Agende sua avaliação
facetas dentarias

Facetas dentárias: o que são e como escolher o modelo mais indicado?

Tempo de leitura 3 min

É natural e esperado que existam dentes que apresentam desarmonia ou assimetria. Isso pode provocar um sorriso esteticamente ruim e, desse modo, baixar a autoestima da pessoa. Felizmente, hoje, é possível corrigir essas imperfeições por meio de facetas dentárias.

É uma espécie de prótese que é confeccionada de porcelana ou resina. Elas são semelhantes com uma capa, que tem o formato do dente do paciente. As facetas são coladas por cima do esmalte dentário e, assim, conseguem modificar as características, como tamanho, contorno e tonalidade do dente.

Quer saber mais sobre o assunto?

Leia este post e descubra as indicações para uso de facetas dentárias, os tipos, quanto custa e outras informações.

Para quais casos são indicadas as facetas dentárias?

As facetas dentárias são indicadas para melhorar a estética do sorriso. Nesse sentido, elas conseguem fazer a correção de algumas características que podem prejudicar a saúde bucal, como a mastigação.

Além disso, são recomendadas para corrigir pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade. Portanto, as facetas ajudam a melhorar a estética e a funcionalidade da arcada dentária. 

Ainda, são indicadas para pacientes acima de 18 anos, e apresentam bom desenvolvimento das estruturas faciais e bucais.

Geralmente, têm alta aceitação por adultos jovens que querem fazer correção de pequenos problemas.

Quais são os tipos de facetas dentárias?

Existem dois tipos de facetas dentárias: as de resina e as de porcelana. A primeira é feita de maneira direta no dente. Isso quer dizer que o dentista faz aplicação da resina sobre o esmalte e modela o material.

agendamento

Essa técnica é recorrentemente utilizada para tratar pequenas alterações, como uma fratura, ou para fazer o preenchimento de um espaço.

No caso de facetas de porcelana, elas são confeccionadas em um laboratório. Trata-se de próteses que são trabalhadas isoladamente e quando estão prontas são coladas sobre o esmalte dentário.

Qual o valor para colocar facetas dentárias?

O custo para aplicar as facetas dentárias é bastante variável, já que depende da quantidade de facetas utilizadas e o tipo de material.

Além disso, há outros valores que podem interferir no valor final, por exemplo, a estrutura da clínica e a experiência do dentista. Sendo assim, é preciso fazer bastante pesquisa para encontrar o melhor custo-benefício.

Quais cuidados tomar com as facetas dentárias?

Muita gente acha que colocar as facetas é uma maneira de se livrar dos cuidados com a higiene ou consumo de alimentos. Na verdade, as facetas demandam cuidados, por exemplo, é preciso evitar alimentos duros, já que podem quebrar as facetas.

Ainda, é importante usar escova de dente com certas macias e nada de usar creme dentais abrasivos. Ademais, é essencial evitar fumar e roer as unhas. Adotando esses cuidados, é possível prolongar a vida útil das facetas dentárias.

Essas foram algumas informações sobre as facetas dentárias. É importante buscar um bom profissional para realizar esse tipo de aplicação.

Mas com a ajuda de um bom profissional, será possível escolher a coloração mais adequada e fazer um bom planejamento para ter um sorriso extremamente bonito.

Quer conhecer ortodontistas que pensam no visual do seu sorriso? Entre em contato com a OdontoCompany.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.