Agende sua avaliação

Dente remontado: quais as causas e os tratamentos para esse problema?

Tempo de leitura 6 min

Os dentes remontados são um dos problemas bucais mais recorrentes nos consultórios odontológicos. A presença de dentes tortos e encavalados pode ser percebida na infância. Caso o indivíduo não inicie o tratamento adequado, o sorriso, a autoestima e o bem-estar podem ser afetados.

Nesse sentido, é fundamental buscar por um profissional para iniciar o tratamento e solucionar a questão. Os dentes desalinhados são capazes de afetar diversas atividades essenciais para o dia a dia, como a respiração, a mastigação e a fala. Continue a leitura e saiba quais as causas e os tratamentos para o dente remontado!

Quais as causas dos dentes remontados?

Diversas situações podem favorecer o surgimento de dentes remontados, e é válido conhecer as principais causas desse problema ortodôntico. Confira a seguir quais são elas!

Traumas

Situações traumáticas podem provocar dentes remontados, por exemplo, lesões, pancadas e quedas. A lesão e o processo de cicatrização podem ocasionar diversas mudanças na anatomia da boca e, desse modo, afetar toda a dentição.

Causas hereditárias

A hereditariedade é uma das causas dos dentes remontados, pois as informações genéticas podem determinar diversos fatores do corpo, como o tamanho dos dentes e da arcada dentária.

Dessa forma, se os seus pais tiverem dentes encavalados ou tortos, você pode apresentar o problema. No entanto, com o tratamento correto, essa situação pode ser resolvida.

Maus hábitos

Mesmo que você apresente espaço suficiente para os dentes, a disposição deles pode ser afetada por alguns hábitos. Na infância, por exemplo, a dentição está em processo de formação, e algumas situações podem interferir no posicionamento dos dentes.

Desse modo, é necessário ficar atento às causas que podem ocasionar dentes remontados, como utilizar excessivamente a chupeta, roer as unhas ou objetivos duros, pressionar a língua nos dentes, entre outras ações capazes de gerar problemas bucais. Saiba que essas situações, além de afetar a estética do sorriso, podem prejudicar a sua qualidade de vida.

 Quais as consequências de não tratar?

Ao não procurar por um tratamento eficiente, outros problemas podem surgir. Desse modo, independentemente da complexidade do seu caso, é primordial buscar por um especialista para resolver a situação. Veja a seguir as principais consequências do não tratamento!

Mastigação inadequada

Para que a mastigação aconteça de forma correta, os dentes precisam estar em seus devidos lugares. Afinal, os dentes da arcada superior fazem dupla com os da arcada inferior e, assim, os alimentos são cortados.

Caso existam dentes remontados, o processo mastigatório não acontece de forma eficiente, pois os dentes não se encaixam. Assim, os alimentos não chegam bem mastigados ao sistema digestivo e o organismo não consegue absorver os nutrientes necessários. Além do mais, outras situações podem acontecer, como a indigestão.

A mastigação é fundamental para o corpo humano. Logo, a falta de um tratamento correto pode prejudicar o seu organismo. Os alimentos precisam ser triturados de forma adequada, para evitar que outros problemas apareçam e sejam necessários cuidados mais específicos.

Estética comprometida

Ao não procurar tratamento para os dentes remontados, a estética dos dentes fica prejudicada. O sorriso fica comprometido, e você pode ter problemas com a autoestima. A maioria das pessoas que apresentam dentes tortos e encavalados sentem vergonha de sorrir.

Dessa forma, para evitar insatisfação, é preciso buscar por uma clínica odontológica que apresente bons profissionais para iniciar os cuidados e, assim, garantir uma boa aparência dos dentes.

Disfunções na ATM

As articulações temporomandibulares (ATMs) são primordiais para os indivíduos conseguirem movimentar a mandíbula corretamente. Essas articulações contribuem para o processo da fala, o momento de mastigar e de bocejar e outros movimentos importantes.

Com os dentes desalinhados, as articulações podem ficar prejudicadas e sofrer danos. Se o indivíduo não buscar tratamento, podem surgir as disfunções temporomandibulares.

Quais os tratamentos mais indicados para quem apresenta dentes remontados?

Há diversos tratamentos capazes de solucionar o problema do dente remontado. Para iniciar o processo, é preciso procurar uma clínica odontológica que conte com profissionais capacitados e preparados para as suas necessidades. Confira a seguir o que pode ser feito!

Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico pode ser utilizado para resolver problemas de dentes tortos e encavalados. Existem aparelhos fixos e móveis, e o especialista indica o modelo conforme as suas necessidades.

Ao utilizá-lo de forma correta e conforme as exigências do dentista, o resultado é muito satisfatório. Saiba que pode ser inserido o aparelho tradicional, estético, autoligado, invisível, entre outros. É necessário destacar que você pode conversar com o profissional sobre o modelo de aparelho que deseja colocar.

Expansores palatais

A falta de espaço na boca é um dos fatores que provoca dentes remontados. Desse modo, para resolver o problema, é indicado o uso de um expansor palatal. A função desse aparelho é expandir o céu da boca, a fim de que exista mais espaço para os dentes se encaixarem na posição correta.

É indicado iniciar o tratamento ainda na infância, pois os tecidos estão se devolvendo, o que contribui para os resultados. Por essa razão, a visita regular ao dentista é essencial. Assim, ele pode identificar o problema logo no começo.

Extração do dente

Em alguns casos, pode ser recomendada a extração de algum dente. Para isso, é realizado um diagnóstico aprofundado da boca do paciente. A extração é feita, especialmente, quando existe alguma adversidade para o siso nascer. Ela só é realizada se existem dentes em excesso ou quando o espaço é insuficiente.

Faceta de porcelana

A faceta de porcelana também pode ser aplicada para solucionar o problema dos dentes remontados. Entretanto, ela é indicada para problemas menos acentuados. As facetas são capazes de corrigir algumas anomalias e de remodelar os dentes.

Como vimos, o dente remontado é um problema bucal que pode afetar sua qualidade de vida. Para que isso não aconteça, é essencial realizar o tratamento adequado, com um profissional capacitado e preparado. Ao realizar o procedimento correto, os dentes ficam na posição certa e você consegue mastigar e falar sem adversidades. Além do mais, com os dentes bonitos, a autoestima fica mais elevada. 

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para deixar um comentário com a sua opinião!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.