Ortodontia

Como comprar um kit de clareamento dental de forma segura?

fevereiro 5, 2019
Tempo de leitura 6 min

Hoje em dia, é muito fácil ter acesso a um kit de clareamento dental, inclusive pela internet, onde o produto é vendido indiscriminadamente. Embora a venda de produtos à base de peróxido de hidrogênio ou outras substâncias seja permitida apenas com prescrição de um profissional, há alguns produtos no mercado disponíveis para a venda sem a necessidade da indicação de um dentista.

Ter um sorriso bonito e livre de manchas é o desejo de muitas pessoas, mas o clareamento dental só deve ser feito sob supervisão profissional. Caso contrário, o paciente pode sofrer danos irreversíveis em seus dentes.

Quer saber como comprar um kit de clareamento dental, entender os motivos para não adquirir o produto sem orientação e os riscos de fazer o procedimento sem a devida prescrição? Então, acompanhe a leitura deste post, que vamos responder a essas e outras questões sobre o assunto.

Como comprar um kit de clareamento dental?

Embora seja comum a venda de kits de clareamento dental de forma indiscriminada, os produtos utilizados no consultório são diferentes. Isso porque eles são testados e aprovados para serem aplicados sem o mínimo risco ao paciente.

Então, se você quer passar pelo procedimento, você tem duas opções: ou adquire o produto diretamente com o dentista ou compra na farmácia ou em uma loja especializada em produtos odontológicos — mas com a receita do profissional, pois sem a prescrição do dentista, o produto não pode ser vendido.

Por que não comprar um kit sem orientação do dentista?

As pessoas que compram um kit de clareamento dental sem a orientação do dentista geralmente o fazem para clarear os dentes em casa, sozinhos. No entanto, essa prática não é recomendada, já que esses produtos são compostos por agentes químicos e, por isso, devem ser administrados de forma correta para que não cause prejuízos à saúde bucal do paciente.

Quais problemas da utilização errônea de tais kits?

O uso de produtos clareadores pode causar sérios prejuízos à saúde bucal do paciente, como sensibilidade nos dentes e inflamações nas gengivas. Além disso, quando o clareamento é feito sem a devida supervisão, os produtos causam manchas irreversíveis nos dentes.

No mais, nem todo mundo está apto a realizar o clareamento dental. Mulheres grávidas e pessoas com doenças nas gengivas não devem recorrer ao procedimento. Pacientes que façam uso de restaurações e próteses também devem ter mais cuidados na hora de clarear os dentes, pois o gel clareador não faz efeito sobre as próteses.

Nesses casos, a pessoa ficará com os dentes em tons diferentes, o que causa prejuízo à harmonia de seu sorriso.

Por que o acompanhamento profissional é importante?

O dentista é a única pessoa capaz de indicar o melhor tratamento para cada caso. Lembrando que há técnicas diferentes de clareamento dental e cada uma delas é indicada para um paciente em especial. Atualmente, existem dois métodos: o clareamento caseiro e a técnica realizada em consultório. Vamos entender a seguir como cada método funciona.

Como funciona o clareamento dental caseiro?

No clareamento caseiro, moldamos a arcada dentária do paciente e a partir do modelo obtido é confeccionada uma moldeira de silicone. Então, entregamos essa moldeira com um kit de bisnagas, contendo peróxido de hidrogênio ou carbamida.

O paciente é orientado a colocar um pouco do gel na moldeira e usá-la durante algumas horas — geralmente recomendamos que ele use à noite. O produto deve ser usado em pequena quantidade, pois, caso contrário, o paciente pode sofrer com sensibilidade nos dentes.

Na OdontoCompany, o paciente recebe semanalmente o kit de clareamento dental caseiro para evitar que ele use o produto de seu jeito, pois isso pode ocasionar problemas de saúde bucal.

Além disso, é necessário um acompanhamento do profissional para que ele verifique se o tratamento está proporcionando os resultados esperados.

Como funciona o clareamento em consultório?

Já a técnica de clareamento utilizada em consultório consiste na aplicação do produto diretamente nos dentes. Após esse processo, o dentista utiliza o laser ou luzes de LED para potencializar a ação do gel clareador. Esse é o mesmo produto utilizado no clareamento caseiro, a única diferença é que a concentração do peróxido de carbamida ou hidrogênio é maior. Por isso, os resultados são mais rápidos.

Geralmente, são indicadas de duas a três sessões, dependendo do grau de escurecimento dos dentes e dos resultados desejados. Em muitos casos, o dentista pode associar os dois tipos de tratamento, quando o sorriso do paciente está muito escurecido.

Quais são as principais dicas para o clareamento dental correto?

A dica mais importante de todas é procurar um profissional capacitado, pois somente ele pode indicar a técnica de clareamento mais adequada para seu caso. Durante o tratamento, é importante também que o paciente evite o consumo de alimentos muito pigmentados, pois durante o uso dos géis clareadores, os dentes ficam mais porosos e por isso, há riscos do aparecimento de manchas.

Então, alimentos e bebidas como café, açaí, refrigerantes, molhos picantes e produtos industrializados devem ser evitados durante o período de tratamento. O cigarro deve ser suspenso, caso contrário, os resultados não serão satisfatórios.

Indicamos também ao paciente evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos muito ácidos. A higiene bucal deve ser feita sempre após as refeições e o fio dental deve ser utilizado diariamente.

No período de tratamento, o ideal é que o paciente utilize pastas dentais sem cor e, caso use enxaguantes, eles devem ser brancos, pois os produtos coloridos atrapalham o resultado do clareamento.

Ademais, caso você sinta sensibilidade nos dentes durante o procedimento, o dentista deve ser comunicado para que ele tome as devidas providências.

Por que escolher a Odonto Company?

Porque temos uma equipe de profissionais altamente qualificados para cuidar de seu sorriso. Além disso, trabalhamos com as melhores marcas existentes no mercado e por isso, na hora de fazer seu tratamento, você vai receber um kit de clareamento dental eficiente, que proporcione bons resultados e deixe seu sorriso “novinho em folha”.

Gostou das informações e deseja fazer um clareamento dental para dar aquele up em sua aparência? Entre em contato com nossa equipe de profissionais e marque um horário. Teremos prazer em atendê-lo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário