4 desafios de abrir uma clínica odontológica e como superá-los

Tempo de leitura 3 min

É comum que depois de algum tempo de atividade, o dentista queira ter seu próprio negócio, mas nem todos estão prontos para lidar com os desafios de abrir uma clínica odontológica. Isso porque, durante a faculdade, os alunos têm pouco ou nenhum contato com conteúdos sobre gestão e empreendedorismo.

Mas isso não é motivo para desanimar, pois há diversos dentistas empreendedores de sucesso e, certamente, você conhece alguns deles.

Neste post, você descobrirá 4 dos maiores desafios de abrir uma clínica odontológica e receberá dicas de como superar essas adversidades. Confira!

1. Habilidades que não estão ligadas à área odontológica

Para se tornar um bom profissional, é essencial fazer cursos de especialização, participar de workshops e treinamentos rápidos na área odontológica. Além disso, com uma rotina de atendimentos “puxada”, nem sempre o dentista encontra tempo disponível para investir em outras áreas, como gestão, empreendedorismo, finanças etc.

Esse fator deixa muitos dentistas inseguros em relação à abertura de uma clínica. Uma boa forma para se capacitar é buscar cursos específicos, como especialização em gestão, marketing, finanças e empreendedorismo. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão de como é iniciar um negócio e angariar pacientes, além de administrar sua clínica.

2. Capital para começar o negócio

Talvez este seja um dos maiores desafios para abrir uma clínica odontológica. Para começar, é preciso fazer um investimento alto em equipamentos, locação ou compra de imóvel, reforma, contratação de funcionários, capital de giro, entre outros custos necessários para a abertura de um negócio.

Powered by Rock Convert

Nesse caso, o ideal é fazer uma pesquisa para saber quanto será necessário investir na abertura da clínica e criar um planejamento financeiro para ter o dinheiro na hora certa. Recorrer a um empréstimo é uma alternativa, desde que os juros praticados pelo banco ou financeira não sejam muito altos.

Ainda, formar sociedade com outros profissionais também é uma saída, pois a clínica pode atender mais especialidades e os custos ficarão menores para cada sócio.

3. Contratar e treinar a equipe

Encontrar profissionais qualificados para trabalhar é outro grande desafio de abrir clínica odontológica. Dentistas que sempre trabalharam em estabelecimentos de terceiros nunca precisaram se preocupar com essa questão. Por isso, quando chega o momento de contratar e treinar sua própria equipe, vêm as dúvidas e inseguranças.

Para contornar essa situação, você pode contratar empresas especializadas em recrutamento e seleção. O treinamento da equipe pode ser feito por um dos franqueados mais experiente, caso tenha optado pela sociedade. Se não, peça ajuda de colegas empreendedores, pois eles saberão dar boas dicas em relação ao assunto.

4. Atrair e reter pacientes

Saber como atrair e reter pacientes também é um grande desafio para dentistas empreendedores, afinal, sem pessoas para atender, a franquia não sobrevive. Além disso, a concorrência na área é muito grande, basta observar quantas clínicas odontológicas existem no seu bairro. Mas com bons conhecimentos em marketing ou com uma excelente assessoria, é possível driblar essa situação e ficar com a agenda sempre cheia.

Esses são os principais desafios de abrir uma clínica odontológica, mas todos eles podem ser superados. Uma boa alternativa para quem é inexperiente no ramo do empreendedorismo é optar por uma franquia. Isso porque a franqueadora oferece todo o suporte necessário, desde a escolha do ponto comercial até a manutenção do negócio, o que facilita muito a vida de empreendedores inexperientes.

Gostou do post e quer saber como se tornar um franqueado OdontoCompany? Entre em contato agora mesmo e fale com um consultor!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.