Agende sua avaliação

Como realizar a limpeza da prótese fixa em casa? Entenda aqui

Tempo de leitura 3 min

O sorriso harmônico melhora a aparência facial e as funções vitais para o organismo, como a mastigação e a respiração. Mas, para que peças odontológicas ajudem os pacientes a ter mais qualidade de vida, é preciso fazer uma higienização bucal de forma adequada. Não perca mais tempo: descubra, neste post, como deve ser a limpeza de prótese fixa em casa.

Você também vai saber por que a higienização da prótese fixa reduz disfunções e o odor bucal, e como acessórios caseiros (como a escova modelo unitufo, o fio dental de ponta rígida e o passa fio) auxiliam nessa tarefa importante. Comece a leitura já e tire as dúvidas sobre o tema!

Por que realizar a limpeza da prótese fixa?

Pessoas com prótese devem redobrar o cuidado com a higiene bucal, sabe por quê? O motivo é que o protocolo fixo pode desencadear problemas como o mau hálito, o acúmulo de placa bacteriana e até a periimplantite, uma infecção nos tecidos orais que leva, em último caso, à perda da peça.

Como a limpeza de prótese fixa deve ser feita?

Até o momento, você sabe por que deve prestar mais atenção à higiene da sua prótese fixa. Mas a pergunta que fica é como essa limpeza deve ser feita em casa? Para resolver a questão, basta seguir este passo a passo:

agendamento
  • utilize escovas interdentais e faça movimentos circulares na dentição, especialmente na região implantada, para remover restos de alimento sobre os dentes;
  • após concluir a escovação, passe o fio dental (indica-se o modelo super floss), que garante a completa remoção de resíduos entre os dentes e a gengiva;
  • termine o processo de higienização com enxaguante bucal. Cuidado para não fazer o enxague com modelos à base de substâncias abrasivas que danificam a prótese; peça indicação de marcas para o seu dentista.

Ainda que a limpeza caseira da prótese seja importante, você não deve deixar de procurar o dentista periodicamente. O profissional faz a higienização completa da peça, prevenindo problemas e mantendo o funcionamento do protocolo fixo.

Como acessórios caseiros podem ajudar na higienização?

Seguindo a lista de cuidados, você consegue deixar a sua prótese livre da ação de bactérias e disfunções orais. Porém, alguns acessórios ampliam a higienização da prótese fixa em casa. É o caso da escova modelo unitufo, a qual facilita a limpeza da região com cerdas especiais.

Fora isso, o fio dental de ponta rígida, em material nylon, melhora a inserção do utensílio entre os dentes, auxiliando a remoção de resíduos na dentição. Igualmente, o passa fio é uma peça em formato de agulha que ajuda na limpeza oral e, por fim, aparelhos de jato d’água (a exemplo do Waterpik) podem ser úteis para assear a parte de baixo da prótese.

Neste artigo, você entendeu por que fazer limpeza de prótese fixa e como o processo deve ser realizado, com fio dental e escovas interdentais. Vimos também que alguns acessórios caseiros auxiliam na limpeza da peça, reduzindo o acúmulo de placa bacteriana e o mau cheiro no local.

Agora que conhece os benefícios de limpar a sua prótese fixa, ajude os seus amigos a ter mais qualidade de vida, cuidando mais da higiene bucal. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

15 Comentários

  1. Fix o implants pra colocar a protese fixa fez quase 20 dias,gostaria de saber se posso usar o fio dental por baixo da protese provisoria?Estou um pouco receiosa pra colocar estou com medo do fio enganchar nos parafusos por favor me explique o que devo fazer

    1. Olá, Carla! Tudo bem? É fundamental manter a higiene bucal, principalmente durante esse período. O uso do fio dental é altamente recomendado, assim como outros itens como as escovas interdentais.

  2. Boa noite
    Eu gostaria de saber se a pasta de dente não é abrasivo pra prótese fixa . Qual é a marca adequada ?

  3. Ola fiz a prótese aí com vcs,mas não me indicaram passar o fio dental, somente uma escovinha,só que é muito difícil usar está escovinha por não ter cabo,e ser muito pq,estou dando muitas aftas,pode me ajudar?

    1. Bom dia.
      Gostaria de saber, como clarear prótese sobre implantes.
      Eu tenho prótese fixa, superior e inferior,estão ficando amareladas.

      1. Olá José, como vai? Esse clareamento pode ser realizado por um profissional especializado. Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  4. Boa noite,
    minha dentista está tentando retirar minha ponte fixa sem causar danos mais ela não sai. o que podemos fazer

  5. Boa tarde, doutor, coloquei uma ponte hoje,na parte de cima está me incomodando muito, é normal o incômodo.

    1. Olá Simone, como vai? Sentir um leve desconforto durante os primeiros dias de readaptação com a prótese é comum. Porém, quando a ponte causa dor e até mesmo feridas na gengiva é importante consultar o dentista.

  6. Estou tentada a colocar prótese fixa, mas estou bastante receosa, uma vez que me foi comunicado de que deverei retirar 4 dentes, entre espaços vazios no maxilar superior, para que o trabalho fique perfeito. Gostaria de contar com a sua opinião, para posteriormente fazer marcação no vosso consultório.
    Obrigada
    Mari Jorge

    1. Olá Maria Jorge, como vai? Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso, a prótese fixa ou prótese protocolo é uma excelente opção, ela reestabelece as funções de mastigação e fala, e o resultado estético é natural. Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  7. Fiz prótese fixa, mas estou sentindo muito dor nos dentes desgastados o que fazer pra passar essa dor?

    1. Boa tarde Célia, use uma escova dental de cerdas macias e segure a escova em um ângulo de 45 graus. Escove com movimentos de vai-e-vem ao longo da margem gengival. Para ajudar a acalmar os nervos dos dentes enquanto escova, você pode usar um creme dental para dentes sensíveis. Espero ter ajudado!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.