Ortodontia

Afinal, como é possível eliminar as manchas nos dentes?

outubro 9, 2018
Tempo de leitura 3 min

Quem não quer ficar com o sorriso das celebridades, não é mesmo? Você não é o único que tem tal desejo em mente, mas para gargalhar sem medo é preciso entender como eliminar as terríveis manchas nos dentes.

Neste post, descubra por que a alteração na coloração está ligada a fatores — como o hábito de fumar, o trauma dental e a exposição exagerada ao flúor — e saiba quais são os melhores tratamentos. Leia agora mesmo!

Quais fatores levam a manchas nos dentes?

Para conseguir a perfeição no sorriso é preciso tratar, muitas vezes, as manchas. A alteração na cor dental pode ser causada por fatores distintos:

  • falta de profilaxia e acúmulo de placa bacteriana;

  • uso de substâncias do cigarro e consumo de alimentos, como chá, café e refrigerante a base de cola;

  • restauração feita em amálgama, cuja pigmentação deixa o dente escuro com o tempo;

  • utilização extrapolada do antibiótico tetraciclina;

  • excessiva exposição ao flúor;

  • traumatismo dental.

Agora, você já sabe as principais causas de mancha nos dentes, mas como tratar o problema?

Que tratamentos deixam o sorriso branco de novo?

Antes de tudo, é bom explicar que o tratamento depende do tipo e da extensão das manchas, porque estas mudanças na cor do dente podem tanto ocorrer na parte de fora quanto dentro dele.

Como o tratamento ideal depende do que o paciente apresenta na clínica, o dentista apenas saberá como proceder após examinar seu caso. Aqui, abordaremos soluções que eliminam as manchas, desde o clareamento dental até as restaurações!

Limpeza profissional (profilaxia)

Você viu que a falta de cuidado com a boca está ligada ao acúmulo de bactérias na região. A primeira medida que o especialista pode tomar para reduzir o escurecimento do dente é fazer uma limpeza localizada, raspando os resíduos que destroem o esmalte e levam a problemas, como a periodontite e as cáries.

Clareamento dental

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em clareamento dental, devido à grande procura do tratamento hoje em dia. Pois bem, o método consiste em usar uma substância (a aplicação pode ser caseira ou em consultório) para chegar a uma melhor coloração dental.

Restaurações de resina

Agora, se a mancha se deve a um trauma dental ou a uma obturação, pode-se apostar na restauração de resina, a qual funciona como uma maquiagem para a área afetada, apresentando um resultado bastante próximo ao original, por uma média de 5 anos.

Lentes de contato

Lentes de contato estão na moda. Aqui, a maior diferença em relação à restauração está no material: a cerâmica moldada em lâminas finíssimas corrige não apenas a cor, mas também a forma e o espaço entre os dentes.

Para você ganhar segurança ao sorrir, as lentes apresentam uma durabilidade maior e requerem menos manutenção. Contudo, ressaltamos que uma boa higiene bucal se faz no dia a dia e com visita regular ao dentista. Assim, você evita problemas na coloração dental e mantém os dentes saudáveis.

Em suma, compreendemos quais são os principais fatores que deixam os dentes escurecidos. Ao mesmo tempo, ficamos por dentro dos métodos que a odontologia oferece para quem quer voltar a sorrir com clareamento dental, limpeza, lentes de contato ou restauração.

Viu como existem tratamentos ao seu alcance para acabar com as manchas nos dentes? Então, leia mais este artigo sobre as 5 principais formas de clareamento dental.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário