Cárie inativa x ativa: saiba como acontece e como tratá-las!
A cárie é um dos problemas dentários mais comuns nos consultórios odontológicos, sendo provocada pelo acúmulo de bactérias na boca e pela falta de higienização. Os microrganismos são capazes de destruir o esmalte dos dentes e de causar dores intensas. Assim, é necessário ter atenção e cuidado, especialmente com a cárie inativa e ativa.
A cárie inativa consiste em uma lesão estagnada na estrutura dentária. Caso não seja feita a limpeza bucal corretamente, ela pode se tornar ativa. Consequentemente, você pode apresentar mau hálito. Ainda, pode ser necessária a realização de um canal para não perder o dente.
Continue a leitura e saiba as causas e como tratar a cárie ativa e a inativa!
O que é cárie inativa e como ela acontece?
A cárie inativa é uma lesão no dente. Contudo, ela não se encontra em desenvolvimento. As bactérias começam a danificar a estrutura do dente, mas, ao realizar uma boa higienização bucal ou a eliminação de placas bacterianas, elas não chegam a atingir regiões mais profundas.
É válido ressaltar que esse tipo de condição não provoca maiores problemas ao paciente, mas é necessário ter um cuidado redobrado para que a cárie não evolua e não sejam necessários outros tipos de tratamentos.
Quais as diferenças entre cárie ativa e inativa?
A cárie inativa acontece quando ela está paralisada, já na ativa, o processo de deterioração do dente continua. Saiba que, com o desenvolvimento da cárie, é possível que alguns males surjam, atrapalhando a saúde bucal, como sensibilidade, dor ao mastigar os alimentos, mau hálito, entre outros. Para evitar a progressão, é preciso realizar um tratamento eficiente com um profissional especializado.
Como identificar cada tipo de cárie?
O exame clínico é a forma mais eficiente de conseguir identificar o estágio da cárie. Quando o dente apresenta uma mancha branca, sem brilho e opaca, há sinais de que a lesão está ativa.
Caso seja detectada uma mancha branca, com brilho e lisa, a cárie é considerada inativa. Para confirmar o diagnóstico, é realizado um exame no qual se verifica a porosidade na área da lesão.
Como o tratamento pode ser feito?
Após confirmar o tipo de lesão, o profissional odontológico pode iniciar o tratamento mais adequado para suas necessidades. O tratamento da cárie inativa é mais tranquilo e menos invasivo, pois não afeta o esmalte dentário.
Normalmente, o dentista aplica uma resina branca para fortalecer o dente e evitar que a cárie se torne ativa. A higienização bucal é fundamental para que o problema não progrida e para que a saúde bucal não seja afetada.
Se a cárie estiver ativa e afetando o esmalte do dente, o especialista pode realizar uma restauração, com a utilização de brocas para retirar o tecido que foi prejudicado pelas bactérias.
Canal
É preciso destacar que, em estágios avançados, pode ser necessário realizar o canal. No primeiro momento, o endodontista analisa o paciente e verifica a necessidade do tratamento. Em seguida, é realizada a abertura da região pulpar, isto é, da abertura para a entrada de acesso aos canais do dente.
Depois da abertura e da identificação do problema, começa o processo na polpa infeccionada pelos microrganismos. Assim, os canais são higienizados com uma substância adequada. Por fim, é feito o fechamento da cavidade com um material biocompatível e a reconstrução do dente.
O canal é um procedimento muito eficiente, pois evita a perda de um dente e a necessidade de um implante. Quanto mais rápido você procurar um profissional, mais eficiente será o tratamento e mais facilmente os problemas serão evitados.
Como prevenir os tipos de cáries?
Como já foi mencionado, a cárie consiste em um importante problema bucal e, se não for tratada, pode ocasionar a perda do dente afetado. Confira a seguir como evitar seu surgimento!
Faça uma boa escovação
A má higienização dos dentes é a principal causa da cárie. Para manter os dentes bonitos, é fundamental realizar uma higienização correta e que consiga limpar os dentes de forma satisfatória. Caso não saiba como fazê-la, é recomendado buscar a ajuda de um profissional.
Utilize fio dental regularmente
No momento de fazer a higienização dos dentes, o fio dental é um recurso imprescindível. Ele alcança regiões mais difíceis e, assim, consegue eliminar qualquer resto de comida que fique entre os dentes e que possa ocasionar a proliferação de bactérias.
Visite o dentista
A visita ao dentista deve ser feita de 6 em 6 meses, pois evita o surgimento de problemas que podem afetar a estrutura dentária. A cárie, por exemplo, pode ser descoberta em sua fase inicial, e um procedimento simples pode solucionar o problema.
Utilize enxaguante bucal
O enxaguante consiste em um antisséptico. Quando utilizado antes de dormir, realiza uma limpeza profunda e elimina os microrganismos que ficam na boca mesmo após a escovação.
É necessário que ele seja utilizado como um complemento da higiene bucal, pois não se pode deixar a escovação e o fio dental de lado. Saiba que o enxaguante evita o surgimento de mau hálito e de placas bacterianas.
Faça a limpeza da língua
É fundamental fazer a limpeza da língua, pois ela tem contato direto com os alimentos. Não se esqueça de que os restos de alimentos podem ocasionar o surgimento de bactérias e o aparecimento de cáries. A higienização da língua pode ser feita por meio de um raspador apropriado, uma vez que ele consegue eliminar quaisquer resíduos.
Beba muita água
Você sabia que beber muita água previne o aparecimento de cáries? Isso porque ela apresenta uma elevada quantidade de flúor em sua composição e ajuda na eliminação de bactérias da cavidade oral. Além do mais, ajuda no processo de salivação.
Adote uma dieta equilibrada
A alimentação afeta diretamente a saúde bucal. Uma alimentação rica em açúcar, por exemplo, contribui para o aparecimento de cáries. Para prevenir o problema e manter os dentes saudáveis, é necessário adotar uma dieta balanceada e rica em nutrientes que fortalecem os dentes, como o cálcio.
Portanto, para que a cárie inativa não fique ativa, é primordial adotar os cuidados mencionados e visitar regularmente o dentista para avaliar a progressão do problema. Com boas ações, é possível manter um sorriso bonito e os dentes saudáveis.
Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para saber a importância de realizar um check up odontológico!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”