Quais são os principais indicadores de desempenho para franquias?

Tempo de leitura 4 min

Uma pergunta pode decidir futuros investimentos no mundo empresarial: como saber se o planejamento está sendo efetivo para a empresa? Se você quer ter um panorama sobre a performance da sua equipe, aposte em indicadores de desempenho para franquias.

Trata-se de um assunto fundamental para empresas do ramo da odontologia. A seguir, você vai entender por que vale a pena fazer esse investimento, o que são os indicadores e como funcionam os principais indicadores de desempenho, como o ROI, Ticket Médio, Net Promoter Score e o Custo de Aquisição por Cliente.

Comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas!

O que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (sigla em inglês para Indicadores-chave de Desempenho), servem para quantificar as atividades de uma empresa.

Com base em objetivos organizacionais, os números dão uma dimensão sobre o que está funcionando ou não na empresa e permitem que novas metas sejam traçadas.

Mas qual é o diferencial do KPI? O indicador consegue não apenas medir um resultado específico, mas também revelar um parâmetro aferível sobre a performance empresarial.

Para que os quantificadores sejam efetivos, é necessário ter um planejamento claro, com objetivos que possam ser alcançados no tempo almejado.

Qual a importância de a franquia usar indicadores de desempenho?

Os principais efeitos do KPI são: sistematizar os resultados da empresa, mostrar claramente o que está dando certo e apontar as estratégias que precisam ser ajustadas para melhorar o desempenho da equipe.

Dessa forma, o gestor do negócio consegue refazer o seu planejamento empresarial e apostar em caminhos para crescer no mercado.

Quais são os principais indicadores de desempenho para franquias?

Você entendeu o que são e para que servem os indicadores de desempenho para franquias, mas a dúvida que fica é: quais são os indicadores disponíveis? A seguir, veja uma breve explicação sobre como funciona cada indicador de destaque.

ROI

Se você precisa avaliar o rendimento de um investimento, seja nas instalações, estratégias de marketing ou ferramentas para os funcionários, o indicador ideal é o Retorno sobre o Investimento ou simplesmente (ROI).

Para medir os números da sua empresa, fatores como a taxa de franquia, os custos de instalação da loja, o capital de giro disponível e os royalties devem ser considerados. Com o ROI, é possível englobar esses e outros aspectos.

Ticket Médio

Para calcular a média de cada venda registrada, existe o indicador do Ticket Médio. A partir desse indicador, é possível verificar se o valor de vendas está abaixo do esperado no planejamento ou se está alinhado à meta inicial. Assim, esse quantificador também consegue dar uma dimensão sobre o desempenho dos vendedores da empresa.

CAC

Captar novos clientes para a sua franquia gera despesa. Se você deseja ter a dimensão desse custo em determinado período, utilize Custo de Aquisição por Cliente (CAC).

O cálculo usado nesse indicador funciona da seguinte maneira: bastar dividir o total de custos com os setores de Marketing e Vendas da empresa pelo número de novos consumidores em determinado período, 6 meses ou 1 ano, por exemplo.

Net Promoter Score (NPS)

Entender se os consumidores estão satisfeitos com a sua empresa é essencial para definir os próximos passos na gestão do seu negócio. Para isso, você deve apostar no Net Promoter Score (NPS), indicador baseado numa escala de 0 a 10 para saber o quão satisfeitos estão os clientes com a aquisição dos produtos e serviços da sua empresa.

Você ficou por dentro dos principais indicadores de desempenho para franquias, que servem para montar um panorama sobre as atividades da empresa. Portanto, na hora de fazer o seu planejamento, invista em quantificadores como o Retorno sobre o Investimento (ROI), Net Promoter Score, Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e Ticket Médio.

Agora que você conhece a importância de avaliar os indicadores de desempenho, mantenha -se em dia sobre como gerir o seu negócio no ramo odontológico. Basta curtir a nossa página no Facebook e acompanhar as atualizações!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.