Bolha ou cisto na boca? Descubra se pode ser um caso de mucocele

Tempo de leitura 6 min

A nossa boca é suscetível a uma série de doenças, algumas delas pouco conhecidas de boa parte das pessoas. Um bom exemplo é a mucocele, que é caracterizada principalmente por uma lesão que pode ser facilmente confundida com várias outras enfermidades orais e que, por isso, necessita de um diagnóstico preciso.

A mucocele, apesar de seu nome estranho, é uma lesão benigna. Por isso, não há risco de se desenvolver para um câncer bucal — uma das maiores preocupações dos que se deparam com os cistos na cavidade oral. No entanto é um problema que requer tratamento específico.

A seguir, nós conversaremos melhor sobre essa doença, explicando quais são os seus sintomas, como é feito o diagnóstico e quais são os procedimentos terapêuticos instaurados para o seu tratamento eficaz. Tudo pronto? Então vamos lá! Boa leitura!

O que é a mucocele?

Como mencionado no início de nossa conversa, a mucocele é caracterizada pela presença de uma lesão (benigna) na mucosa da boca. O próprio nome do problema já nos indica, de certa forma, a origem dessa formação bolhosa, comumente confundida com um cisto.

A lesão, que pode ser classificada como profunda, clássica ou superficial, pode aparecer em qualquer região da boca, desde os lábios e o assoalho bucal — o ‘’chão’’ de nossa boca —, até a língua. As crianças normalmente apresentam as bolhas na região dos lábios inferiores, mas qualquer área pode ser acometida.

Além disso, pessoas de todas as idades podem ser afetadas por esse problema, que não é exclusivo do público infantil. No entanto é mais comum que crianças apresentem a mucocele, devido ao risco de traumas na região bucal e a presença de hábitos prejudiciais que possibilitem o seu aparecimento.

A aparência das bolhas formadas é muito semelhante à de um cisto. Elas são translúcidas, em sua maioria, e bem arredondadas. Por vezes, podem ‘’murchar’’ e voltar a encher logo em seguida. Há, também, os casos em que elas regridem e somem sozinhas.

Quais são as principais causas desse problema?

A mucocele é tipicamente causada por uma lesão (ruptura) nos ductos salivares. Assim, ocorre o extravasamento de fluido para regiões que não deviam ser atingidas por ele, gerando as lesões bolhosas que podemos observar a olho nu.

A causa dessa ruptura é, na maioria das vezes, um trauma. Entre eles, podemos citar mordidas — especialmente as frequentes, quando temos uma mania de morder os lábios —, pancadas ou até mesmo obstruções naturais das glândulas salivares.

Por conta disso, como mencionado anteriormente, as crianças são mais comumente acometidas pela mucocele. Além disso, algumas doenças bucais pré-existentes também podem fazer com que os ductos sejam obstruídos e/ou sejam rompidos, gerando as lesões.

Identificar as causas nem sempre é possível, mas investigar a razão pelas quais a mucocele surgiu é sempre recomendado. Assim, podemos, por vezes, evitar que o problema volte a surgir no futuro.

Quais são os sintomas mais comuns da mucocele?

Esse é um problema completamente assintomático, ou seja, não traz qualquer sintoma para o paciente. O único sinal aparente é justamente o surgimento da bolha, que na grande maioria das vezes é indolor e pode até mesmo regredir sozinho.

Por conta disso, o sintoma mais facilmente identificável é a própria lesão, que pode gerar um certo desconforto e estranhamento quando aparece. Além disso, quando ela cresce muito, pode fazer com que algumas atividades cotidianas sejam prejudicadas.

Powered by Rock Convert

Fora isso, poucos sintomas são percebidos pelo paciente. A dor, por exemplo, é uma ocorrência bastante rara nesses casos. Processos inflamatórios e outros sinais normalmente são indicativos de outros problemas bucais e, portanto, precisam de um diagnóstico mais aprofundado.

Como é feito o diagnóstico desse problema?

O diagnóstico da mucocele é bastante simples, mas fundamental. Diferenciar esse problema de outras causas para o surgimento de lesões, como a presença de carcinomas, é essencial para garantir a segurança dos pacientes.

De modo geral, o diagnóstico é feito apenas com a observação visual das lesões. No entanto exames complementares podem ser solicitados, especialmente no caso de necessidade de intervenção cirúrgica, como veremos um pouco mais à frente.

Quando a lesão é retirada, na maioria das vezes, o dentista pode solicitar a realização de um histopatológico para eliminar outras possíveis causas para o problema, como o câncer. Fechar um diagnóstico completo é sempre a melhor alternativa para os pacientes.

Qual é o tratamento mais eficaz para a mucocele?

Como mencionado anteriormente, grande parte das lesões de mucocele tende a regredir e ser autolimitante, ou seja, acabar por si mesma. No entanto alguns casos demandam cuidados específicos, como veremos a seguir.

Um exemplo comum é quando a lesão, ao invés de regredir, aumenta bastante de tamanho e começa a atrapalhar a qualidade de vida do paciente, interferindo na fala, na mastigação e no seu conforto.

Nesses casos, é feita uma pequena cirurgia no próprio consultório do dentista para remover a bolha. Ela é minimamente invasiva, não requer internamento e o paciente pode voltar às suas atividades comuns cerca de 48 horas depois do procedimento.

É possível prevenir o seu aparecimento?

A prevenção da mucocele nem sempre é possível, mas algumas atitudes podem fazer com que o problema seja prevenido em certos graus.

Um bom exemplo de prevenção é a eliminação de hábitos nocivos, como o ato de morder a boca constantemente ou de fazer o movimento de sucção. Isso facilita o rompimento dos ductos e pode contribuir para o aparecimento das lesões.

Além disso, tomar cuidado com traumas frequentes na região bucal é sempre indicado. Afinal, esse tipo de problema pode não apenas gerar a mucocele, mas também uma série de outras complicações.

Como pudemos ver, a mucocele é um problema relativamente comum e, felizmente, simples de ser tratado. No entanto o seu diagnóstico e tratamento devem ser conduzidos por um dentista especializado, a fim de diferenciar essa doença de outras possíveis causas para as lesões que aparecem na região oral. Por isso, em caso de sintomas, não deixe de agendar uma consulta com um profissional!

Em caso de dúvidas ou sugestões, não deixe de entrar em contato conosco! A nossa equipe está sempre à disposição para responder eventuais perguntas e para bater um papo completamente sem compromisso com você. Aguardamos a sua mensagem!

 

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

20 Comentários

  1. Estou sentindo um leve incómodo de inchaço no dente na boca percebo tem bolha transparente o que deve ser?

    1. Olá, Franrmary! Como vai? Isso pode está sendo causado por diversos motivos. Procure um profissional o mais breve possível.

  2. Boa tarde fiz uma panorâmica pq estou sentindo muitas dores na boca no dente e dores no rosto dormência e formigamento. E na panorâmica
    apareceu uma lesão profunda de um cisto benigno

    1. Olá, Aline! Tudo bem? Nossa, que perigo, hein.

  3. Boa noite na minha Boca tem uma bolha transparente e estou sem saber o que e dói muito e nas maiorias das vezes me atrapalha a comer falar e coça muito

    1. Olá, Rodrigo! Tudo bem? Procure um profissional o quanto antes.

  4. Oi algumas semanas percebi uma bolinha por dentro da bochecha, não sinto nada mas fiquei preocupada que médico devo procurar??

    1. EAI?eu tbm estou com carocinho na parte de dentro da bochecha próximo aos dentes de trás oq pode ser

  5. Bom dia! Estou com uma bolha na boca, e pelo que lí a respeito por aqui, parece mucocele. Não dói, mas ela aparece e murcha faz uns 4 meses. Devo procurar um profissional? O profissional que devo procurar é o dentista ou bucomaxilo?

    1. Oi, Carola. Tudo bem? Você deve procurar um profissional, sim. Pelo link é possível encontrar a unidade mais próxima de você: https://odontocompany.com/

  6. Bom dia.. Estou com uma bolha transparente na boca nao doi pelo que li parece com a mococele mas esta incomodando.

  7. Notei uma pequena mancha arroxeada, como um calo de sangue na língua (na ponta, embaixo) há algumas semanas. Sem dor inicialmente, mas desde ontem surgiu ao lado uma espécie de afta, com um caroço vermelho e doloroso. Pode ser grave?

  8. Boa noite.
    Estou sentindo um incômodo na parte interna da boca,até imaginei que tinha mordido,após 3 dias sentindo dor fui olhar a causa, aparentimente não é ferida não tem bolha nem secreção, mais como se faltasse um pedaço da carne da bochecha.
    Incomoda muito pra mastigação tomar líquidos e falar.

  9. Boa noite
    Estou com uma bolha nos lábios , parece mucocele, tem mais ou menos uma semana , já devo procurar um dentista? Existe um especialista?

  10. Gostaria de saber se existe algum medicamento que melhore vários pontinhos de mucocele e fui ao dentista hoje e, ele falou que seria bom fazer uma raspagem no cisto. Mas estou traumatizada com um tratamento de 6 anos direto com ATM e ñ aguento mais ficar mexendo na minha boca.

  11. Boa noite então, apareceu uma bolha com um negócio amarelo e eu não sei o que é tô com medo de ser algo que seja perigoso.

  12. Boa tarde! Meu irmão tá e já fez uma cirurgia e voltou de novo isso e normal estou muito preocupada com ele???

  13. Apareceu uma bolha no céu da boca. Justamente, eu eatourei, mas fiquei preocupada. Secco ir a um médico?

  14. Boa tarde!
    Meu filho de 10 anos fez uma pequena cirurgia para remoção de mucocele, no dia seguinte houve um pequeno sangramento em cima dos pontos, mas logo parou, agora está roxo na parte de fora entre o lábio e o queixo do lado que foi feito a cirurgia, também esta inchado em cima dos pontos e o lábio inferior…isso é normal? Tem três dias que foi feita a cirurgia.

  15. Boa noite!
    Apresentou uma bolha no meu lábio ( inferior,,) é externo. Mas não tem liquido, as vezes sangra muito,. Qual.profissional procurar? Dermatologista ou dentist

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.