6 estratégias de marketing digital para franquias odontológicas

Tempo de leitura 5 min

O sonho de todo gestor de clínicas é expandir a atuação do empreendimento e chegar a mais pessoas. Mas se deseja atrair novos clientes no mundo virtual, é preciso investir em marketing digital para franquias odontológicas. Para tanto, será necessário entender por que essa ação é essencial para a sua marca e em que estratégias deve apostar.

Neste post, descubra como o Instagram influencia seguidores da empresa, o LinkedIn constrói diálogo profissional com franqueados, o Facebook melhora a interação com a marca, o Google Ads dispara procura pelas franquias, o e-mail marketing dispõe de contatos e a newsletter será um impacto relevante para o seu negócio. Confira!

Por que investir no setor de marketing em uma franquia?

O setor de franquias odontológicas está crescendo cada vez mais no país, mas é preciso convencer o seu público da relevância da sua marca frente a esse cenário. Para ter mais engajamento com possíveis franqueados, é ideal investir no marketing digital, para atrair clientes, aumentar a gestão financeira e possibilitar expansão de consultórios.

O marketing digital é a possibilidade de empresas do século XXI lucrarem mais diante da concorrência. A prática — focada em páginas da internet e redes sociais — tem como objetivo construir material de relevância para a persona, por meio de técnicas que funcionam como gatilho para converter procura por produtos e serviços em venda.

Quais as principais estratégias de marketing digital?

Atualmente, existem canais de comunicação indispensáveis para quem deseja aumentar a procura por franquias odontológicas e ganhar reconhecimento no mercado. Sites, como o Instagram e ações, como o e-mail marketing, funcionam de maneira específica e precisam, também, de estratégias distintas para atingir possíveis franqueados.

A seguir, conheça 6 das estratégias de marketing digital para franquias odontológicas.

1. Influência do Instagram

Trata-se de uma rede social que está em ascensão no mundo e você deve usufruir da visibilidade dos usuários para aumentar o engajamento da sua franquia odontológica. Apesar de inicialmente ser voltada para fotografias pessoais, o fato do compartilhamento de imagens proporciona uma interação espontânea com consumidores.

A estratégia de marketing para o Instagram pode envolver não apenas a criação do perfil da sua empresa, mas também a publicação de posts patrocinados, anúncios via stories e indicação da marca por digital influencers, como são chamadas as pessoas com bastantes seguidores nas plataformas digitais.

2. Diálogo profissional no LinkedIn

Utilizado por milhões de brasileiros a procura de requalificação no mercado, o LinkedIn é uma plataforma ótima para negócios, uma vez que é focada em vagas de emprego. Nesse sentido, é importante que a sua marca esteja presente no site, a fim de trocar informações com possíveis consumidores.

Na rede, você encontra especialistas em várias áreas da Odontologia, com perfil para serem franqueados de uma rede odontológica, e pode promover interação com o público por meio de grupos e processos de recrutamentos ágeis.

Mas você deve ter cuidado ao gerir a conta da sua clínica no LinkedIn, já que a rede social é considerada mais profissional. Para tanto, investir em conteúdos de qualidade — os quais podem ser baixados em formato de e-book diretamente na plataforma, por exemplo — para a sua persona é uma dica a ser seguida.

Powered by Rock Convert

3. Experiências via Facebook

O Facebook se mantém como ótimo canal entre o público consumidor e uma marca, podendo expandir os valores sobre a sua empresa e gerar mais interação virtual para a franquia odontológica.

Logo, para uma estratégia de marketing funcional nessa plataforma, vale oferecer conteúdo para usuários assíduos dessa rede de compartilhamento de experiências, definindo-se uma linguagem alinhada com o posicionamento da marca em relação aos consumidores. 

Pensando em engajamento, no Facebook, você pode investir em posts impulsionados ou propaganda. A possibilidade de chegar a mais consumidores serve para ampliar a visibilidade dos conteúdos postados no perfil da empresa. Ainda, há o Facebook Ads, que permite que você compre espaço de anúncio e ganhe mais seguidores na rede social. 

4. Rankeamento no Google Ads

Não há segredo: para crescer no mercado é preciso aparecer para os consumidores. Em tempos de mundo virtual, esse desafio virou sinônimo de Google Adwords, que serve para rankear os seus produtos e serviços em melhor posição na internet, com base em algoritmos.

Em outras palavras, o Google Ads funciona por meio de pagamento do anunciante para publicar anúncios de uma empresa no buscador mais popular do mundo, aumentando a visibilidade de marcas no topo dos resultados de busca.

Dessa forma, você deve ficar atento ao escolher palavras-chave para uma campanha de marketing, uma vez que o processo de rankeamento no site de buscas parte de determinados assuntos para chegar a um resultado adequado para o internauta. 

5. Relevância no e-mail marketing

Quem pensa que o e-mail é um canal de comunicação ultrapassado está bastante enganado. A ferramenta é uma ótima maneira de se aproximar dos clientes, reforçando as suas campanhas de marketing no meio digital. 

A estratégia, no entanto, não deve encher a caixa de entrada dos usuários com conteúdos irrelevantes, uma técnica chamada de oversending. A ideia do e-mail marketing, por outro lado, é produzir material de referência para a persona com perfil de franqueado, fidelizando-a em relação aos valores, à proposta e à relevância da sua marca. 

Mas para ter sucesso com a prática, é preciso investir em uma lista de e-mails orgânica, normalmente conseguida de forma espontânea, com cadastros e formulários preenchidos por clientes. Em todo caso, você deve sempre oferecer a possibilidade para a persona cancelar o serviço a qualquer momento.

6. Newsletter de impacto

A newsletter é um tipo de estratégia de e-mail marketing que se diferencia pelo formato periódico e informativo. O objetivo da ação, cuja validade deve ser prolongada e não apenas pontual, é se aproximar do público com informações relevantes, como as atualizações do blog da marca. 

Percebeu a relevância dessas estratégias para aumentar a visibilidade da sua marca? Com soluções adequadas para cada ferramenta, você consegue utilizar o marketing digital para franquias odontológicas, aparecendo para a persona e expandindo a sua rede de clínicas.

Agora que você entende a relevância, que tal assinar a newsletter do blog e receber conteúdos exclusivos sobre o tema?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.