Agende sua avaliação

Como encontrar um dentista de canal? Confira 6 dicas!

Tempo de leitura 6 min

O endodontista é o profissional responsável por tratar as doenças que afetam a polpa dentária — a parte interna do dente na qual se encontram os nervos e os vasos sanguíneos. Quando a polpa é infectada por cáries, traumas ou fraturas, pode causar dor, inflamação e até a perda do dente.

Por ser um procedimento delicado e que requer habilidade, a escolha do profissional deve ser feita com bastante critério. Neste post, entenderemos como funciona esse tratamento e apresentaremos 6 dicas que podem fazer a diferença na hora de escolher o seu dentista de canal. Confira!

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento odontológico que tem como objetivo recuperar um dente que teve sua polpa comprometida por uma infecção ou inflamação. A polpa é o tecido interno do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos necessários para a nutrição. Quando esse tecido é atingido por cáries profundas, traumas ou fraturas, pode resultar em dor, inchaço e até a perda do dente.

O procedimento é realizado por um dentista especializado em endodontia e começa com a aplicação de uma anestesia local, para evitar a dor e o desconforto do paciente. Depois, faz uma abertura na parte superior do dente para ter acesso à polpa. Em seguida, ele usa instrumentos específicos para retirar a polpa do canal, limpar e desinfectar o espaço.

Após a limpeza, o canal é preenchido com um material obturador, que pode ser uma resina. Depois, é realizada uma obturação na parte externa do dente para fechar a abertura, restaurar sua forma e função. Essa obturação pode ser temporária ou permanente, dependendo da situação do dente.

Como encontrar o dentista de canal ideal?

Agora que já entendemos o que é e como funciona o tratamento de canal, vamos ao ponto central de nosso artigo: como escolher o dentista de canal ideal para o seu caso. Nas linhas abaixo, apresentamos 6 dicas práticas.

1. Busque um endodontista

O primeiro passo para encontrar o profissional ideal para tratar o seu canal é buscar um especialista nesse tipo de procedimento, que é o endodontista. Essa especialidade tem o reconhecimento do CFO, Conselho Federal de Odontologia, exigindo do profissional uma formação específica, com conhecimento prático e teórico sobre o tema — além de atualização constante.

Mas como saber se o dentista é especializado em endodontia? Você pode consultar o seu registro profissional no site do CFO ou do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado. Além disso, você pode perguntar sobre a sua formação, experiência e cursos de aperfeiçoamento na área.

2. Peça indicações a amigos e familiares

Buscar indicação de amigos e familiares que já fizeram o mesmo procedimento é outra forma interessante de escolher o dentista de canal ideal. Ao conversar com pessoas que já fizeram tratamento, você consegue informações práticas sobre a experiência deles com o profissional e sobre a clínica. Dessa forma, você pode descobrir se o profissional é de confiança, se faz um bom trabalho e se o atendimento local é eficiente.

No entanto, lembre-se de que cada caso é único e que a experiência de outros pode não ser a melhor opção para você. Por isso, é importante avaliar outros critérios antes de tomar a sua decisão.

3. Escolha um profissional que domine as competências técnicas e humanas

Um bom dentista de canal deve ter não apenas competências técnicas, é necessário dominar as competências comportamentais, pois estamos falando de uma atividade essencialmente humana.

Ele deve conseguir realizar o tratamento com precisão e segurança, mas também deve se comunicar bem, ser ético, educado e atencioso. É importante ter sabedoria para lidar com os medos e as dúvidas dos pacientes, oferecendo um atendimento humanizado e personalizado.

Uma boa forma de verificar o trato do profissional com os pacientes é acessando suas redes sociais e verificando os depoimentos e avaliações. É claro que essa é apenas uma análise superficial e não substitui uma consulta de avaliação, em que você poderá, de fato, analisar as características do dentista.

4. Verifique a qualidade do atendimento:

A qualidade do atendimento é outro fator essencial para encontrar um bom dentista de canal. Essa é uma avaliação que pode ser feita de sua casa, por meio das redes sociais ou telefone. Entre em contato com o dentista ou clínica e tire suas dúvidas sobre o tratamento. Aproveite para analisar se os profissionais são cordiais, educados e solícitos.

Outro fator crucial para o bom atendimento é a pontualidade. Por isso, tente descobrir se o dentista cumpre os horários combinados e se ele se dedica aos pacientes plenamente — sem pressa, interrupções ou distrações. Essas análises são realizadas de forma mais fidedigna na prática, marcando uma consulta para avaliação.

5. Informe-se sobre a estrutura do local

A estrutura do local onde o dentista atende também é um aspecto importante para avaliar. Você quer fazer o seu tratamento em um ambiente limpo, organizado e confortável — que siga as normas de biossegurança e de prevenção de infecções.

Além disso, verifique se a clínica conta com recursos tecnológicos que possam otimizar o seu tratamento, como radiografias digitais, microscópios, ultrassom e laser. Esses dispositivos podem tornar o tratamento de canal mais preciso e confortável.

6. Procure uma rede de clínicas com credibilidade

Uma maneira prática de escolher o seu dentista de canal, avaliando todos os requisitos citados anteriormente, é buscando uma rede de clínicas odontológicas que tenha alta credibilidade no mercado, como a OdontoCompany, a maior rede de clínicas do país.

Com mais de 1700 unidades, a OdontoCompany oferece conveniência e acessibilidade, garantindo que você encontre um dentista próximo à sua casa. Nossa rede conta com uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas, incluindo endodontia, e você pode marcar sua avaliação sem burocracia, diretamente em nosso site.

Como vimos, o tratamento de canal consiste na restauração de um dente que teve sua polpa afetada. Deve ser realizado por um profissional especializado, que tenha empatia para entender os medos do paciente, boa capacidade de comunicação e que ofereça a melhor estrutura possível.

Existem vários quesitos que devem ser avaliados na hora de escolher seu dentista de canal, e você pode ter acesso a todas elas buscando uma rede de clínicas com abrangência nacional e know-how de mais de 1700 unidades espalhadas pelo Brasil.

Entre em contato conosco, visite o nosso site e agende sua avaliação. Estamos prontos para tratar o seu canal e oferecer outras soluções para a sua saúde bucal.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.