Agende sua avaliação

6 mitos sobre faceta dentária que você precisa parar de acreditar

Tempo de leitura 3 min

A faceta dentária é uma opção para aperfeiçoar diversas características dos dentes, como tamanho e cor. O profissional pode confeccioná-la em resina ou em porcelana, e sua forma muda de acordo com o os dentes de cada paciente. Desse modo, ela pode ser utilizada para deixar o sorriso mais alinhado, uniforme e claro.

As facetas proporcionam um excelente resultado, uma vez que são colocadas de forma prática e rápida. Por isso, quando se trata de estética, uma das principais vantagens é a aparência natural que esse tratamento oferece.

Entretanto, diversas pessoas apresentam receio em realizá-lo por causa dos de alguns mitos que são espalhados a respeito dele. Neste post, vamos dizer quais são os principais. Então, continue a leitura!

1. Faceta dentária gera muita dor

Um dos maiores mitos a respeito da colocação de facetas está relacionado à dor. Isso porque, ao contrário do que muitos dizem, o procedimento é totalmente indolor, uma vez que não é invasivo. Logo, o paciente não sente nenhum desconforto durante o tratamento, e tudo é realizado para manter a sua saúde bucal.

2. É um tratamento caro

Diversas pacientes pensam que esse procedimento estético apresenta um alto valor e, por essa razão, não buscam um dentista para avaliar as suas necessidades. No entanto, o custo é variável, uma vez que depende das quantidades de facetas que deverão ser utilizadas e o tipo de material.

Se desejar colocá-las, é recomendado procurar por um consultório odontológico para fazer o orçamento. Mas lembre-se de que para ter um eficiente resultado, é essencial buscar por um profissional capacitado.

3. Muda de cor com o passar do tempo

As facetas feitas de porcelana não mudam de cor com o decorrer do tempo, já que o seu material não é capaz de absorver alguns pigmentos presentes em determinados alimentos, como açaí, refrigerante e café. Desse modo, as facetas continuarão com a mesma tonalidade durante muito tempo.

4. É necessário desgastar os dentes em todos os casos

Como já foi mencionado, existem diferentes tipos de materiais de facetas. As de resina compostas são realizadas diretamente sobre a estrutura do dente. Elas apresentam um custo menor e um dos seus maiores benefícios é o fato de não ser preciso desgaste, na maior parte dos casos.

5. Dura para sempre

As facetas não são procedimentos que duram para sempre, uma vez que a durabilidade dependerá do cuidado do paciente durante as suas refeições e dos hábitos de higiene bucal. Com alguns cuidados, elas podem durar até 10 anos.

6. Facetas e lentes são a mesma coisa

Diversas vezes, as facetas são confundidas com as lentes de contato devido à semelhança de resultado. Entretanto, existem algumas distinções entre elas, como a espessura e indicação de cada uma.

Viu só como existem diversos mitos a respeito da faceta dentária? Por esse motivo, é importante esclarecer suas dúvidas sobre o procedimento e, ao realizá-lo, manter cuidados durante o dia a dia, com a alimentação e higienização. Além disso, é fundamental visitar regularmente o dentista para que ele garanta uma boa saúde bucal, evitando o surgimento de cáries, gengivite e tártaro.

Gostou do nosso post? Então, continue a leitura e siga as nossas redes sociais para saber mais a respeito de outros assuntos importantes. Estamos no Facebook e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. O serviço de limpeza deveria ser realizado sem a necessidade de marcar consulta exclusiva para procedimientos simples para os clientes que pagam o plano odontológico, aproveitando o dia de consulta do cliente e privando de ter que esperar por 2 atendimentos. Já que nunca atendem na hora marcada.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.