Agende sua avaliação

Escova de dente elétrica é boa? Saiba quais as suas vantagens

Tempo de leitura 6 min

Você já se pegou no supermercado ou farmácia, de frente com uma escova de dente elétrica e perguntou: será que vale a pena comprar esse modelo de escova? Essa dúvida geralmente aparece por três fatores, sendo o primeiro o preço, o segundo a desconfiança de sua eficácia e o terceiro a pouca popularidade desse aparelho no Brasil.

Para ajudar a desmistificar as principais dúvidas sobre a escova de dentes elétrica, neste post, vamos entender como ela funciona, suas características e benefícios que esse modelo de escova pode trazer para a sua saúde bucal. Quer saber se a escova de dente elétrica é boa ou não? Então, continue lendo este post completo sobre o assunto!

Como funciona uma escova de dente elétrica?

Existem escovas elétricas dos mais diversos modelos, que, a depender do preço, podem oferecer diferentes recursos tecnológicos para auxiliar sua escovação. Você acha desde o modelo básico, que foca na mecânica da escovação, até escovas equipadas com timer, sensor de pressão e modelos que se conectam com apps de smartphones, para coletar dados e gerar relatórios sobre sua saúde bucal.

Mas vamos ao ponto principal deste tópico, que é o funcionamento da escova elétrica. Basicamente, esse modelo de escova funciona a partir de um fonte de energia, na maioria das vezes, uma bateria que alimentará o motor.

O motor gira ou vibra as cerdas — os principais modelos de escova são as oscilantes-rotativas e as sônicas, que vibram dezenas de vezes por segundo. Essa movimentação permite que o usuário não necessite de fazer grandes esforços na sua escovação, nem movimentos bruscos, apenas direcionar a escova corretamente em todos os dentes.

Quais são as principais vantagens da utilização da escova elétrica?

Agora que entendemos de forma básica o funcionamento das escovas de dentes elétricas, vamos saber como o investimento nesse aparelho pode ser positivo no médio e longo prazo para sua saúde bucal. Confira!

Aumenta a eficácia na limpeza dos dentes

Quando escovamos os dentes manualmente, muita vezes, sem prestar atenção no que estamos fazendo, corremos o risco de limpar algumas áreas melhor do que outras, afinal, não temos um controle preciso dos movimentos e nem das regiões que passamos a escova.

A escova elétrica tem um movimento uniforme e contínuo, ou seja, em todas as regiões em que a escova passar ela imprimirá a mesma intensidade, aumentando a eficácia da escovação. Essa uniformidade é importante, pois sabemos que a limpeza inadequada pode acarretar uma série de problemas, desde o acúmulo de placa até machucados na gengiva.

A escova elétrica consegue promover essa limpeza mais profunda, sem machucar a gengiva, removendo a placa bacteriana de maneira mais eficiente. Nesse cenário, até a gengivite poderá ser amenizada após o uso recorrente desse modelo.

É um modelo mais inclusivo

Como as escovas elétricas poupam boa parte do esforço que o usuário teria que fazer ao escovar de forma manual, elas acabam sendo ideais para pessoas que têm alguma limitação motora.

Para quem usa aparelho ortodôntico, em que a escovação pode se tornar difícil e estressante, o uso da escova elétrica pode facilitar a rotina, evitando uma limpeza inadequada e garantindo a qualidade da saúde bucal.

É uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre higiene dental

Convencer os pequenos da importância da escovação dos dentes e a forma correta de fazê-la, nem sempre é uma tarefa fácil para os pais. Como as crianças adoram novidades, apresentar uma escova elétrica como alternativa à tradicional pode ser o ponto de partida para que você consiga estimulá-las na escovação. Existem modelos infantis no tamanho e intensidade correta para atender esse público.

Outro ponto importante a ser ressaltado, é que a escovação pode se tornar estressante para as crianças pequenas, pela dificuldade motora proveniente da idade. Nesse cenário, temos mais um ponto positivo para a escova elétrica, por fazer boa parte do trabalho de escovação a partir de seus movimentos mecânicos.

Você pode cronometrar sua escovação

Você é do time que faz boa parte das tarefas rotineiras no modo automático, sem se lembrar exatamente das etapas que concluiu? Na escovação, a atenção é um trunfo para garantir a limpeza de todas as áreas importantes e a utilização de uma escova elétrica pode ser uma aliada nesse objetivo.

O simples uso de uma escova diferente, no início, fará com que você passe a prestar mais atenção na escovação. Entretanto, como somos seres adaptáveis, a tendência é automatizarmos o processo.

Nesse cenário, seria interessante a escolha de uma escova de dente elétrica com timer ou cronômetro, que possibilitará o controle do tempo de escovação de forma precisa — dois minutos de escovação é o tempo mínimo recomendado pela maioria dos dentistas. Dessa forma, mesmo quando estiver no modo automático, você garantirá que não escovará os dentes por menos tempo do que o recomendado.

Quais são as possíveis desvantagens das escovas elétricas?

Embora apresentem uma série de benefícios, como vimos nas linhas acima, a escova de dente elétrica tem suas desvantagens. A primeira é o seu preço — existem vários modelos, dos mais variados valores, porém, mesmo as mais baratas, em comparação aos modelos convencionais, podem parecer caras.

É importante ressaltar que, quando você investe em uma escova elétrica, está comprando um produto durável, ou seja, é um investimento de longo prazo. No fim das contas, após a aquisição, você precisará, de tempos em tempos, trocar apenas o refil da cabeça e das cerdas, tornando a manutenção bem mais barata.

Por exemplo, se você somar a quantidade de escovas convencionais que precisará comprar no período de dois ou três anos, pode ser que, no longo prazo, o valor da escova elétrica não fique tão alto assim — principalmente se levarmos em conta o que ela pode entregar.

Outro ponto que incomoda alguns usuários é a falta de ergonomia de alguns modelos, que têm o cabo muito grosso para acomodar o motor e os mecanismos eletrônicos. Esse é um problema que o usuário pode se prevenir escolhendo o modelo mais anatômico possível.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha tirado a dúvida se a escova de dente elétrica é boa e quais são os seus diferenciais em relação à escova convencional. Independentemente do modelo de escova que você utiliza, é sempre importante consultar o seu dentista periodicamente e informá-lo sobre os seus hábitos de higiene bucal. Dessa forma, ele poderá, com base na análise de sua saúde, informar se o método que você está utilizando é realmente eficaz.

Gostou do post? Então, curta a nossa página no Facebook e receba em primeira mão as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.