Agende sua avaliação

Candidíase oral: conheça os sintomas e como tratar

Tempo de leitura 6 min

Há apenas poucas décadas, a saúde bucal do brasileiro era considerada um assunto sem importância. No entanto, felizmente, nos últimos tempos essa realidade mudou. Hoje, somos um dos países que mais se preocupa com essa questão. Por conta disso, precisamos saber cada vez mais sobre o assunto e conhecer os principais problemas que afetam a boca, como a candidíase oral.

A maioria de nós certamente já ouviu falar, pelo menos alguma vez, sobre a candidíase. Essa doença, de origem fúngica, pode ser transmitida por meio do contato sexual e, normalmente, atinge a região genital, da virilha ou de áreas adjacentes. Como, afinal, ela pode atingir a nossa boca? Quais são as implicações desse problema para a saúde bucal e do organismo?

A seguir, nós conversaremos melhor sobre este tema, esclarecendo as principais dúvidas sobre a candidíase oral e elucidando quais são as suas principais características, sintomas e, claro, tratamentos disponíveis para essa doença. Vamos lá? Boa leitura!

O que é, afinal, a candidíase oral?

A candidíase oral é um dos muitos problemas conhecidos popularmente como ‘’sapinho’’. Ela é responsável pelo surgimento de uma série de sinais que afetam as mais variadas regiões de nossa boca, embora sejam muito mais recorrentes na área da língua.

Além de afetar a saúde bucal, a candidíase pode trazer malefícios para outras regiões, espalhando para, por exemplo, órgãos do sistema respiratório e até mesmo para a nossa pele.

Pessoas de todas as idades podem ser afetadas por esse problema, ainda que os bebês sejam normalmente os principais acometidos. Por isso, conhecer bem os sintomas e as formas de contágio é algo fundamental.

Como essa doença é transmitida?

Como mencionado no início de nossa conversa, a candidíase é um problema originado pela presença exarcebada de um fungo em nosso organismo, conhecido pelo nome científico de Candida albicans.

Esse fungo é normalmente passado de pessoa para pessoa por meio do contato direto. Um bom exemplo de prática que favorece essa transmissão é o beijo, mas o contato sexual também pode ser o responsável pelo contágio.

Além disso, o ato de compartilhar utensílios e objetos também pode ser um possível agente causador do problema. Essa é, inclusive, uma das causas mais comuns para o contágio em bebês e crianças pequenas.

Quais são as suas causas mais comuns?

O fungo causador da cândida pode estar presente em nosso organismo de forma quase natural. Ele, no entanto, não é um problema para pessoas que estejam com o organismo em um estado forte e saudável.

Por conta disso, podemos dizer que a queda na imunidade é a principal causadora do problema. Com a redução das defesas naturais do corpo e o desequilíbrio de bactérias benéficas em nosso organismo, por exemplo, é muito comum que a colônia de Candida albicans cresça de forma descontrolada, fazendo com que as lesões típicas da doença apareçam.

Bebês, crianças pequenas, idosos ou pessoas portadoras de doenças crônicas (como o câncer, a diabetes ou até mesmo a AIDS) têm mais chances de desenvolver esse problema. Indivíduos que estão constantemente expostos a situações estressantes ou que façam uso frequente de antibióticos também fazem parte dos grupos de risco para a candidíase oral.

Como é feita a prevenção da candidíase oral?

Prevenir esse problema nem sempre é algo possível. No entanto, algumas boas práticas podem fazer com que as chances de contrair essa doença sejam consideravelmente reduzidas. A primeira é, claro, evitar o contato direto com pessoas estranhas, especialmente sem proteção (no caso de relações sexuais).

Em seguida, podemos citar a adoção de bons hábitos e um estilo de vida mais saudável. Pessoas que se alimentam bem, vivem menos estressadas e têm um estado de saúde melhor estão, consequentemente, com uma imunidade mais fortalecida.

Além disso, evitar o cigarro, álcool e fazer o tratamento adequado para eventuais doenças crônicas também são ótimas maneiras de evitar esse problema. Cuidar da higiene bucal também ajuda bastante, já que evita o desequilíbrio do pH bucal e de outros problemas na região.

Quais são os sintomas mais comuns para o problema?

A seguir, conferiremos alguns dos sintomas mais emblemáticos da candidíase oral. Vale a pena salientar que nem todas as pessoas apresentarão todos os sinais mencionados. Portanto, o surgimento de apenas alguns (ou até mesmo de um) deles é o suficiente para fazer com que uma consulta com um dentista seja agendada o quanto antes.

Confira, então, os sintomas mais comuns desse problema:

  • sensação de secura na boca;
  • rachaduras em toda a cavidade oral;
  • surgimento de lesões avermelhadas;
  • aparecimento de lesões brancas por toda a boca;
  • desenvolvimento de uma secreção de cor branca, com aspecto de queijo;
  • dor para engolir;
  • redução do apetite;
  • náuseas e vômitos;
  • sensação de inchaço na garganta.

Caso note alguma alteração em sua boca, não deixe de procurar um dentista de confiança. Tratamentos que começam mais cedo trazem resultados muito mais rápidos e eficazes!

>>Por que é tão importante fazer check-up odontológico? Veja agora!

Como é feito o diagnóstico e quais são os tipos de tratamento existentes?

Agora que você já conhece as principais características da candidíase oral, chegou o momento de descobrir como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos mais comuns para esse problema. Na consulta, o dentista observará o seu histórico e, a partir de suas queixas, dará segmento à investigação.

Na maioria das vezes, o exame visual das lesões é o suficiente para fechar um diagnóstico. No entanto, o dentista também pode colher uma amostra celular e examinar as suas células em um microscópio, fazendo uma análise mais aprofundada do caso.

Os tratamentos normalmente envolvem a aplicação tópica ou administração por via oral de medicamentos que combatem o fungo. Outros medicamentos também podem ser utilizados para reduzir sintomas simultâneos, como a dor ou o desconforto. No entanto, apenas um profissional qualificado pode fazer a prescrição correta para o seu caso.

Como podemos ver, a candidíase oral é um problema que pode gerar uma série de malefícios para a saúde dos pacientes acometidos. Por isso, procurar um dentista ao notar algum sintoma é sempre a melhor opção, já que esse problema se resolve muito mais rapidamente com uma intervenção veloz e uma rápida instauração do tratamento adequado!

Para tirar mais dúvidas sobre esse e outros temas referentes à saúde bucal, entre em contato com a gente! A nossa equipe conta com profissionais altamente qualificados e que podem ajudá-lo a tratar melhor de sua boca e de seu sorriso. Aguardamos a sua mensagem!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

62 Comentários

  1. Estou com esse problema a meses,janfiz exame atestou fungos tomo remédio e de nada adianta.
    As placas continuam na lingua agora sinto uma ardência na garganta que doi quando como alguma coisa.Estou muito desanimada com isso é triste.

    1. Olá, Vanessa! Como vai? Você chegou a se consultar com um dentista?

  2. A minha mãe estabiliza e com essa doença da muita dó dela…Não sei o que fazer

    1. Oi, Edson. Tudo bem? Realmente é uma situação triste. Procure uma de nossas unidades pelo link (https://odontocompany.com/clinicas) para analisarmos o caso dela e propor uma solução.

      1. Olá estou com uma ardência na língua com ela esbranquiçada e dói quando escovo e quando eu como minha língua dói e fica ardendo toda a boca e também aparece uma manchas avermelhada nós lábios por dentro.ja fui no médico ele passou fluconazol e nistatina por dois dias deu uma melhorada só que não adiantou tanto ainda sinto muita dor na língua ao escovar e também tem umas bolinhas na ponta da língua que deixa a ponta vermelha e o resto da língua esbranquiçada.

        1. A minha tbm tá assim como fasso

          1. Olá Marcelle, tudo bem? O primeiro passo é procurar um dentista especialista para realizar o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

        2. Estou a varios días com queimacao no meio da lingua ela fica toda esbranquiçada meiosis labios e lingua queima parecendo que comi algo quente n sei o que faze ta me deixando mto irritada por favor me ayude nao aguento mais essa agonia

          1. Olá Crestine, como vai? Pode ser que seja candidíase. A infecção por fungos, conhecida como candidíase, pode surgir na língua, especialmente quando não se tem uma higiene bucal adequada. Quando isso acontece, é comum que suja a sensação de formigamento ou ardência na língua, além de outros sinais como mau hálito e língua esbranquiçada. Recomendamos que procure por um dentista, que irá avaliar e te passar o diagnóstico e tratamento correto. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  3. A candidiase pode alojar somente na garganta e, não ser perceptível aos nossos olhos, assim como é na língua?

    1. Olá, Lúcia! Tudo bem? Isso é possível, sim.

  4. Estou com uma bolha na parte interna do lábio superior que doe e arde ‘ já fiz uso de alguns remédios pra afta mas nada resolveu .Pode me ajudar?

    1. Olá, Claúdia! Tudo bem? Claro que podemos te ajudar! Procure uma de nossas unidades pelo link (https://odontocompany.com/clinicas) e agende sua avaliação.

  5. Estou com sinais de candidiase ah dois meses, estou sofrendo muito com isso não consigo comer nada a minha língua e bochecha tá tomada de feridas doi muito e a noite sai muita secreção já fui no médico não sei mais o que fazer . Alguém pode me ajudar por favor

    1. Neide, tudo bem? Procure uma de nossas unidades pelo link (https://odontocompany.com/clinicas). Assim, poderemos analisar de perto seu caso, entender o problema e propor uma solução.

      1. Bom dia! Doutor minha mãe está com uma durmencia língua, boca nariz, está com a língua toda branca e garganta ruim, pode ser candidíase oral??

      2. E qual valor do agendamento Para consulta

        1. Oi! Os valores podem variar de acordo com a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  6. Acho que estou com candidise bucal como faço para acabar com isso é deu uma bolha no céu da minha boca o que fazer estou tão desmotivada

    1. Oi, Jessica! Procure um profissional o mais breve possível para resolver esse problema. Procure uma de nossas unidades pelo link (https://odontocompany.com/clinicas). Assim, poderemos analisar de perto seu caso, entender o problema e propor uma solução.

  7. Vocês têm unidades em Vitória es quero ajuda.

    1. Oi, Junior. Tudo bem? No link a seguir estão listadas todas as unidades OdontoCompany no Espírito Santo: https://odontocompany.com/clinicas/es

  8. Desde quando fiz um tratamento no posto médico do meu bairro depois da limpesa sentir minha língua parecia não cabe na boca, e secura nauses e vomito voltei la a dentista não deu moral, depois fui ao médico ele mandou ir no dentista marquei de novo ela não me chamou ate hoje, fui no particular, fiz Tudo que ela mandou usei uso ate hoje senssodine, usei também antibiótico tem 3 anos, não acabou ainda.So lembro quando fez limpesa e buchava meus labios com forca, eu trabalhava no estado na epoca na escola como A. S. E

    1. Oi, Ines! Tudo bem? Nossa, que situação, hein! Mas, o tratamento solucionou o problema de vez?

  9. Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Saudações.
    Att.

    1. Fique à vontade, Hermes! 😀

  10. A minha esposa esta com problema de mau hálito será que tem haver com essa patologia?

  11. Meu irmão está assim s meses js tomou 2 tipos de antibióticos, fluconazol e um gel p passar mas não ta adiantando

  12. Olá estou com uma ardência na língua com ela esbranquiçada e dói quando escovo e quando eu como minha língua dói e fica ardendo toda a boca e também aparece uma manchas avermelhada nós lábios por dentro.ja fui no médico ele passou fluconazol e nistatina por dois dias deu uma melhorada só que não adiantou tanto ainda sinto muita dor na língua ao escovar e também tem umas bolinhas na ponta da língua que deixa a ponta vermelha e o resto da língua esbranquiçada.

    1. Olá Ana, tudo bem? Já foi a um dentista? Como está agora?

  13. Estou com uma placa tipo queijo do lado da garganta, já fiz gargarejo, tomei antifugicos é nada, estou preocupada

    1. Olá Maria, tudo bem? Já procurou um especialista?

  14. muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns 🙂

    1. Olá Romualdo! Muito obrigada! Ficamos felizes em saber a sua opinião, continue nos acompanhando! Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  15. Meu filho Jean foi diagnosticado com candidiase oral. Apareceram umas manchinhas no céu da boca. Ele tem SÍNDROME DE DOWN. A dentista passou nistatina… está fazendo gargarejo uma vez ao dia. Mas estou preocupada. Somos do Vale do Paraíba.

    1. Olá Ivone, como ele está agora? Espero que tenha melhorado!

  16. muito legal seu conteudo parabens pelo seu site.

    1. Olá Romulo, como vai? Muito obrigada pelo seu comentário! Ficamos felizes ao ler isso! Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  17. Ola Boa noite fui ao medico me falou que estou co reflor e por isso ne deu candidana garganta me passou nistatina e dexlansoprazol ja tem umns 7dais o que devo fazer aindo estou sentindo a garganta estranha

    1. Olá Rita, tudo bem? E aí, melhorou? Caso não tenha melhorado, procure um especialista.

  18. Candidíase na boca pode apresentar saliva salgada, a ponto de deixar língua e bochechas internas com aftas, e muito sensíveis.
    A saliva tem dias que está literalmente salgada, e ao mesmo tempo a boca fica seca e ardendo, a ponto de não poder escovar a língua.
    Além disso a língua apresenta-se esbranquiçada.
    O estranho é a saliva salgada, nunca ouvi falar.

  19. A dias apareceu sapinhos na língua e os labios ficam queimando principalmente quando como algo salgado…tbm coça

    1. Oi João, tudo bem? Já procurou um especialista?

  20. Faço uso de protese e sou diabetica esta aparecendo umas manchas avermelhadas no ceu da boca gostaria se possivel de me dizer como eu faço pra melhorar ou que area devo procurar a e essas manchas não São doloridas

    1. Oi Isabel, como vai? Procure a OdontoCompany mais perto de você para avaliarmos sua situação, pelo link https://odontocompany.com/

  21. Boa noite dr Paulo! Estou com candidiase na gengiva. Consultei um dentista, ele falou q eu usasse o cetoconazol e procurasse meu médico porém pensava que ele era quem devesse me orientar! Estou tomando o remédio há dois dias e ñ vi nenhuma melhora! Tomo 1 ou 2 comprimidos ao dia? Ele ñ me disse qtos eu deveria tomar. Só falou que eu fizesse o uso dele durante dez dias.

    1. Olá Carmen, tudo bem? Pode ser que o dentista não tenha especialização nessa área, por isso te encaminhou a outro médico que possui propriedade para falar sobre o assunto. Você pode procurar um médico clínico geral ou infectologista. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  22. Procurei a odonto em curitiba me informaram que vcs não tem especialista para isso…fiquei chateada…achei que depois dessa matéria teria achado alguém que entende do assunto

    1. Olá Verônica, tudo bem? É realmente uma pena! Mas você pode procurar um infectologista ou médico clínico geral, que podem te ajudar. Mas estamos disponíveis para te ajudar, caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  23. Olá estou com a ponta da língua doendo começou ficado avermelhada e tem uns pontinhos brancos de vez em quando a garganta também dói um pouco pode ser cadidiase bucal

    1. Olá Maryluce, como vai? Pode ser candidíase oral sim. Recomendamos que o procure o dentista o mais breve possível para te dar o diagnóstico correto e realizar o tratamento. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  24. Fiquei contente ao encontrar o site, só depois verifiquei ser do Brasil. Eu vivo em Lisboa Portugal.Já ando asssim ha um ano primeiro vez passados um mes de ter sido operada. Tratei com umas gotas de mycostatin fiz três Frascos e Parecia ter passados umas manchas brancas e vermelhas. Passados meses voltou, mas agora boca muito seca, lingua vermelha, em cima a garganta pegajosa, tambem desde o ano passado que tenho na parte da lingua ao fundo varios altinhos como se fossem sapinhos a atravessar a lingua. Haverá tratamento para isto? Começou em abril 2020 parece que passa com Mycostatin e volta em Março deste ano. Estou a ficar desesperada, nao encontro ninguém a falar sobre este fungo com respostas Seguras para o tratamento. Se poder e conhecer alguem, fico muito grata.
    So

    1. Olá Maria, como vai? Chegou a ir em um especialista nesta última vez? O tratamento envolve a aplicação por via oral de medicamentos que combatem o fungo. Outros medicamentos também podem ser utilizados para reduzir sintomas simultâneos, como a dor ou o desconforto. No entanto, apenas um profissional qualificado pode fazer a prescrição correta para o seu caso.

  25. Tenho todos os sintomas oq eu faço para melhorar em casa?

    1. Olá Elania, como vai? O ideal é que vá a um profissional para se certificar do diagnóstico correto. Os tratamentos normalmente envolvem os medicamentos que combatem o fungo. Portanto, apenas um profissional qualificado pode fazer a prescrição correta para o caso. Mas é importante ter bons hábitos de alimentação, evitar o cigarro ou álcool e cuidar da higiene bucal podem ser algumas das recomendações que podem ajudar. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  26. Todo dia pela manha acordo minha garganta ja é ardendo e sensação de sede nao importa o tanto de agua q eu beba não passa minha garganta sempre esta seca e meu lábios ficam secos tambem e agora apareceu um negocinho la no final da boca nao sei dizer oq é? Pode ser cadidiase oral? Como posso tratar? Tem algum remedio caseiro?

    1. Olá Elania, como vai? O ideal é que procure um profissional para ter o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  27. Oi, estou com um caminho branco dos dois lados da boca e na parte superior e inferior. Tomei um anti alérgico e diminuiu, mas não melhorou. Não sinto nada de dor, coceira, boca seca, saliva salgada, nem vermelhidao. Nada Nada, só esses panos brancos, o que pode ser.

    1. Olá Amanda, como vai? Não é possível constatar um diagnóstico correto sem analisar essas manchas. Se uma mancha na boca não desaparecer após uma semana a dez dias, procure um médico para que isso seja examinada. Algumas condições, como candidíase, podem desaparecer por conta própria, mas é sempre aconselhável consultar o médico ou dentista para ter certeza de que não há outro problema por trás disso. Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  28. Tem uns 6 mês que minha boca tá estranha sinto minha saliva salgada lingua esbranquiçada. E começo um mal halito muito forte minha língua parece que esta fermentando o dia todo .e horrível sinto minha língua o dia todo o que pode der isso

    1. Olá Dalva, como vai? Existem várias hipóteses para seu caso: saburra lingual (formação de uma placa esbranquiçada e com textura pastosa na língua que pode causar mau hálito); Candidíase oral; saliva ácida, entre outros. O mais recomendável é prestar atenção na higiene bucal, tentando sempre mantê-la em dia com uma escovação correta, uso de fio dental e enxaguante bucal. E claro, procurar um especialista (estomatologista) para descobrir o que está causando isso, para assim, realizar o tratamento adequado. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.