Agende sua avaliação

Apneia do sono: saiba o que é e como um dentista pode ajudar

Tempo de leitura 3 min

Dormir deve ser sinônimo de descanso, um momento importante para relaxar o corpo e a mente. No entanto, para muitas pessoas, as noites são bem conturbadas, por conta da apneia do sono.

O indivíduo acorda cansado e fica sem disposição, o que compromete a sua qualidade de vida. Além disso, o distúrbio pode ocasionar diversos problemas de saúde a longo prazo, por isso é necessário procurar tratamento.

Neste post, vamos explicar o que é apneia do sono, seus sintomas, causas e como o dentista pode ajudar você. Acompanhe!

O que é apneia do sono?

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio em que a pessoa tem a respiração interrompida durante várias vezes enquanto dorme. Muitas vezes, ela nem percebe que sofre com isso e esse é o problema, pois o quadro pode ocasionar outras doenças.

Nesses intervalos em que o indivíduo para de respirar, há uma diminuição na oxigenação do sangue. Isso faz com que os batimentos cardíacos se acelerem e que também ocorra a contração dos vasos sanguíneos.

Desse modo, a apneia pode contribuir para a arritmia cardíaca e também para quadros de hipertensão arterial. Além disso, é um fator de risco para o surgimento da diabetes tipo 2.

Quais os principais sintomas?

Um sintoma bastante característico da apneia do sono é o ronco, o que pode incomodar inclusive o parceiro que dorme ao lado. Aliás, muitos pacientes acabam procurando um médico devido ao ronco e não por conta das pausas na respiração.

Outros sintomas desse quadro são:

  • engasgos enquanto a pessoa dorme;
  • sensação de estar sufocando;
  • sono muito agitado;
  • sonolência e falta de disposição durante o dia;
  • humor alterado devido ao cansaço;
  • respiração ofegante;
  • dor de cabeça logo ao acordar.

Quais as causas desse problema?

A apneia do sono pode ser decorrente de diversos fatores, principalmente:

  • obesidade;
  • uso exagerado de álcool;
  • tabagismo;
  • uso constante de remédios calmantes para dormir;
  • hábito de dormir de barriga para cima;
  • amígdalas ou adenoides grandes;
  • problemas na anatomia do maxilar: quando ele é encurtado pode fazer com que a língua seja “jogada” para trás, obstruindo a garganta e dificultando a respiração.

Como o dentista pode ajudar a tratar esse distúrbio do sono?

O tratamento para a apneia do sono é multiprofissional. Geralmente, o paciente procura o médico por conta do ronco ou pelo sono agitado. Para o diagnóstico, é feita a polissonografia, que monitora o sono.

Se a causa para o problema for a obesidade, por exemplo, a orientação é que o indivíduo mude a alimentação e perca peso.

Mas você sabia que o tratamento para esse distúrbio pode estar na clínica odontológica? Isso mesmo! Quando pensamos em problemas relacionados ao sono que podem ser tratados pelo dentista, logo vem à mente o bruxismo. Porém, em casos leves de apneia, o tratamento também pode ser feito por esse profissional.

Após a avaliação do paciente, o dentista pode indicar o aparelho intraoral (AIO), uma peça de silicone que atua como um reposicionador anterior da mandíbula. O dispositivo faz com que ocorra um avanço da posição mandibular e/ou da língua, ampliando o espaço de fluxo de ar para a respiração do paciente.

O aparelho é eficaz no combate às interrupções respiratórias e, em muitos casos, pode até eliminar o ronco. Assim, o indivíduo consegue ter uma noite de sono de qualidade.

Além dos bons resultados, a vantagem é o fato de o aparelho ser removível, fácil de ser transportado em caso de viagens e bastante adaptável, permitindo ao paciente dormir normalmente.

Gostou das informações sobre apneia do sono que trouxemos neste post e entendeu como o dentista pode ajudá-lo nesse processo? Acompanhe mais dicas de saúde e estética bucal seguindo as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

    Adorei a dica da alpinei do sono eu não sabia

      Oi, Ernande! Tudo bem? Fico muito feliz em saber disso! Obrigado!

    Amei as explicações,eu tenho apneia do sono obstrutiva grave 30,4 uso cpap toda noite para dormir, minha boca abre e resseca é horrível.sera que esse aparelho me ajudaria?

    Olá Luiz, como vai? Recomendamos que procure um profissional
    para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
    nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
    https://odontocompany.com/clinicas

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.