Como comprar um kit de clareamento dental de forma segura?

Tempo de leitura 8 min

Hoje, é muito fácil ter acesso a um kit para clarear os dentes, inclusive pela internet, na qual o produto é vendido indiscriminadamente. Embora a venda de substâncias, como o peróxido de hidrogênio, seja permitida apenas com prescrição de um profissional, há algumas mercadorias disponíveis para aquisição sem a necessidade da indicação de um dentista.

Em todo caso, ainda que conquistar um sorriso bonito e livre de manchas seja o desejo de muitas pessoas, o clareamento dental só deve ser feito sob uma supervisão profissional. Caso contrário, o paciente pode sofrer danos irreversíveis nos dentes e no tecido gengival, por exemplo.

Pensando nisso, este post explica como comprar um kit de clareamento dental com segurança, mostrando os motivos para não adquirir o produto sem orientação e os riscos de fazer o procedimento sem a devida prescrição. Além disso, o material resume como funciona a técnica realizada em casa, com moldeiras ou fita clareadora e no que consiste o método com exposição à luz de LED ou laser, feito no consultório.

Ao final, você confere, ainda, quais são as principais dicas para ter êxito ao clarear os dentes e qual é o papel do profissional especializado durante esse procedimento estético. Então, acompanhe a leitura e entenda tudo sobre esse assunto tão importante!

Como comprar um kit de clareamento dental?

Embora seja comum a venda de kits de clareamento dental de forma indiscriminada, os produtos utilizados no consultório são diferentes. Isso porque, eles são testados e aprovados para serem aplicados sem o mínimo risco ao paciente.

Então, se você quer passar pelo procedimento, há duas opções: adquirir o produto diretamente com o dentista ou comprá-lo na farmácia ou em lojas especializadas em produtos odontológicos — mas com a receita do profissional, pois sem a prescrição, a substância não poderá ser vendida.

Por que não comprar um kit sem orientação do dentista?

As pessoas que compram um kit de clareamento dental sem a orientação do dentista, geralmente, o fazem para clarear os dentes em casa, sozinhos. No entanto, essa prática não é recomendada, já que esses produtos são compostos por agentes químicos, logo, devem ser administrados de forma correta para que não cause prejuízos à saúde bucal do paciente.

Quais problemas da utilização errônea de tais kits?

O uso de produtos clareadores pode causar sérios prejuízos à saúde bucal do paciente, como sensibilidade nos dentes e inflamações nas gengivas. Além disso, quando o clareamento é feito sem a devida supervisão, é possível os produtos acarretarem manchas irreversíveis nos dentes.

No mais, nem todo mundo está apto a realizar o clareamento dental, por exemplo, mulheres grávidas e pessoas com doenças nas gengivas não devem recorrer ao procedimento. Ainda, pacientes que usam restaurações e próteses também devem ter mais cuidados na hora de clarear os dentes, pois o gel clareador não faz efeito sobre as próteses.

Nesses casos, a pessoa ficará com os dentes em tons diferentes, o que causa prejuízo à harmonia do sorriso.

Por que o acompanhamento profissional é importante?

O dentista é a única pessoa capaz de indicar o melhor tratamento para cada caso. Lembrando que há técnicas diferentes de clareamento dental e cada uma delas é indicada para um paciente em especial. Atualmente, existem dois métodos: o clareamento caseiro e a técnica realizada em consultório.

Como funciona o clareamento dental com moldeiras de silicone?

No clareamento caseiro, molda-se a arcada dentária do paciente e, a partir do modelo obtido, é confeccionada uma moldeira de silicone. Então, entrega-se essa moldeira com um kit de bisnagas, contendo peróxido de hidrogênio ou carbamida.

O paciente é orientado a colocar um pouco do gel na moldeira e usá-la durante algumas horas — geralmente, recomenda-se que ele use à noite. O produto deve ser utilizado em pequena quantidade, pois, caso contrário, o paciente pode sofrer com sensibilidade nos dentes.

Na OdontoCompany, o paciente recebe semanalmente o kit de clareamento dental caseiro para evitar que ele use o produto de qualquer jeito, o que pode ocasionar problemas de saúde bucal. Além disso, é necessário um acompanhamento do profissional para que ele verifique se o tratamento está proporcionando os resultados esperados.

Como é feito o clareamento com laser ou luzes de LED em consultório?

Já a técnica de clareamento utilizada em consultório consiste na aplicação do produto diretamente nos dentes. Após esse processo, o dentista usa o laser ou luzes de LED para potencializar a ação do gel clareador. Aqui, temos o mesmo produto do clareamento caseiro, a única diferença é que a concentração do peróxido de carbamida ou hidrogênio é maior. Por isso, os resultados são mais rápidos.

Geralmente, são indicadas de duas a três sessões, dependendo do grau de escurecimento dos dentes e dos resultados desejados. Em muitos casos, o dentista pode associar os dois tipos de clareamento dental, quando o sorriso do paciente está muito escurecido.

O que é o clareamento realizado com fitas clareadoras?

O clareamento dental com fitas clareadoras é outra opção para quem deseja ter uma dentição mais clara, sob supervisão de um profissional cirurgião-dentista. Em geral, o produto é vendido em farmácia e contém fitas que devem ser usadas nos arcos inferior e superior da boca, por um período determinado (em regra, até 30 minutos em contato com a dentição).

As tiras clareadoras são feitas com um material flexível, que facilmente se encaixa na arcada dentária, expondo os dentes a uma substância química clareadora, normalmente, peróxido de hidrogênio com concentração inferior a 10%. O produto exige um cuidado extra, já que pode se deslocar facilmente na cavidade e ficar em contato com a gengiva, o que causa queimadura nesse tecido sensível.

Por que clareamento dental é importante para renovar autoestima?

Quando se fala em sorriso perfeito, a coloração dos dentes é um dos fatores cruciais, assim como o formato, a posição, a textura — que muda a aparência do esmalte dentário ao longo da vida — o posicionamento labial e o alinhamento com a arcada.

O motivo é que a cor mais clara da dentição é associada, também, à saúde e impacta diretamente a relação do paciente com o próprio corpo.

Nesse sentido, alguns pacientes com dentes escurecidos, seja por fatores externos, como o uso contínuo de cigarro e alimentos com forte coloração, seja por motivações internas, como as complicações com tratamento de canal dentário, podem relatar casos de baixa autoestima e pouca disposição para a socialização, já que se sentem desconfortáveis para sorrir em público.

Se esse for o seu caso, é importante procurar ajuda especializada quanto antes, para receber uma avaliação adequada sobre o seu sorriso e ter uma possível indicação para realizar procedimentos estéticos, como o clareamento dental.

Ainda, o cirurgião-dentista entende que a técnica, que pode tanto ser realizada em casa quanto no consultório odontológico, tem um impacto não apenas para a saúde bucal, mas também para a autoconfiança, contribuindo até para o marketing pessoal positivo.

Quais são as principais dicas para o clareamento dental correto?

Durante o tratamento, é importante que o paciente evite o consumo de alimentos muito pigmentados, pois, com o uso dos géis clareadores, os dentes ficam mais porosos, por isso, há riscos do aparecimento de manchas.

Então, alimentos e bebidas, como café, açaí, refrigerantes, molhos picantes e produtos industrializados devem ser evitados durante o período de tratamento. Ainda, o cigarro deve ser suspenso, caso contrário, os resultados não serão satisfatórios.

Indicamos também ao paciente evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos muito ácidos. A higiene bucal deve ser feita sempre após as refeições e o fio dental utilizado diariamente.

No período de tratamento, o ideal é que o paciente utilize pastas dentais sem cor e, caso use enxaguantes, eles devem ser brancos, pois os produtos coloridos atrapalham o resultado do clareamento. Por fim, caso sinta sensibilidade nos dentes durante o procedimento, o dentista deve ser comunicado para que ele tome providências.

Qual o papel do profissional especializado para realização do clareamento dental?

A dica mais importante de todas é procurar um profissional capacitado, pois somente ele pode indicar a técnica de clareamento mais adequada para seu caso. Então, não deixe de visitar o cirurgião-dentista, que é quem tem know-how para examinar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento dentário, avaliando a coloração da sua dentição e a combinação de produtos que mais atende à sua demanda.

Por que escolher a OdontoCompany?

Porque temos uma equipe de profissionais altamente qualificados para cuidar de seu sorriso. Além disso, trabalhamos com as melhores marcas existentes no mercado, assim, na hora de fazer seu tratamento, você receberá um kit de clareamento dental eficiente, que proporcionará bons resultados e deixará seu sorriso “novinho em folha”.

Aqui, você descobriu como comprar kit de clareamento dental de forma segura, contando sempre com o auxílio e a recomendação de um profissional. Em todo caso, clarear os dentes é uma opção interessante para resgatar a autoestima, deixando a dentição menos escurecida com técnicas, como o laser, a fita clareadora e a exposição à luz de LED.

Gostou das informações e deseja fazer um clareamento dental para dar aquele up na sua aparência? Não perca mais tempo e entre em contato agora com nossa equipe de profissionais para agendar um horário. Teremos o maior prazer em atender você!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

11 Comentários

  1. Como comprar o kit gel clareador

    1. Tenho os dentes frontais escuros, como clareá-los??

      1. Elizete e Valdério, o ideal é procurar um profissional, antes de qualquer coisa, para avaliá-los e ajudá-los no processo.

  2. Bom eu queria muito usar esse clareador …meus dentes estao muitos amarelos ..E não tenho condições de fazer um tratamento mais caro .Eu acho que deve ser muito bom .

    1. Olá, Maria. Tudo bem? Antes de tomar qualquer atitude, procure um profissional para te auxiliar quanto ao tratamento.

  3. Desejo fazer o clareamemto caseiro pela odonto company . Podeŕiam me orientar?

    1. Claro, Bete! Será um prazer! Você pode procurar um de nossos profissionais pelo link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  4. Tenho sensibilidade na gengiva, e também tenho intolerância com muitos produtos. Quero fazer clareamento mas tenho receio em adiquirir o kit caseiro e ter reação. Sendo um produto um pouco caro para ser descartado. Meu dentista ficou na dúvida se posso usar esses produtos. Desejo uma segunda opinião.

  5. Não tenho muito tempo por conta da minha vida ser muito corrida,porem estive no consultório do meu dentista e ele me passou sobre esse metodo de fazer o clareamento em casa.

  6. Como faço pra compra

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.