Agende sua avaliação

Aparelho dentário invisível: veja 3 tipos e como funcionam

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Atualmente, quem não quer ter um sorriso bonito e saudável para sair bem nas fotografias das redes sociais? A resposta parece óbvia, mas o que muita gente não imagina é como o aparelho dentário invisível ajuda a realizar movimentações na arcada, corrigindo desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição, além de alinhar o encaixe do maxilar com a mandíbula.

Pensando nisso, este conteúdo explica o que é, quais são as funções, como funciona e para quem é indicado o aparelho dentário invisível, relatando, ainda, como esse tratamento se diferencia de dispositivos ortodônticos tradicionais. Em seguida, abordaremos quais são os tipos e quais vantagens se associam ao aparelho invisível.

Continue a leitura e descubra mais informações relevantes sobre o tema!

O que é o aparelho dentário invisível?

Respondendo à questão, o aparelho dentário invisível, também conhecido como aparelho estético, é um dispositivo ortodôntico produzido para realizar as movimentações na arcada sem prejudicar a aparência facial. Quase imperceptível na boca, a estrutura é fabricada sob medida para o paciente, característica que torna o tratamento mais confortável e discreto.

Quais são as funções do aparelho dentário invisível?

Assim como outros tipos de dispositivos ortodônticos, o aparelho invisível é utilizado, sempre com a avaliação e a manutenção do cirurgião-dentista, para estimular a movimentação dos dentes. Desse modo, o tratamento exerce uma força sobre a arcada dentária, corrigindo a posição e o alinhamento dentais, além de otimizar a formação das estruturas bucais e faciais da pessoa.

O que diferencia o aparelho dentário invisível dos aparelhos tradicionais?

O aparelho invisível tende a ser mais confortável em comparação com o aparelho fixo tradicional. Isso ocorre porque os materiais são adaptados à arcada dentária do paciente, gerando maior conforto para quem precisa corrigir desvios na dentição e não quer sofrer perda estética durante o tratamento ortodôntico.

Como funciona o aparelho dentário invisível?

É verdade que o funcionamento do aparelho transparente depende do tipo de dispositivo oral utilizado pelo paciente — como você verá adiante, existem aparelhos ortodônticos com materiais transparentes, aparelhos linguais e alinhadores.

Mas, de maneira geral, a técnica exerce pressão constante sobre os dentes, conseguindo, com o passar do tempo e com a dedicação do paciente ao tratamento, deslocá-los para uma posição ideal.

Para quem é indicado o aparelho dentário invisível?

Os diferentes tipos de aparelhos dentários invisíveis são indicados para pacientes que querem corrigir os desvios na dentição de forma mais discreta. Em todo caso, o aparelho ortodôntico é recomendado pelos dentistas para corrigir desajustes nos dentes e prevenir problemas de oclusão (alinhamento das arcadas dentárias).

Quais são os diferentes tipos de aparelho dentário invisível?

Você sabia que existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico que realizam as movimentações dentárias sem impactar a estética facial do paciente? Conheça os modelos a seguir!

1. Aparelho ortodôntico

A lista começa pelo aparelho ortodôntico, tratamento que exerce uma pressão sobre a arcada dentária para realizar a movimentação dos dentes. O dispositivo é muito similar ao aparelho fixo tradicional, mas é fabricado com materiais translúcidos, gerando um menor impacto à estética facial do paciente.

2. Aparelho lingual

Diferentemente do aparelho ortodôntico fabricado com materiais translúcidos, o aparelho lingual é um dispositivo fixado atrás dos dentes. Isso explica porque a estrutura, que não é tão evidente para as outras pessoas, requer a fixação de peças permanentes na superfície posterior da dentição, agindo no alinhamento dental de maneira similar ao aparelho metálico tradicional.

3. Alinhadores transparentes

Por fim, os alinhadores transparentes são uma espécie de placa removível fabricada sob medida para o paciente, que deve colocar o material sobre os dentes. Atuando na movimentação dentária, as moldeiras têm, em média, 0,75 mm de espessura, aspecto que torna o tratamento bastante confortável.

Que vantagens estão associadas ao aparelho dentário invisível?

Neste momento, você já sabe quais são os diferentes tipos de aparelho dentário invisível disponíveis no mercado. Mas a dúvida que fica é sobre as vantagens associadas a esse tratamento ortodôntico, certo? Confira as principais!

Melhoria estética

O aparelho dentário invisível é posicionado na cavidade de modo discreto, no caso do tratamento lingual, ou é feito com material transparente, dificultando que a estrutura seja percebida na boca. O resultado é a valorização do sorriso e a preservação da estética facial do paciente.

Por outro lado, no caso específico do alinhador transparente, é possível remover o dispositivo da boca para tirar uma fotografia, reunir-se com os amigos ou se alimentar, por exemplo.

Facilidade de escovação

O aparelho ortodôntico transparente e o aparelho lingual não exigem, geralmente, o uso de uma escova específica para remover restos de alimento da estrutura e manter a saúde bucal em dia. No entanto, o paciente deve dar uma maior atenção a áreas próximas aos bráquetes e à gengiva, nas quais a placa bacteriana costuma se depositar.

Em relação aos alinhadores invisíveis, é fundamental manter as placas sempre limpos e, para facilitar o processo de escovação, o paciente pode lavá-las com água morna e escová-las com escova dental. Após secar o material, a pessoa deve colocar o aparelho novamente na boca.

Eficácia do tratamento

O aparelho dentário invisível, especialmente o modelo fabricado com peças translúcidas e o tratamento lingual, realizam a movimentação dos dentes a partir da remodelação óssea. A remodelação se inicia com um processo inflamatório entre o ligamento periodontal e o osso que sustenta a dentição, aplicando uma força responsável por corrigir desvios no sorriso.

Em relação aos alinhadores transparentes, as moldeiras confeccionadas com plástico têm uma espessura previamente programada. A eficácia do tratamento se deve à força precisa e direcionada aos dentes desalinhados, promovendo a movimentação e a harmonização do sorriso em menos tempo.

Neste conteúdo, você descobriu as características, as indicações de uso e as vantagens do aparelho dentário invisível, um dispositivo que acelera a movimentação dos dentes sem impactar o aspecto facial do paciente. Mas, para garantir o sucesso do tratamento, é fundamental contar com a ajuda de um ortodontista qualificado e experiente na técnica.

O que está esperando para voltar a sorrir sem medo? Entre em contato com a OdontoCompany e agende já uma avaliação odontológica com os melhores profissionais da sua região!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.