Empreendedorismo na saúde: conheça as oportunidades da área!

Tempo de leitura 6 min

Há uma década, a área da saúde era considerada apenas um setor curativista e assistencial. Mas após a introdução de tecnologias voltadas para o cuidado, como a telemedicina, o empreendedorismo na saúde sofreu um ‘’boom’’ das health techs.

Além da melhora do cuidado, a tecnológica promoveu um impacto na forma com que o paciente encara o tratamento médico e odontológico. Isso porque, com as mídias sociais, as pessoas começaram a buscar procedimentos estéticos para se enquadrar em padrões impostos pelos famosos que vemos nos veículos de mídia.

A partir dessa mudança, a busca por um sorriso perfeito, por exemplo, tornou-se o objetivo de vários pacientes. Como consequência, houve uma mudança na quantidade de investimento na área da saúde. Deseja saber mais sobre esse tipo de empreendedorismo? Então, continue a leitura!

O que devo saber antes de empreender?

Antes de pensar em criar um negócio, é importante que o administrador seja capaz de se organizar e criar estratégias para tornar o seu produto inovador no mercado. Em qualquer área do empreendedorismo, esses dois pilares são a base para que uma empresa se sobressaia: inovação e organização. Por isso, na saúde, essa máxima não se anula.

O empreendedorismo na saúde oferece oportunidades que outros setores não proporcionam, como um público fiel ao seu consultório. Mas para que isso ocorra, você, enquanto empresário do ramo, deve ter um comprometimento maior com os pacientes.

Assim, antes de pensar em comprar uma franquia ou em montar uma empresa de qualquer ramo do mercado, avalie as opções e os benefícios daquele empreendimento. 

Quais os benefícios de investir na área da saúde?

Pensando em auxiliar você nessa difícil decisão, confira os prós de investir na área da saúde!

Versatilidade da área

Empreender no ramo da saúde depende de um conjunto de ações do administrador, que gera um impacto na rede de consumidores por meio da criação de uma técnica ou de um produto.

Assim, existe uma gama de métodos para se sobressair nessa área. A saúde não se limita em investimento em hospitais ou clínicas. Existe uma preocupação também em melhorar a qualidade de vida da população e a autoestima. Justificando, portanto, a grande versatilidade desse tipo de empreendimento.

Procura constante pelos pacientes

Diferente das outras áreas do mercado, como a moda, os empreendimentos da saúde sempre têm demanda, pois os pacientes procuram auxílio constantemente, seja por conta do acompanhamento de rotina ou devido a comorbidades que vão aparecendo com o tempo.

Pensando nisso, a empresa precisa se preocupar mais em fidelizar os clientes, do que atraí-los e isso representa uma vantagem em um mercado competitivo.

Diferentes oportunidades de atuação

Uma das maiores vantagens do empreendedorismo na saúde é a quantidade de possibilidades de investimento. Dentre elas, destaca-se a abertura de franquias. Isso ocorre porque as empresas franqueadas reduzem dois grandes problemas na hora de criar um negócio na área da saúde: conseguir elevar o nome da marca e atrair clientes fiéis.

Logo, abrir uma franquia transmite mais segurança para empreendedores iniciantes e, até mesmo, para profissionais da saúde que desejam diversificar a sua área de atuação.

Powered by Rock Convert

Quais os principais desafios do empreendedorismo na saúde?

Agora, conheça alguns dos desafios que você poderá enfrentar.

Alta regulamentação

Por se tratar de um ramo que lida com saúde e bem-estar da população, a fiscalização se torna algo necessário. Porém, em alguns casos, a quantidade de burocracia para abrir o negócio se torna um impasse.

É necessária autorização da prefeitura da cidade, vigilância sanitária e corpo de bombeiros. Além disso, os conselhos responsáveis pela qualidade do serviço também precisam regulamentar a sua efetividade, sendo eles o Conselho Federal de Medicina, de Odontologia e de Enfermagem.

Criar uma boa marca

As empresas do ramo da saúde atuam por meio da confiança estabelecida com o público. Diante disso, é importante criar uma visão positiva da marca.

Mas em um mercado altamente competitivo, isso representa um desafio enorme. Visto que existem regulamentações que regem o marketing na área médica e odontológica. Isso, gera uma limitação no momento de propagar o trabalho realizado em pacientes, por exemplo.

Investimento alto em consultórios próprios

Por fim, como se trata de uma área que lida com serviços prestados e não de produtos, a estrutura física do negócio se torna algo muito importante para aumentar a visibilidade do negócio. Por isso, o investimento em consultórios se torna uma grande parcela do capital demandado para a criação da empresa.

Em alguns casos, o investimento pode demorar anos para ser recuperado. E isso representa um desafio para empresários que buscam lucro a curto prazo.

Qual o diferencial de investir na área da saúde? Vale a pena?

Como qualquer tipo de empreendimento, as empresas no ramo da saúde representam benefícios e riscos. Mas por se tratar de um serviço de primeira necessidade da população, esse tipo de investimento representa algo seguro no mercado.

O mercado de franquias odontológicas representa uma solução para os desafios citados ao longo do artigo. Isso porque franqueadoras já almejam de uma visibilidade maior que empresas recentes

Além disso, o investimento é menor e com a garantia de sucesso fornecida pela companhia da sua escolha, já que a franqueadora fornecerá treinamento para os seus funcionários, o que ajudar a manter o controle de qualidade do serviço prestado.

Pensando nessa estratégia, uma empresa destaque nesse ramo é a OdontoCompany — reconhecida como a maior franqueadora da área de odontologia do Brasil, com mais de trezentos e vinte franquias.

O diferencial da empresa é oferecer uma grande gama de serviços por um preço acessível no mercado odontológico. Além de disponibilizar à franqueada o contato com fornecedores que oferecem um preço até 35% mais barato dos produtos utilizados para a realização das consultas.

Pronto! Agora você já compreende melhor as possibilidades existentes no empreendedorismo na saúde.

Mas o que você acha de entender um pouco mais sobre o mercado de franquias? Quer saber como abrir a sua junto com a OdontoCompany? Então, entre em contato por meio do nosso blog! Estaremos sempre dispostos a atender você!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.