Agende sua avaliação
dente siso

Dente siso deitado: o que fazer e quando extrair?

Tempo de leitura 5 min

Os terceiros molares são os últimos dentes a se formarem na boca, havendo dois na arcada superior e dois na arcada inferior. No entanto, alguns pacientes sofrem com o dente siso deitado, como essa dentição é popularmente conhecida, e precisam de uma intervenção cirúrgica para evitar graves problemas orais.

Este post foi criado para mostrar por que o dente siso pode nascer deitado e qual é a importância de tratar o caso clinicamente. Além disso, o conteúdo informará quais problemas são associados ao dente siso deitado e indicará o que fazer quando essa disfunção ocorrer.

Por fim, o material vai expor como é a operação e o pós-operatório da extração de terceiro molar, cirurgia realizada por um profissional qualificado e experiente. Boa leitura!

Afinal, o que é dente siso?

Trata-se do nome popular dados aos terceiros molares, que são os quatro últimos dentes a nascer na arcada com a função de tornar a mastigação mais eficiente.

Mas nem sempre essa dentição se desenvolve corretamente na boca dos pacientes adultos, podendo levar a problemas orofaciais diversos.

Por que o dente siso pode nascer deitado?

Muitos pacientes chegam à clínica odontológica com esta mesma questão: por que o dente siso nasce deitado? Na verdade, o fenômeno ocorre quando a dentição está inclusa ou semi-inclusa, ou seja, quando ela não se desenvolve completamente, situando-se embaixo da gengiva.

O motivo, na maior parte dos casos, é falta de espaço para o posicionamento dental na arcada.

Por que é importante tratar o dente siso deitado?

O sorriso harmônico é aquele que exerce as funções mastigação, respiração, comunicação etc. e contribui para a estética da boca.

Mas isso não acontece com o dente siso deitado, que permanece sob a linha da gengiva e pode afetar o desenvolvimento de outros dentes, além de aumentar a chance de infecções bucais.

Portanto, quem é diagnosticado com o problema deve tratá-lo clinicamente com o cirurgião-dentista.

Quais são os problemas associados ao dente siso deitado?

Até aqui, você viu porque alguns pacientes têm o dente siso deitado. Mas a dúvida que fica é sobre os problemas que essa anomalia acarreta, certo?

A seguir, confira os principais:

Cáries

Quem sofre com dente siso deitado costuma ter mais chance de desenvolver cáries, uma condição atrelada à multiplicação de bactérias na boca.

Os micro-organismos, que se alimentam de restos de comida na estrutura dentária, produzem um ácido que destrói a dentição e pode, inclusive, afetar o funcionamento do coração.

Pericoronarite

A pericoronarite é outra condição muito associada à presença de dente siso deitado. Sabe por quê? O aparecimento de terceiros molares mal posicionados acarreta lesão aguda do periodonto, um tecido que oferece sustentação para os elementos dentários.

agendamento

Dessa forma, a disfunção produz um desgaste do capuz pericoronal, podendo ser diagnosticada em qualquer dentição e em pacientes de todas as idades, já que compromete a erupção de dentes de leite (decíduos) e permanentes.

Apinhamento dentário

O apinhamento dentário, comum em pacientes com mais de 6 anos, época em que os dentes decíduos começam a cair e quando surgem os primeiros dentes definitivos, é outra condição relacionada ao dente siso deitado.

Assim como a origem do dente siso deitado, o mau posicionamento dentário se deve, principalmente, à falta de espaço na arcada, deixando a dentição desalinhada.

O que fazer quando o dente siso estiver deitado?

O primeiro passo é ir até o consultório do dentista para saber se o dente siso está se desenvolvendo corretamente ou se a dentição se encontra abaixo da linha da gengiva.

Caso os terceiros molares estejam incisos ou semi-incisos, o profissional deve avaliar o quadro e indicar, se necessário, uma intervenção cirúrgica para a devida extração dentária.

Quando o dente siso deve ser extraído?

É verdade que o cirurgião-dentista é o único profissional qualificado para examinar a condição bucal e avaliar se o dente siso precisa ser extraído.

No entanto, os terceiros molares costumam ser retirados por meio de intervenção cirúrgica quando não há espaço suficiente na boca para acomodá-los.

A cirurgia, nesse caso, é indicada para evitar alterações na mordida e desalinhamento de outros dentes.

Como é realizada a extração de dente siso?

A extração do dente siso faz parte da rotina das clínicas odontológicas e se inicia, geralmente, com o processo de anestesia local no paciente. Após a aplicação da substância, que torna a intervenção indolor, o procedimento dura, em média, 30 minutos, a depender da complexidade do quadro e do posicionamento do elemento na arcada dentária.

Como é o pós-operatório para extração do dente siso?

O pós-operatório da extração de dente siso requer alguns cuidados específicos do paciente, que pode relatar inchaço e desconforto na área por alguns dias. Para evitar o incômodo na face e na arcada dentária, é recomendado o uso de compressas de gelo, além da ingestão de alimentos pastosos e da limpeza bucal apenas com água salgada.

Após o período de recuperação, o paciente deve fazer a limpeza dos dentes normalmente — escovação diária com uso de fio dental —, voltando ao consultório do dentista com frequência para avaliar a saúde bucal.

Por que contar com um profissional experiente na extração do dente siso?

O dente siso deitado é um problema que afeta muitos pacientes e deve ser observado por um cirurgião-dentista experiente.

Por isso, não deixe de visitar o consultório odontológico para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes na arcada. Caso sinta algum desconforto na região, não pense duas vezes: procure o auxílio de um cirurgião-dentista para examinar e, se necessário, realizar o tratamento.

Agora você entendeu que não é normal ficar com o dente siso deitado, uma condição que deve ser analisada pelo cirurgião-dentista. Assim, caso haja indicação clínica, o paciente com essa disfunção ortodôntica deve realizar a extração do terceiro molar, evitando outros problemas na boca.

Quer cuidar da sua saúde bucal? Entre em contato com a Odonto Company e agende uma avaliação odontológica com os profissionais mais qualificados da sua região!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.