boa estrutura, equipe multidisciplinar e foco na odontologia humanizada.
Aqui, você entendeu tudo sobre a odontologia humanizada, uma área da saúde orofacial que reúne estratégias para aproximar o cirurgião-dentista do paciente, transformando a clínica odontológica em um espaço confortável e sensível aos anseios e desejos de cada pessoa que precisa se comprometer com um tratamento bucal.
Pronto para voltar a sorrir sem medo? Entre em contato com a OdontoCompany e conheça profissionais engajados na odontologia humanizada!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”