Por que investir em uma franquia odontológica?

Tempo de leitura 6 min

Na franquia, o dono de uma marca, ou seja, o franqueador, cede ao franqueado o direito de uso do modelo de negócios, o que inclui produtos, serviços, know-how, tecnologia, além de identidade visual e conceitual. Atualmente, um dos segmentos de maior expansão nesse setor é a franquia odontológica.

Trata-se de um sistema de franquias que tem sido uma excelente alternativa para dentistas em atividade ou recém-formados que esperam conquistar espaço no mercado com um modelo de negócio já reconhecido e aceito. Além disso, é uma oportunidade para empreendedores e investidores que reconhecem o sucesso do mercado de odontologia estética e saúde bucal no país.

Ainda em dúvida sobre quem é o vencedor no embate clínica própria x franquia? Então, conheça a seguir vários motivos para investir agora mesmo em uma franquia odontológica. Descubra também qual é a maior rede desse segmento no Brasil. Confira!

Vantagens de se investir em uma franquia odontológica

O mercado odontológico está aquecido e a melhor maneira de aproveitar esse potencial é adotando o modelo de franquias, que oferece toda a segurança, economia e qualidade necessárias para um negócio de sucesso.

Credibilidade da marca

Uma rede de franquias vitoriosa tem anos de trabalho e o respaldo de um modelo de negócios bem-sucedido em um mercado bastante concorrido, como o da odontologia. Esse reconhecimento dá ao franqueado uma grande vantagem competitiva, pois a marca da franquia já foi testada e aprovada pelos pacientes.

Consequentemente, quanto mais conhecida, maior a possibilidade de prospecção de novos clientes.

Grande potencial de expansão

Como vimos no item anterior, uma consequência do reconhecimento da franquia no mercado é que ela atrai os pacientes. Logo, com o maior volume de atendimento, melhores são as chances de expandir rapidamente o negócio com segurança. Por isso, é natural vermos franqueados gerenciando mais de uma franquia odontológica.

Suporte constante

Quando um dentista abre uma clínica, muitas vezes, ele se vê perdido em meio aos processos administrativos e códigos que não fazem parte de sua formação. Assim como o empreendedor, que investe nesse modelo de franquia e pode ter dificuldade de lidar com as rotinas da prática odontológica.

Outra vantagem de adotar uma franquia é poder contar com o suporte integral do franqueado em todos os momentos do negócio. Da escolha do ponto, passando pela assessoria na contratação de colaboradores até o treinamento gerencial, você recebe todas as orientações para dominar cada aspecto de seu negócio.

Acesso à capacitação e treinamentos

O aprendizado contínuo é um dos segredos de sucesso de um empreendedor. O modelo de franquias também oferece cursos e treinamentos para o franqueado e a equipe. Por meio de workshops e palestras é possível aprender técnicas que contribuem para o aperfeiçoamento de capacidades gerenciais, de atendimento e captação de novos pacientes.

Automatização de processos

Todo empreendimento precisa de ferramentas que contribuem para melhorar as rotinas administrativas do negócio. Por isso, as franquias odontológicas oferecem softwares de gestão que permitem ao franqueado um maior controle no gerenciamento de processos.

Entre os recursos disponíveis estão os indicadores de desempenho, nos quais é possível calcular o ROI, por exemplo.

Marketing de alto alcance

Manter uma campanha de marketing eficiente custa caro e exige muito planejamento. A boa notícia é que as franquias têm eficientes estratégias, de longo poder de alcance. O franqueado tem acesso tanto às campanhas de marketing presenciais — no próprio consultório ou ponto de venda (PDV) — quanto nos canais digitais, em alguns casos, até na TV.

Ainda, como os custos de propaganda são divididos entre todos os franqueados, há uma grande economia sobre o investimento realizado em marketing.

Maior potencial de inovação

Em um mercado altamente competitivo, com pacientes cada vez mais exigentes, é necessário investir em inovação constante. No entanto, aplicar em novos serviços ou produtos nem sempre é uma alternativa para o proprietário de uma clínica odontológica.

As franquias oferecem os equipamentos e treinamentos mais inovadores, deixando-os à disposição a preços menores, uma vez que as compras são realizadas em rede. Com isso, você tem acesso a equipamentos e instalações de última geração com economia.

Conheça a rede de franquias OdontoCompany

Agora que você já sabe as principais vantagens do sistema de franquia em relação à clínica odontológica, chegou a hora de conhecer a maior rede de franquias desse ramo do Brasil e uma das maiores do mundo: a OdontoCompany.

São mais de 30 anos no mercado ajudando os brasileiros nos cuidados com a saúde bucal e no restabelecimento dos sorrisos, sempre utilizando tecnologia de ponta, priorizando o conforto e segurança dos pacientes em todas das fases de um tratamento dentário. A OdontoCompany também é pioneira em técnicas avançadas de Endodontia, Estética, Dentística, Implantodontia e Ortodontia, além de outros procedimentos.

Atualmente, temos mais de 650 unidades em todo o país e 60% dos franqueados têm mais de uma franquia. Os modelos da rede atendem a todos os tipos de mercado: cidades de até 15 mil habitantes, cidades médias, capitais e até shopping centers. Ao se tornar um dos nossos franqueados, você conta com:

  • suporte completo em todas as fases do negócio;
  • assessoria para a escolha do ponto, do projeto arquitetônico e da identidade visual da franquia, além auxílio no recrutamento e seleção da equipe;
  • apoio e treinamentos operacionais, comerciais e de gestão para franqueados e colaboradores na Academy Care;
  • software de gestão para auxiliar o franqueado no trabalho com as rotinas administrativas do negócio;
  • possibilidade de diversificação do atendimento, permitindo ao franqueado oferecer diferentes tratamentos odontológicos em um só lugar;
  • forte investimento em ações de marketing: na mídia nacional, divulgação digital por meio do site e redes sociais da OdontoCompany, campanhas em programas de TV de grande audiência, marketing esportivo, uso de celebridades nas ações. No marketing local, ações e materiais no PDV, além de campanhas de preço, institucionais e sazonais, para manter o faturamento da franquia equilibrado o ano todo.

Essas são apenas algumas das vantagens oferecidas pela franquia odontológica. Mas para aproveitar todo o potencial desse modelo de negócios é preciso escolher uma marca já reconhecida no mercado e que garante todo o suporte necessário para a implantação e manutenção da franquia.

Entre em contato com a OdontoCompany e conheça mais sobre os modelos de franquias odontológicas!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.