Agende sua avaliação

Grânulos de Fordyce: quais os tratamentos

Tempo de leitura 6 min

Os grânulos de Fordyce são pequenas saliências amareladas ou esbranquiçadas que podem surgir nos lábios, na mucosa oral e nos órgãos genitais. Essas pápulas, embora possam causar preocupação, são, na verdade, glândulas sebáceas que se desenvolvem fora de sua localização habitual.

Apesar de benignas e indolores, a presença dos grânulos pode gerar dúvidas e incômodos. Para que você entenda a fundo do que se trata, exploraremos neste texto mais informações sobre os Grânulos de Fordyce, desde o que são até as possíveis formas de tratamento.

Siga a leitura e aprenda mais conosco!

O que são os grânulos de Fordyce?

Os grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas brancas, amarelas ou alaranjadas que podem se agrupar, formando uma placa. Geralmente, elas apresentam uma distribuição simétrica e uniforme na área afetada, sendo mais comumente encontrados no lábio superior.

Desde já, é importante que você saiba que os grânulos de Fordyce não estão relacionados a problemas infecciosos e que não representam uma ameaça à saúde, considerados por especialistas e dentistas como uma ocorrência benigna.

Os homens, enquanto adolescentes, são os que mais sofrem com essa condição, embora exista a possibilidade de que ocorra em qualquer outra idade. É importante ressaltar que essas lesões são assintomáticas, ou seja, não causam dor ou desconforto físico, mas é claro que existem outros impactos relacionados aos grânulos, como um incômodo estético para algumas pessoas.

Grânulos de Fordyce nos lábios

Essa é uma condição frequentemente confundida com espinhas, inchaços sebáceos ou manchas. Esses grânulos são, na verdade, glândulas de natureza sebácea. É importante destacar que os Grânulos de Fordyce não causam dor nem coceira. Por isso, caso você esteja sentindo algum desses sintomas, é possível que esteja vindo de outro problema.

Nos lábios, esses grânulos podem aparecer brancos, quase amarelos, semelhantes a pequenos grãos de arroz e tendem a se formar na parte externa dos lábios, especialmente ao redor da linha que os separa da pele do rosto.

Além disso, é possível que eles se formem em outros locais, como na parte interna dos lábios e na região das amígdalas, possivelmente ocorrendo em grande quantidade, se fundindo e formando uma única placa maior.

Quais são as causas do aparecimento de grânulos de Fordyce?

As causas dos grânulos de Fordyce não são completamente compreendidas, já que eles são considerados uma ocorrência natural do corpo humano e não estão relacionados a nenhuma condição patológica específica.

Acredita-se que esses grânulos se formam devido a processos fisiológicos normais das glândulas sebáceas, que estão presentes na pele e nas mucosas. Embora não haja uma causa exata identificada, alguns fatores como a predisposição genética e algumas alterações hormonais específicas podem desempenhar um papel no desenvolvimento dos grânulos.

Diagnóstico 

Como vimos, os grânulos de Fordyce são caracterizados por pequenas pápulas, com diâmetro variando de 0,1 a 1 mm, formadas devido à abertura direta dos ductos das glândulas sebáceas na superfície da pele e são assintomáticos.

O diagnóstico é feito de maneira clínica, podendo ser necessário esticar a pele para uma análise mais detalhada, especialmente se os grânulos forem discretos. Além disso, não são necessários exames complementares para diagnosticar a condição da pele.

Os grânulos de Fordyce são transmissíveis?

Não são transmissíveis, justamente por não estarem associados a agentes infecciosos como bactérias, fungos ou vírus. Eles estão relacionados, principalmente, às alterações hormonais e se manifestam naturalmente na região da boca e dos genitais. Assim, pode se tranquilizar: não é possível transmitir os grânulos de uma pessoa para outra!

Os grânulos de Fordyce somem sozinhos?

Eles geralmente não desaparecem por conta própria. Muitas vezes, uma pessoa pode continuar a ter essas pequenas bolinhas visíveis na boca ao longo da vida adulta. É possível que com o passar do tempo, elas se tornem menos visíveis devido ao envelhecimento, embora isso varie de pessoa para pessoa.

Quais são as alternativas de tratamento para os grânulos de Fordyce?

O tratamento para os grânulos de Fordyce é geralmente realizado por razões estéticas, e em alguns casos, pode não ser possível eliminar completamente as lesões. Existem diferentes opções de tratamento que podem ser recomendadas para aliviar o aspecto. Veja a seguir as principais alternativas!

Cirurgia micro-punch

Seu médico pode optar por realizar a cirurgia micro-punch para remover os pontos de Fordyce do rosto ou área genital. Antes do procedimento, será aplicado um anestésico local para reduzir qualquer desconforto. Em seguida, uma ferramenta semelhante a uma caneta será usada para perfurar a pele e remover o tecido indesejado. Este procedimento geralmente não deixa cicatrizes.

Tratamentos a laser

Existe também a possibilidade de utilizar tratamentos a laser de dióxido de carbono para tratar os seus grânulos de Fordyce. No entanto, esse tipo de tratamento pode deixar cicatrizes. Os lasers de corante pulsado podem ser uma opção com menos propensão a cicatrizes. Ambos os tipos de laser utilizam um feixe de luz concentrado, mas em diferentes comprimentos de onda.

Tratamentos tópicos

Para reduzir ou eliminar os pontos de Fordyce, podem ser recomendados tratamentos tópicos como ácido dicloroacético, ácido retinoico tópico e isotretinoína oral. O seu médico pode sugerir a combinação desses tratamentos tópicos com tratamentos a laser, porém, é importante estar ciente de que esses tratamentos podem causar efeitos colaterais, como inflamação e sensação de queimação.

Tratamento caseiro para grânulos de Fordyce

Não existem tratamentos caseiros reconhecidos ou comprovados para os grânulos de Fordyce. As intervenções caseiras não são recomendadas, justamente por existirem grandes riscos de resultar em complicações e irritações na pele, prejudicando a sua saúde. Porém, se você deseja aliviar os aspectos, uma boa dica é aprender a cuidar do seu tipo de pele, isso cria uma grande diferença para a sua saúde cutânea, em geral.

Os grânulos de Fordyce são uma condição benigna, mas que pode afetar a aparência de diversas áreas do corpo, como os lábios e os órgãos genitais. Embora não haja uma forma comprovada de prevenir o seu surgimento, manter hábitos saudáveis de cuidados com a pele, como uma boa higiene e proteção contra danos solares, pode contribuir para a saúde da pele em geral.

Chegamos ao fim do nosso post e agora é a sua vez de nos contar: comente nesta postagem o que você faz para manter a saúde da sua pele!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.