Agende sua avaliação

Qual a relação entre odontologia e estética afinal?

Tempo de leitura 3 min

Mais do que dentes limpos e saudáveis, um sorriso perfeito também está ligado a dentes brancos e harmoniosos. É um resultado que pode ser alcançado com a ajuda de procedimentos capazes de unir odontologia e estética. As duas áreas se complementam e trazem benefícios duradouros para a vida de pacientes.

Enquanto a odontologia está ligada a procedimentos relacionados à saúde bucal, a estética abrange procedimentos relacionados à correção de imperfeições, manchas e outras características do corpo. A odontologia estética (o ramo que nasce da união entre as duas áreas) tem por objetivo transformar o sorriso de pacientes e fazê-los resgatar a autoestima.

Quer saber mais? Preparei uma lista com os benefícios da relação entre odontologia e estética para você conferir e, quem sabe, planejar seus próximos procedimentos estéticos. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Melhora a autoestima

Uma autoestima elevada é fundamental para a vida pessoal e profissional. Quando a pessoa se sente bem consigo mesma, tudo fica mais fácil de lidar no cotidiano. O bem-estar com a própria aparência tem uma relação direta com essa sensação.

Uma das preocupações do brasileiro é com o sorriso sem cáries ou imperfeições que destacam no rosto. Nesse sentido, as práticas da odontologia estética podem ajudar no que for preciso.

A estética, por sua vez, pode amenizar alguns problemas faciais, como o desenvolvimento de rugas dinâmicas, por meio de procedimentos simples como a aplicação da toxina botulínica, que ajuda durante ou após o tratamento odontológico.

Melhora a cor dos dentes

Manchas nos dentes são causadas por diversos fatores, em especial pelo tabagismo. O primeiro passo é abandonar esse vício durante tratamentos odontológicos, caso seja necessário.

Com uma avaliação, pode-se optar por diversas opções de clareamento dentário, capazes de gerar resultados a curto, médio e longo prazo. Com a redução de manchas, é possível usufruir de um sorriso harmônico e bonito, e uma autoestima mais elevada.

Harmonização dos dentes

A harmonização facial e dentária é um procedimento requisitado pelos pacientes porque há empresas e profissionais habilitados para realizá-lo.

Por meio de alguns procedimentos, é feita a correção de assimetrias e a melhora de algumas proporções faciais. Trata-se de um exemplo da relação entre odontologia e estética em que odontólogos, dermatologistas e biomédicos atuam em etapas específicas para trazer o resultado esperado ao paciente.

Todos os procedimentos devem evidenciar a naturalidade e coloração dos dentes, prezando pela simetria com o sorriso e as bochechas. Considerando a grande procura por procedimentos estéticos na odontologia, observa-se uma preferência pela colocação de lente de contato dental, harmonização facial, aplicação de toxina botulínica, entre outros.

No entanto, é importante buscar por clínicas que garantam higienização e assepsia do ambiente, especialistas com conhecimento e experiência no assunto, que sejam simpáticos e esclarecedores.

Como vimos, há uma relação entre odontologia e estética extremamente benéfica para os pacientes. Por outro lado, antes de se propor a realizar um procedimento de odontologia estética, é fundamental escolher clínicas com credibilidade no mercado e tirar todas as dúvidas com os profissionais habilitados.

E você, tem interesse em realizar procedimentos odontológicos? Aproveite para conhecer mais sobre a Odonto Company e agende sua avaliação conosco.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.