Agende sua avaliação

Entenda agora o que é barreira gengival e para que serve

Tempo de leitura 6 min

Diversas inovações foram criadas para facilitar a rotina dos dentistas e melhorar os resultados dos tratamentos odontológicos, como a barreira gengival. O item proporciona mais conforto durante os procedimentos e permite que os profissionais consigam oferecer o que existe de mais moderno aos seus pacientes. 

Nesse contexto, é válido mencionar que a principal finalidade da barreira gengival é proteger a área em que o especialista fará o clareamento dental. Assim, ela é capaz de proteger os tecidos que envolvem os dentes contra os diversos produtos, por exemplo, o gel clareador e o peróxido de hidrogênio.

Leia o conteúdo a seguir para saber mais informações a respeito da barreira gengival!

O que é clareamento dental e quais seus benefícios? 

Em um primeiro momento, é preciso entender a respeito do clareamento dental para que você saiba a importância da barreira gengival. Com o decorrer dos anos, os dentes de qualquer pessoa podem ficar amarelados ou manchados. Diversos fatores podem influenciar nesses aspectos, como a ingestão de certos alimentos, alguns medicamentos, a falta de higiene bucal, entre outros. 

Assim, o clareamento dental feito em um consultório odontológico tem o objetivo de garantir a cor natural dos dentes. Para isso, são utilizados diversos agentes clareadores e técnicas.

Um eficiente clareamento garante vários benefícios para a pessoa. A elevação da autoestima, por exemplo, é uma das principais vantagens do procedimento. Ao realizá-lo, os pacientes aumentam sua autoconfiança, uma vez que se sentem mais bonitos.

Além do mais, quando uma pessoa realiza um clareamento, ela começa a ir ao dentista com mais frequência. Assim, é possível encontrar e solucionar qualquer outro problema que afete a sua saúde bucal, como cáries e placas bacterianas. Logo, o sorriso se mantém mais saudável e bonito. 

O que é barreira gengival? 

A barreira gengival consiste em um item indispensável durante a realização de um clareamento dental, sendo inserida entre a gengiva e o dente. Dessa forma, o produto pode ser utilizado no lugar do dique de borracha, uma vez que apresenta uma excelente vedação, sua aplicação é fácil e não irrita os tecidos gengivais. 

Normalmente, a barreira gengival é colocada em uma embalagem de seringas, com ponteiras que podem ser eliminadas, para que sua aplicação seja fácil. Saiba que, por ser de resina fotopolimerizável, ela não solta com facilidade.

Trata-se de um produto em forma de gel e viscoso, que permite que o local seja devidamente protegido. É fundamental que a barreira gengival seja inserida por um profissional especializado e, em seguida, retirada com um instrumento adequado. 

Quais as principais características da barreira gengival?

A barreira gengival é recomendada como um substituto do lençol de borracha para conseguir proteger toda a boca durante a realização de um clareamento dental. O produto apresenta importantes características, como a aderência perfeita na gengiva, a não irritação dos tecidos, o ótimo poder de vedação e a boa viscosidade.

Isso faz com que ela seja cada vez mais utilizada nos consultórios odontológicos, já que seus resultados são satisfatórios e os clientes ficam mais seguros e satisfeitos com o tratamento.

Como é feita e qual tipo de produto é utilizado? 

A barreira gengival é feita de resina. Ao colocar a ação da luz de fotopolimerizador, o material endurece. Logo, é criada uma barreira capaz de isolar a região dos tecidos que contornam os dentes. Assim, diversos contratempos são evitados durante o tratamento, como queimaduras e irritações. 

Qual a importância de contar com um bom profissional? 

Para garantir um tratamento de clareamento eficiente e sem maiores adversidades, é fundamental contar com uma clínica com profissionais especializados. Para isso, é necessário atenção e cuidado no momento de escolher o consultório odontológico para o procedimento.

Confira a seguir a importância de contar com quem realmente entende do assunto!

Correta aplicação das técnicas 

Para que o clareamento dental aconteça, é necessário utilizar as técnicas e os produtos corretos. Desse modo, é preciso atenção ao selecionar o profissional, para que não seja entregue a responsabilidade de um procedimento importante nas mãos de quem não entende do assunto. 

Diminuição de complicações 

Ao contar com um profissional odontológico, o clareamento dentário será feito sem maiores contratempos. Ao utilizar a barreira gengival corretamente, os tecidos gengivais não serão prejudicados e a saúde bucal será mantida. Para que o clareamento tenha o sucesso desejado, é preciso buscar uma clínica referência no assunto, a fim de que as chances de complicações sejam mínimas. 

Resultado satisfatório 

Normalmente, as pessoas que fazem procedimentos dentários com profissionais pouco preparados acabam voltando à clínica ou buscam por outros especialistas para consertar o erro ou melhorar o resultado. 

No caso de um clareamento, os dentes podem não ter a cor desejada, podem ficar sensíveis e os tecidos gengivais podem ficar afetados. Para que isso não ocorra, o procedimento deve ser feito com um especialista. 

Como escolher um bom profissional? 

É essencial que o profissional tenha experiência em clareamento dental, para que o tratamento ocorra de maneira satisfatória. Além do mais, é necessário avaliar outros importantes requisitos. Veja a seguir quais são eles!

Custo-benefício

Muitas pessoas que desejam fazer um clareamento buscam por um valor atrativo. A fim de que você não se arrependa, é preciso ficar atento aos valores abaixo do mercado. Para realizar um clareamento, é necessário utilizar bons produtos, logo, o valor do serviço pode ficar mais elevado. Por essa razão, é preciso ficar atento ao custo-benefício, evitando uma escolha errada. 

Qualidade do atendimento 

O clareamento é um procedimento simples, e os resultados são muito positivos. Para que você saiba como todo o clareamento acontecerá, é essencial contar com uma clínica que ofereça um excelente atendimento. Dessa forma, você será informado de todas as etapas e se sentirá confortável no ambiente. 

Portanto, é fundamental realizar um clareamento dental com quem realmente entende do assunto. Assim, o profissional conseguirá fazer o procedimento da forma correta e usará os métodos mais eficientes, como a barreira gengival para proteger os tecidos. A Odonto Company atua com os melhores especialistas do mercado, os resultados são promissores e os pacientes se sentem seguros. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.