Agende sua avaliação

Qual a importância de contar com um especialista em implante dentário?

Tempo de leitura 5 min

A perda de um dente pode provocar problemas para a saúde e autoestima de uma pessoa. Para compensar essa situação, é recomendável um implante dentário. Mas isso não deve ser feito por qualquer dentista. É preciso ser um especialista em implante dentário, ou seja, um implantodontista.

Isso porque um implante dentário é algo bastante invasivo e a sua durabilidade depende das mãos cuidadosas de um bom profissional. Ainda, as técnicas mais recentes devem ser utilizadas, a fim de reduzir riscos de insucesso.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este post e conheça mais dessa área da implantodontia, o que faz um implantodontista e como a escolha bem-feita desse profissional pode ser importante para o tratamento. Por fim, descubra como encontrar esse profissional. Confira!

O que é implantodontia?

Implantodontia é uma área da odontologia que tem como objetivo reconstruir uma parte do dente por meio de um implante. Trata-se de um dispositivo instaurado de forma cirúrgica dentro do osso da mandíbula e maxilar. 

Para que o implante seja fixado, utiliza-se um parafuso de titânio, material biocompatível com o nosso organismo. O implante acaba funcionando como substituto para raiz natural do dente. 

Além disso, a implantodontia também cuida da reabilitação de um ou mais dentes ausentes. Nesse caso, são utilizados implantes que servem como suporte para próteses fixas ou removíveis.

Com essas tecnologias, o profissional consegue devolver as funções essenciais dos dentes que eventualmente foram perdidos por algum motivo — é possível reaver, por exemplo, o processo de mastigação e a fonética. 

Ainda, não se pode esquecer que a implantodontia se preocupa em cuidar da questão estética, ou seja, implante e prótese devem ser os mais próximos possíveis do natural, trazendo de volta a harmonia do sorriso e a melhora da autoestima do paciente

O que faz um implantodontista?

Como vimos, a principal proposta da implantodontia é realizar a reabilitação oral. Para isso, o profissional formado em odontologia e especialista em implante dentário é responsável pela execução dessa proposta.

O implantodontista realiza o estudo individualizado das necessidades do paciente, considerando as melhores técnicas e materiais para realizar um implante.

Além de ter esse conhecimento, o implantodontista também deverá ter capacidade de interpretar exames de imagem, como radiografia e tomografia, a fim de ter um melhor diagnóstico sobre a saúde bucal do paciente.

Qual a importância de fazer um implante com dentista especializado?

Para os leigos, qualquer dentista poderia realizar um implante. Mas diante da complexidade do procedimento e da necessidade de formação específica, somente o implantodontista pode executar essa tarefa. A seguir, veja alguns dos motivos dessa necessidade. 

Powered by Rock Convert

Resultado mais adequado

Geralmente, pessoas que realizam procedimentos com dentistas pouco preparados, acabam tendo que retornar à clínica ou buscar outros profissionais para consertar algum erro.

No caso de um implante, um erro pode ser gravíssimo, trazendo consequências ruins para a saúde bucal do paciente. Portanto, realizar um tratamento com um especialista em implante dentário é garantia de melhor resultado.

Redução das chances de riscos e complicações

Depois da realização de implante é preciso monitorar uma das etapas importantes: a cicatrização. Se esse monitoramento não for feito por um profissional, é possível que haja insucesso no implante. Nesse sentido, ao realizar o tratamento com um especialista em implante dentário, as chances de riscos e complicações são mínimas. 

Aplicação das técnicas certas

Para uma cirurgia de implante correr bem é preciso usar as técnicas corretas. Portanto, nunca entregue a responsabilidade de um procedimento tão complexo nas mãos de gente inexperiente. Confie em um especialista em implante dentário.

O que considerar na hora de escolher o melhor profissional para fazer um implante dentário?

Diante da crescente oferta de profissionais que realizam implantes dentários no mercado, muitas vezes, pode parecer difícil escolher o mais adequado. Para ajudar, elencamos algumas dicas para você escolher o melhor profissional. Acompanhe!

Considere o nível de especialização do profissional

É fundamental que o implantodontista tenha experiência e considerável nível de especialização nessa área. Isso porque, os implantes dentários são bastante complexos e para que sejam bem-sucedidos, devem ser realizados por um profissional competente. Você encontra o nível de especialização pesquisando no site do conselho regional de odontologia. 

Verifique quais as tecnologias utilizadas

Prestar atenção na estrutura da clínica onde o implantodontista trabalha também é importante. Afinal, é preciso que esse profissional esteja sintonizado com o que há de mais moderno em implantodontia. Para fazer essa verificação, você pode visitar o local ou pesquisar o site da clínica. 

Conheça sobre a qualidade do atendimento

O implante não é um simples procedimento, como uma restauração ou a limpeza de tártaro. Ele é muito mais complexo e precisa de grande colaboração por parte do paciente, principalmente no processo de cicatrização.

Nesse sentido, é fundamental que o atendimento prestado pelo profissional seja empático e extremamente informativo, para que o paciente consiga passar pelo tratamento da melhor forma possível. Sendo assim, é importante que você se sinta confortável no trato com o implantodontista para ter confiança em seu trabalho. 

Confira o custo-benefício

Muitos pacientes que pretendem realizar um implante dentário buscam um preço mais atrativo. De todo, isso não está errado. No entanto, é preciso ficar atento aos preços abaixo do valor praticado no mercado.

O implante é um procedimento de alta tecnologia, logo, exige conhecimento especializado, o que acaba aumentando o valor do serviço. Por isso, é preciso verificar o custo-benefício, considerando que o implante é um investimento que quanto melhor feito, oferecerá maior durabilidade e menos transtorno futuro ao paciente. 

Por fim, antes da realização do implante, é possível que seja necessário um enxerto ósseo, que terá a função de criar mais substrato para a implementação do metal. Essas foram algumas informações sobre a importância de se tratar com um especialista em implante dentário

Quer conhecer uma clínica que tem em seu quadro implantodontistas qualificados? Entre em contato com a OdontoCompany. Uma clínica com vasta experiência no mercado e que sempre investe em tecnologias para oferecer o que há de mais moderno nos tratamentos ofertados.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Boa tarde gostaria d fazer um dia era m eeu sonho, perdi meus dentes nao tinh aa 15 anos so q nao tenho condiçoes gostaria d saber se fazem np bolato me d uma resposta por favor obrigsdo.

    1. Seu sonho pode se tornar real, Marise! Procure uma de nossas unidades e agende uma avaliação! Basta acessar o link: https://odontocompany.com/ 😀

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.