Nervo do dente morto: o que significa e o que devo fazer?
Você já ouviu falar em nervo do dente morto? A condição se aplica à perda da vitalidade pulpar, região da boca conhecida popularmente como nervo. Isso ocorre quando a parte interna da dentição, formada pela polpa, tecido conjuntivo altamente vascularizado, e pela irrigação sanguínea, perde as suas funções, levando à morte do elemento dentário.
Pensando nisso, este conteúdo explicará quais são as causas e os sinais de nervo do dente morto, mostrando o que acontece com o paciente que sofre com esse problema bucal e que tratamento é indicado para recuperar as funções e a estética do sorriso. Boa leitura!
Quais são as causas de nervo do dente morto?
Você já sabe o que caracteriza o nervo do dente morto, mas conhece as causas desse problema? Veja as principais!
Trauma
O trauma dentário é uma das causas do nervo do dente morto, sabe por quê? Ao sofrer uma força externa, seja por acidente automobilístico, queda ou agressão física, por exemplo, os elementos dentários são atingidos e, em alguns casos, perdem a vitalidade.
Cárie
A cárie é uma condição provocada pela proliferação de bactérias na cavidade oral. Desse modo, os micro-organismos se alimentam de restos de alimento, liberando uma substância corrosiva que destrói a camada externa da dentição, danificando, em casos mais severos, a parte interna do dente. Quando isso acontece, o nervo pode ser atingido, causando a perda da vascularidade e, em decorrência, a perda dental.
O que acontece quando o nervo do dente necrosa?
A necrose pulpar é o termo técnico que designa a falência do sistema de nervos e a perda de irrigação sanguínea do dente, resultado do comprometimento da polpa dental. Ao ser acometido por essa condição, o sistema nervoso, responsável pela vitalidade do elemento dentário, deixa de funcionar, levando ao nervo do dente morto.
Quais são os sinais a serem observados?
Ao sentir qualquer incômodo na boca, é fundamental buscar ajuda especializada para verificar se está tudo bem com a saúde bucal. Para quem sofre com nervo do dente morto, esses são os principais sinais dessa condição:
- dor de dente, devido à perda de vitalidade da dentição;
- mau hálito, gerado pelo comprometimento da parte interna do dente;
- inchaço no rosto, indicando, geralmente, infecção na arcada dentária do paciente.
Que tratamento é recomendado para o nervo do dente morto?
Ao diagnosticar o nervo do dente morto, o cirurgião-dentista recomenda ao paciente o tratamento endodôntico, ou seja, uma técnica para tratar disfunções na parte interna do dente.
Assim, o especialista recupera a região da polpa ou nervo dental, removendo o tecido pulpar para, em seguida, vedar o canal. A depender da gravidade do caso clínico, o dentista pode indicar, também, a colocação de uma prótese dentária.
Aqui, você entendeu o que é, quais são as causas e que sinais indicam a presença de nervo do dente morto, uma condição que danifica a área interna da dentição e que precisa de um atendimento urgente na clínica odontológica, onde o paciente recebe um tratamento adequado.
O conteúdo foi realmente útil para você? Ainda tem dúvidas sobre o nervo do dente morto? Deixe o seu comentário!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
janeiro 10, 2024 às 11:03 pm
Oque acontece se tirar o nervoso do dente sem precisar
janeiro 11, 2024 às 5:40 pm
Olá, Jeferson, como vai? Recomendamos que procure um profissional
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas.