Agende sua avaliação
alimentos que escurecem os dentes

Conheça 6 alimentos que escurecem os dentes

Tempo de leitura 3 min

Ter um sorriso bonito e saudável é essencial para uma boa autoestima e qualidade de vida. Por isso, é importante consumir certos tipos de alimentos com moderação, para evitar os alimentos que escurecem os dentes. Bons hábitos alimentares aliados a uma boa higiene bucal são capazes de garantir um belo sorriso para a vida toda.

Neste post, vamos citar alguns dos alimentos considerados os piores inimigos de dentes brancos e brilhantes. Acompanhe!

1. Café

O café é a bebida favorita de grande parte das pessoas. Há quem não abra mão de algumas xícaras durante o dia. No entanto, o consumo excessivo pode deixar seus dentes amarelados ou escurecidos ao longo do tempo.

Claro que isso não significa que você deve abrir mão de seu cafezinho, mas procure não consumi-lo em excesso e, sempre que possível, acrescente leite para amenizar os efeitos negativos da bebida.

2. Refrigerante

O refrigerante também está na lista de alimentos que escurecem os dentes. Isso porque a bebida é muito ácida e rica em corantes. Por isso, causa a corrosão do esmalte e da dentina, deixando o sorriso escuro.

Os refrigerantes de limão e cola são os mais prejudiciais ao sorriso. Então, tente evitá-los.

3. Vinho tinto

O vinho também é uma bebida bastante apreciada, mas que se consumida em excesso pode deixar seus dentes escuros e manchados. Isso porque o vinho tem ácidos em sua composição que corroem o esmalte dos dentes.

Por isso, se você é apreciador de um bom vinho, dê preferência ao branco, pois ele é menos agressivo. Além disso, procure consumir o vinho com alimentos como nozes ou amêndoas, pois elas ajudam a produzir saliva e equilibrar o PH bucal.

4. Doces

Além de serem a principal causa das cáries e doenças bucais, os doces também estão na lista de alimentos que escurecem os dentes. Na lista posso incluir balas, sorvetes, chicletes, bolachas e diversos outros tipos de comidas ricas em açúcar.

O motivo para o problema é que as bactérias presentes na boca transformam os resíduos de açúcar em ácidos que destroem o esmalte dentário, causando o escurecimento e as manchas nos dentes.

5. Beterraba

A beterraba é um alimento bastante pigmentado. Por isso, seu consumo excessivo, aliado a uma higiene bucal deficiente, aumenta as chances de os dentes escurecerem.

6. Açaí

Quem não gosta de um creme de açaí bem gelado em dias quentes? Realmente é uma delícia! No entanto, o preparo do alimento leva ingredientes como xarope de guaraná, leite condensado, chocolate e frutas cítricas. Isso deixa uma tigela de açaí cheia de açúcar.

Além disso, o açaí tem uma cor muito forte, o que contribui, em conjunto com a quantidade de açúcar, para prejudicar a beleza de seu sorriso.

Esses são apenas alguns dos alimentos que escurecem os dentes e são bastante consumidos. Se você gosta de alguns ou de todos da lista, não precisa simplesmente parar de consumir, é só não exagerar, ok?

No mais, é importante manter uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente. Dessa forma, você mantém seus dentes brancos e livres de cáries.

Gostou do post e quer receber outras dicas interessantes para manter seu sorriso sempre belo e saudável? Assine nossa newsletter para receber conteúdos diretamente em seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

  1. Gostaria de saber como faço para acabar com a gengivite.

    1. Olá Carlos, como vai? A gengivite é uma inflamação nas gengivas, causada pelo acúmulo de resíduos alimentares. Alguns dos sintomas mais comuns são: vermelhidão e inchaço nos tecidos, sangramento na hora de escovar os dentes e mau hálito.
      Em muitos casos, uma boa escovação e o uso do fio dental já é suficiente para resolver o problema. No entanto, somente quando a gengivite está em estágio inicial. Quando a doença está em estágio mais avançado é necessário marcar uma consulta com o dentista. Quando a doença se agrava, é normal que o paciente tenha dificuldades em escovar os dentes, pois o sangramento é mais intenso e ele pode sentir dores.
      O tratamento consiste em uma limpeza profunda. O profissional vai usar instrumentos específicos para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados, que são os causadores da gengivite.
      Procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.